Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cine Dica: Ainda Orangotangos comemora 10 anos de lançamento



Longa feito em um único plano-sequência ganha sessão comemorativa de seus 10 anos, dia 30/11, 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras e terá lançamento de DVD comemorativo.


Longa de estréia do diretor gaúcho Gustavo Spolidoro, Ainda Orangotangos é uma adaptação de seis contos do livro homônimo do escritor gaúcho Paulo ScottRoteirizado por Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro e produzido pela Clube Silêncio, o filme mostra, num único plano-sequência de 81 minutos, 14 horas de um dia quente de verão, quando quinze personagens transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre.

Melhor filme no 13o Festival Internacional de Milão, Melhor Filme de Estreia e Ator (Roberto Oliveira) no 12o Festival Internacional de Lima/PER, Prêmio Destaque do Júri Livre no Festival de Tiradentes, o filme iniciou sua trajetória internacional no prestigiado festival de Rotterdam/HOL e circulou por mais de 25 festivais internacionais, como BAFICI/ARG, AFI/EUA, Munique/ALE e Toulouse/FRA.

Nestes 10 anos, Ainda Orangotangos nunca deixou de ser exibido, debatido e mesmo criticado. É conteúdo de diversos trabalhos acadêmicos e utilizado em aulas de cursos como Letras e Cinema em diferentes universidades brasileiras.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A SESSÃO E O DVD

* A sessão comemorativa acontecerá dia 30/11, às 20h, na Cinemateca Capitólio, seguida de debate

* Entrada Franca

* O DVD comemorativo tem edição limitada e estará à venda por 20,00 (valor somente para o dia do evento)

* Além do filme, o DVD contém extras como:

# o Making Of Oficial, dirigido por Eduardo Wannmacher;

# um inédito making of em plano-sequência feito pelo diretor Gustavo Spolidoro e que acompanha todo o filme sendo feito;

# comentários da equipe e elenco

# músicas;

# trailers;

#legendas em inglês e espanhol.



A sessão comemorativa é promovida pela Rainer Cine, formada pelos cineastas Fabiano de Souza e Milton do Prado, que junto a Gustavo Spolidoro e Gilson Vargas, formavam a Clube Silêncio, produtora de Ainda Orangotangos.

 COMO FOI FAZER AINDA ORANGOTANGOS

O formato do filme exigiu um trabalho detalhado da equipe de produção. Durante as filmagens, o longa mobilizou cerca de 180 pessoas espalhadas por um perímetro de 15 km na região central de Porto Alegre, a fim de garantir que ele pudesse ser realizado em seus mais de 80 minutos, sem problemas. No total foram gravadas seis tomadas, uma por dia, e a escolhida foi a segunda, rodada no dia 08/12/2006. Como a história se passa durante 14 horas, as gravações ocorreram sempre no final da tarde, de modo a simular a passagem do amanhecer até o anoitecer. Antes das filmagens, foram dois meses de ensaios e quatro de pré-produção. Pontos com muita movimentação de pedestres na capital gaúcha, como o Trensurb, o Mercado Público e o Parque da Redenção, foram alguns dos escolhidos como cenário da trama. As imagens foram todas captadas em uma câmera Panasonic HVX 200, que naquele momento era a mais “leve” e adequada para as exigências do filme, principalmente por permitir a captação em um HD externo. Após o processo o filme passou por um Transfer para 35mm, visto que a maioria dos cinemas ainda exibia em película em 2007.

Mesmo sabendo se tratar de um tema polêmico e evitado por muitos cineastas, Spolidoro fez questão de retratar no filme a sua paixão pelo Internacional. Além do Hino do time, o coloradismo aparece em alguns diálogos e figurinos dos atores. Como dado curioso, cabe dizer que, apesar de o filme ter sido rodado uma semana antes de o Inter conquistar o título de Campeão Mundial, em 17/12/2006, a história se passa nos dias seguintes à vitória: no filme, vários personagens fazem referência ao título “há pouco” conquistado. “O futebol está diariamente na pauta de qualquer cidadão. Me estranha ele ser tão pouco presente no cinema, principalmente o brasileiro. Que me desculpem os gremistas, mas este filme tem alma colorada”, comentava o diretor à época. Spolidoro também dirigiu o documentário sobre a conquista do título mundial (ver abaixo).

A trilha sonora conta com algumas das músicas que marcaram época no rock gaúcho. É possível conferir clássicos como “Amigo Punk”, em versão tango-gaudério, executada por Arthur de Faria & Seu Conjunto com o sócio da Clube Silêncio, Gilson Vargas, nos vocais e “Morte por Tesão”, dos Cascavelletes, remodelada pelos psychobillies da Damn Laser Vampires. No total, 16 músicas compõem a trilha, incluindo a abertura do seriado Ultraseven e o Hino do Sport Club Internacional assobiado pelo ator Nilsson Asp. Na trilha também estão bandas que faziam parte da nova safra gaúcha há 10 anos e que se destacaram bastante no período, como Superguidis, Pata de Elefante, Yanto Laitano, A Red So Deep e Justine.
 O trailer do longa-metragem já está disponível no Youtube, em


Ainda Orangotangos é uma produção da Clube Silêncio com financiamento do MINC, através do Prêmio Para Longas de Baixo Orçamento/2005, do edital de Difusão da PETROBRAS.

 Sobre o diretor

Gustavo Spolidoro é Mestre e Professor de Cinema da PUC/RS. Além de Ainda Orangotangos (2007), dirigiu os longas Errante (2015), Morro do Céu (2009) e Gigante– Como o Inter Conquistou o Mundo (2007) e do episódio “Nascente”, do longa 5 X Chico – O Velho e Sua Gente (2015). ​Seus filmes estiveram em festivais como Berlim, Sundance e Roterdã e recebe​ram​ mais de 70 prêmios​, incluindo duas vezes o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (“Outros”, em 2001 e “De Volta ao Quarto 666”, em 2010). ​Em 2017 lançou a série​ infantil​ Ernesto – O Exterminador de Seres Monstruosos, produção da 3 Tabela/RJ e para 2018​ ​finaliza as séries​ infanto-juvenis A Velha História do Meu Amigo Novo e Formigas. É​ curador do Cine Esquema Novo.

Sobre a produtora Clube Silêncio

A Clube Silêncio foi fundada em 2004 pelos cineastas Fabiano de Souza, Gilson Vargas, Gustavo Spolidoro e Milton do Prado e encerrou suas atividades em 2010. Neste período a produtora realizou vários curtas: MessalinaCinco NaipesInício do FimSketchesA DomicílioPequenos Tormentos da VidaNoitePorto Alegre de Quintana e O Louco (estes três últimos em parceria com a RBS TV), Dois CoveirosHóspedes e Telefone de Gelo. Também esteve na gênese dos projetos finalizados após o encerramento de suas atividades, como os longas A Última Estrada da PraiaDromedário no Asfalto Morro do Céu. A Clube, como era carinhosamente conhecida, também coproduziu o longa-metragem Cão Sem Dono de Beto Brant e Renato Ciasca, em conjunto com a Drama Filmes (2007).

FICHA TÉCNICA de AINDA ORANGOTANGOS

2007, HD/35mm, 81 min

 Produtora: CLUBE SILÊNCIO

Direção: GUSTAVO SPOLIDORO

Produção: CRISTIANE OLIVEIRA, FABIANO DE SOUZA, GILSON VARGAS, GUSTAVO SPOLIDORO e MILTON DO PRADO

Produção executiva: CAMILA GROCH e JAQUELINE BELTRAME

Direção de produção: CAMILA GROCH

Roteiro: GIBRAN DIPP e GUSTAVO SPOLIDORO a partir do livro homônimo, de PAULO SCOTT

Direção de fotografia: JULIANO LOPES FORTES

Direção de arte: LUIZ ROQUE

Desenho de som: CRISTIANO SCHERER



Financiamento MINC

Financiamento para Distribuição PETROBRAS

Distribuição PANDORA FILMES

Produção de lançamento OKNA PRODUÇÕES



ELENCO (por ordem de aparição)



Japonesa: Karina Kazuê

Japonês: Lindon Shimizu

Papai Noel: Artur José Pinto

Garoto Colorado: Kayodê Silva

Morena Teórica: Janaína Kremer

Loira Assanhada: Renata de Lélis

Seu Pedro: Nilsson Asp

Ruiva Pesadelo: Arlete Cunha

Garota Tatuada: Letícia Bertagna

Brasa: Roberto Oliveira

Caixa Mercadinho: Marcelo de Paula

Velhinho: Girley Paes

Escritor Orangotango: Heinz Limaverde

Professor de Canto: Rafael Sieg

Debutante: Juliana Spolidoro

Nenhum comentário: