Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cine Dica: Monumental documentário iraquiano é atração da Sessão Plataforma

SESSÃO PLATAFORMA APRESENTA TERRA NATAL – IRAQUE ANO ZERO DE ABBAS FAHDEL
A Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o documentário Terra Natal – Iraque Ano Zero, do diretor franco-iraquiano Abbas Fahdel, que narra em duas partes o cotidiano no Iraque antes e depois da invasão norte-americana. As sessões acontecem em dois sábados, 17 e 24 de setembro, sempre às 16h. O valor do ingresso é R$ 4,00.

Na “Parte I: Antes da queda” (duração 2h40), durante vários meses o diretor filmou um grupo de iraquianos, na sua maioria membros de sua própria família, em suas expectativas sobre a guerra. A primeira parte do filme se encerra com o início dos ataques norte-americanos a Bagdá. Na “Parte II: Após a batalha” (duração 2h54), os americanos invadem o Iraque, e o filme mostra as consequências da guerra no cotidiano dos personagens. 
Desde a sua estreia, o filme foi exibido e premiado em prestigiosos festivais no mundo todo, entre eles, Visions du Réel (Prêmio de Melhor Filme), CPH: Dox, Montreal (Prêmio de Melhor Filme), Göteborg, Ficunam (Prêmio de Melhor Filme – Júri Popular) etc. 
Abbas Fahdel é um diretor franco-iraquiano. Em 2002, filmou "Back to Babylon", uma investigação introspectiva sobre a dramática situação do Iraque. Em 2003, filmou seu segundo documentário, ‘We Iraqis’, sobre a caótica situação após a ocupação americana. Em 2008, dirigiu o longa ‘Dawn of the World’, sobre a Guerra do Golfo. "Terra Natal - Iraque Ano Zero" é seu mais recente filme.
Nesta edição do evento, a sessão e a reprise acontecerão aos sábados com exibição das duas partes do filme no mesmo dia, com intervalo entre elas. A Parte I inicia às 16h e a Parte II às 19h.

Serviço:
TERRA NATAL – IRAQUE ANO ZERO (Homeland - Iraq Year Zero)            
dir: Abbas Fahdel, 334min, IRA/FRA, 2015.            
Sessão 17 de setembro (sábado) – 16h 

Única reprise 24 de setembro (sábado) - 16h            

Local: Sala P. F. Gastal 
Ingresso: R$ 4,00
Projeção digital
Realização: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.
Apoio especial desta edição: Olhar de Cinema, Festival Internacional de Cinema de Curitiba
Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes e inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: