Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2018

Cine Dica: ACADEMIA DAS MUSAS Sessão especial "Wanda" + Lançamento da 2ª edição da revista 31/jul



102 min | EUA
+
Lançamento da 2ª edição da Revista Digital do Cineclube Academia das Musas
No dia 31/07 (ter), a partir das 19h, acontece na Sala Redenção a sessão especial de lançamento da 2ª edição da Revista Digital do Cineclube Academia das Musas, seguido da exibição do filme "Wanda" (1970) da atriz e diretora Barbara Loden. O evento tem entrada franca!


SOBRE A REVISTA:
Consolidando a trajetória iniciada em janeiro de 2016, o Cineclube Academia das Musas lança sua segunda publicação para celebrar e registrar sua atuação como espaço dedicado a assistir e debater filmes dirigidos por mulheres. A revista é composta por artigos escritos pelos integrantes do grupo sobre filmes pesquisados ao longo de 2017. Nesta 2ª Edição, filmes de Jane Arden, Jessica Nilsson, Elaine May, Márta Mészáros, Margot Benacerraf, Ulrike Ottinger, Barbara Loden, Larissa Figueiredo, Kira Muratova e Yuliya Solntseva são discutidos nos textos que compõem a revista.

SOBRE O FILME:
"Wanda" é a história de Wanda Goronski (Barbara Loden), uma pobre moradora de uma cidade de carvão da Pensilvânia que se retira de sua vida familiar e aceita o divórcio de seu marido. Sem trabalho, abandonada na beira da estrada, ela conhece um homem com quem vai viver um relacionamento conturbado. Estruturado como um filme noir de amantes criminosos, filmado com imagens de estilo documentário, “Wanda” é uma aventura existencial em que acompanhamos esta mulher na busca por um sentido de estar no mundo. 


SOBRE A DIRETORA:
Barbara Loden dirigiu apenas um longa-metragem, "Wanda" (1970), no qual ela também interpreta a personagem principal. Antes de dirigir seu primeiro filme, Loden já era uma atriz consagrada, protagonizando diversos filmes, entre eles "Rio Violento" (1960), e “Clamor do Sexo” (1961), ambos dirigidos por Elia Kazan, com quem se casou em 1968. Mas o lugar de Loden na história do cinema é marcado por “Wanda”, um dos melhores filmes independentes americanos de todos os tempos. Ainda assim, após o filme, a diretora encontrou muita dificuldade em conseguir financiamento para seus filmes e realizou apenas mais dois curtas-metragens antes de sua morte, em 1980, "The Boy Who Liked Deer" e "The Frontier Experience". Loden morreu com apenas 48 anos de idade.

SOBRE O CINECLUBE:
O Cineclube Academia das Musas reúne­-se desde janeiro de 2016 com o objetivo de pesquisar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres. Até hoje foram cerca de 60 filmes estudados, de todas as épocas e lugares do mundo.
Para saber mais, acesse o site do cineclube: https://cineclubeacademiadasmusas.wordpress.com

SERVIÇO:

“WANDA"
(Barbara Loden, 1970 | 102min | EUA)
Data: 31 de julho de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110)
Realização: Cineclube Academia das Musas
Entrada franca!

Nenhum comentário: