Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'Jornada da Vida' - Conhece a Ti Mesmo

Sinopse: Seydou, um famoso ator francês de origem senegalesa, faz uma viagem à África para promover um livro.  Yao, um garotinho que fez uma longa viagem sozinho só para vê-lo. Comovido com a história do menino, Seydou decide acompanhá-lo de volta à sua casa.

Graças ao sucesso de púlbico e de crítica pelo filme francês "Intocavéis" (2011) o ator Omar Sy teve a sua consagração definitiva como interprete e sendo reconhecido mundialmente. Infelizmente o mesmo não pode se dizer quando o mesmo tentou a carreira no cinema americano, mas sendo relegado aos blockbusters e como mero ator coadjuvante. Fora do território dos gringos, Omar Sy prova novamente o seu talento, pois "Jornada da Vida" é um filme sobre autodescoberta e que, talvez, fale um pouco sobre ele mesmo como um todo.
Dirigido por Philippe Godeau, do filme "A Odisséia" (2018), o filme conta a história de Seydou, um famoso ator francês de origem senegalesa e que faz uma viagem pela África para promover seu mais novo livro. Ao mesmo tempo, Yao (Lionel Louis Basse), um garoto de uma cidade humilde, decide viajar para encontrá-lo e para sim obter um autografo do ator para ele e para o seu amigo de escola. Impressionado pela coragem do jovem, Seydou decide leva-lo de volta para casa, mas durante o percurso, ele acaba descobrindo um pouco sobre ele mesmo.
No melhor estilo road movie, o filme nos conquista rapidamente, já que nos primeiros minutos somos apresentados aos dois personagens, mas de forma separada e fazendo a gente conhecer em primeiro lugar as suas realidades intimas. A partir do momento em que ambos se encontram é ai que o filme nos convida para uma viagem de autodescoberta e que fará ambos os protagonistas refletirem sobre suas próprias vidas. Curiosamente, em alguns casos, Yao se torna o adulto da trama, enquanto Seydou precisa aos poucos aprender sobre  aquela realidade que ele desconhece, mesmo estando ligado a ela através de suas  raizes.
Curiosamente, as questões políticas e religiosas são abordados de uma forma delicada, mas se destacando nas entrelinhas. Seydou é pertencente a um continente que foi saqueado no passado, mas cuja essa terra ainda mantem a sua cultura, crenças e suas histórias intactas. Portanto, não me surpreenderia se a produção também fosse uma forma do próprio interprete Omar Sy revisitar as suas raizes e fazendo a gente se perguntar até que ponto da história é ficção ou verdade.
Independente disso, a química do veterano e do jovem ator é o verdadeiro coração do filme como um todo. Na medida em que ambos vão se conhecendo, queremos mais que a jornada nunca termine, pois os cenários por onde eles passam tornam a sessão um colírio para os nosso olhos e sendo muito bem vindo. Além dos cenários por onde eles passam, é preciso destacar os personagens mais ou menos curiosos com os quais eles cruzam, como no caso da cantora Glória (Fatoumata Diawara), ou da mistériosa senhora Tanam (Germaine Acogny), sendo que essa última guiará Seydou para o seu destino final.
Com uma bela homenagem a música "Is This Love", do mestre Bob Marley, "Jornada da Vida" é um belissimo road movie e do qual nos conquista facilmente. 


Nota: Filme exibido para os associados neste último Domingo (25/08/19), na sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana.    


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 



Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: