Sinopse: A tímida
Laura (Virginia Cavendish) é contratada por um homem rico para cuidar de seus
dois sobrinhos órfãos, que moram numa fazenda de plantação de café. Apesar de
não se dar muito bem com o campo, ela aceita a tarefa, e logo estabelece uma
amizade com a pequena Elisa (Mel Maia), enquanto seu irmão é enviado a um
internato, por razões desconhecidas. Aos poucos, com a presença dos escravos e
da governanta Geraldina (Ana Lúcia Torre), Laura tem a impressão de que alguns
segredos são escondidos naquela casa. Ela acredita inclusive ver algumas
pessoas que ninguém mais vê.
Quando Através da
Sombra abre o seu primeiro quadro, testemunhamos uma espécie de ritual de Laura
(Virginia Cavendish), ao vestir a sua roupa elegante escura e dando a entender
que ela se encontra de luto. Após isso, ela vai de encontro com Afonso
(Domingos Montagner), homem poderoso e que lhe faz uma proposta tentadora para
que ela cuide de seus dois sobrinhos, Elisa (Mel Maia) e Antonio (Xande
Valois), na fazenda de café que tem no interior. Neste encontro formal, ela aparenta
certo desejo no olhar, ao ver Afonso lutando num esporte de luta, mas tentando
desviar o olhar e ao mesmo tempo não conseguindo esconder certo prazer naquela
situação.
É nessa abertura da
trama que o veterano Walter Lima Jr (A Ostra e o Vento) deixa mais do que notório
as suas reais intenções com relação a sua adaptação livre de A Outra Volta do
Parafuso, clássico gótico do escritor americano Henry James (1843-1916). Os ingredientes
para um verdadeiro conto de suspense sobrenatural, com pitadas de terror psicológico,
são mantidos com requintes brasileiros, mas é na tensão sexual que vive o
verdadeiro mau da trama.
A neblina da era
vitoriana sai de cena e dando lugar a fumaça do café queimado que se alastra
por um ambiente que, gradualmente, parece amaldiçoado pelo desaparecimento de
uma professora, que Laura então veio a
suceder. Governanta, Dona Geraldina (Ana Lúcia Torre) prefere ficar reticente
sobre o paradeiro da antiga funcionária, se criando então conflitos interiores
em Laura quanto ao que ela acredita enxergar, mas que os demais do local não
conseguem ver jamais.
A versão de Walter Lima Jr
para esse terror, com requintes visivelmente vindos do expressionismo alemão, é
até de grande coragem, ao ponto de não poupar o lado inocente das crianças em
cena. Essas, aliás, se alternam entre xingamentos contra a protagonista e até
mesmo provocando o lado conservador que ela tenta manter perto das demais
pessoas: a cena em que vemos ela se desarmar perante um beijo surpresa vindo de
Antonio é o ápice dessas provocações.
Mesmo possuindo ingredientes
típicos de sucesso dentro do gênero de horror, Através da Sombra se envereda
por algo mais pé no chão, cuja sua conclusão gerará sempre debates e do qual o
tornam um tanto que incompreendido para os fãs do gênero.
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