Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Cine Dica: MOSTRA APRESENTA SESSÕES COMENTADAS DE FILMES CLÁSSICOS DE CARLOS REICHENBACH NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS



 Avanti Popolo



A partir de 1º de dezembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma homenagem ao grande cineasta brasileiro Carlos Reichenbach. Com entrada franca, a programação apresenta uma mostra de filmes emblemáticos da trajetória do diretor e uma série de debates sobre sua obra.
A programação faz parte do projeto Cinemateca Capitólio – Digitalização e Programação Especial 2017, patrocinado pela Petrobras e financiado através do Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.
A mostra começa na sexta-feira, 1º de dezembro, às 20h, com uma edição especial do Projeto Raros apresentando o cultuado Snuff, Vítimas do Prazer (1977, 109 minutos) dirigido por Cláudio Cunha, co-roteirizado e fotografado por Reichenbach. A sessão será comentada pelos críticos e pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e Cristian Verardi.
O crítico Inácio Araújo, co-roteirista de Carlos Reichenbach em realizações dos anos 1980, e montador de Lilian M: Relatório Confidencial (1975, 120 minutos), também incluído na mostra, vem a Porto Alegre comentar a sessão de Filme Demência (1986, 92 minutos) no sábado, 2 de dezembro, às 20h.
Na terça-feira, 5 de dezembro, às 20h, o montador e coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos Milton do Prado, pesquisador da obra de Reichenbach, comenta a sessão de Alma Corsária (1993, 112 minutos).
Completa a programação da mostra o longa-metragem político Avanti Popolo (2012, 72 minutos), de Michael Wahrmann, protagonizado por Carlos Reichenbach. 

FILMES
LILIAN M: RELATÓRIO CONFIDENCIAL
Brasil, 1976, 120 minutos
Direção: Carlos Reichenbach
Exibição digital
Maria abandona o marido lavrador e os dois filhos pequenos seduzida por um caixeiro-viajante (Walter Marins), sofre um trágico acidente de carro e segue sozinha para tentar a vida em São Paulo.

SNUFF - VÍTIMAS DO PRAZER (PROJETO RAROS ESPECIAL)
Brasil, 1977, 109 minutos
Direção: Cláudio Cunha
Exibição digital
Michael Tracey e Bob Channung, inescrupulosos produtores de filmes pornográficos, estão no Brasil para realizar uma obra “snuff’, gênero que alcançou enorme sucesso nos circuitos pornôs de Nova York. Nesses filmes, os atores são assassinados e violentados em cena, sem nenhum truque. Os produtores contratam dois técnicos brasileiros que estão às portas da falência, organizam a produção e arregimentam o elenco: Taty Ibanez, atriz em decadência, antiga rainha dos filmes de cangaço; Glória Verdi, figurante de teatro; Maria Rosa, candidata a Miss São Paulo; Lia de Souza, stripper da Boca do Lixo de São Paulo; o ator Sérgio Bandeira, retirado de um sanatório. Aos poucos, a máquina da fatalidade começa a rodar e as mortes reais vão acontecendo de forma surpreendente e inesperada, causando pânico na equipe de produção.

FILME DEMÊNCIA
Brasil, 1986, 96 minutos
Direção: Carlos Reichenbach
Exibição digital
Um pequeno industrial de cigarros, falido economicamente e em crise doméstica, sai de casa e passa a refugiar-se em visões e alucinações. Como na lenda de Fausto, terá de encontrar seu correspondente Mefisto, que durante a história lhe aparecerá de várias formas e personalidades, ora como traficante noturno, ora como uma cândida velhinha.

ALMA CORSÁRIA
Brasil, 1994, 112 minutos
Direção: Carlos Reichenbach
Exibição digital
Rivaldo Torres e Teodoro Xavier, amigos de infância, lançam o livro "Sentimento Ocidental". Os poetas convidam pessoas dos mais variados estilos para o evento. Enquanto a festa avança, Torres e Xavier relembram momentos diversos do passado.

AVANTI POPOLO
Brasil, 2012, 72 minutos
Direção: Michael Wahrmann
Exibição em DCP
Imagens captadas pelo irmão nos anos 70 são usadas por André na tentativa de reavivar a memória do pai, que há 30 anos espera seu filho desaparecido.


GRADE DE HORÁRIOS
30 de novembro a 6 de dezembro de 2017

30 de novembro (quinta-feira)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Sessão de dez anos de Ainda Orangotangos

1º de dezembro (sexta-feira)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Projeto Raros Especial (Snuff – Vítimas do Prazer, de Cláudio Cunha)

2 de dezembro (sábado)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Filme Demência + debate com Inácio Araújo

3 de dezembro (domingo)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Lílian M – Relatório Confidencial

5 de dezembro (terça-feira)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Alma Corsária + debate com Milton do Prado

6 de dezembro (quarta-feira)
17h15 – Cidade dos Sonhos
20h – Avanti Popolo

Nenhum comentário: