Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cine Dica: Monumental documentário iraquiano é atração da Sessão Plataforma

SESSÃO PLATAFORMA APRESENTA TERRA NATAL – IRAQUE ANO ZERO DE ABBAS FAHDEL
A Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o documentário Terra Natal – Iraque Ano Zero, do diretor franco-iraquiano Abbas Fahdel, que narra em duas partes o cotidiano no Iraque antes e depois da invasão norte-americana. As sessões acontecem em dois sábados, 17 e 24 de setembro, sempre às 16h. O valor do ingresso é R$ 4,00.

Na “Parte I: Antes da queda” (duração 2h40), durante vários meses o diretor filmou um grupo de iraquianos, na sua maioria membros de sua própria família, em suas expectativas sobre a guerra. A primeira parte do filme se encerra com o início dos ataques norte-americanos a Bagdá. Na “Parte II: Após a batalha” (duração 2h54), os americanos invadem o Iraque, e o filme mostra as consequências da guerra no cotidiano dos personagens. 
Desde a sua estreia, o filme foi exibido e premiado em prestigiosos festivais no mundo todo, entre eles, Visions du Réel (Prêmio de Melhor Filme), CPH: Dox, Montreal (Prêmio de Melhor Filme), Göteborg, Ficunam (Prêmio de Melhor Filme – Júri Popular) etc. 
Abbas Fahdel é um diretor franco-iraquiano. Em 2002, filmou "Back to Babylon", uma investigação introspectiva sobre a dramática situação do Iraque. Em 2003, filmou seu segundo documentário, ‘We Iraqis’, sobre a caótica situação após a ocupação americana. Em 2008, dirigiu o longa ‘Dawn of the World’, sobre a Guerra do Golfo. "Terra Natal - Iraque Ano Zero" é seu mais recente filme.
Nesta edição do evento, a sessão e a reprise acontecerão aos sábados com exibição das duas partes do filme no mesmo dia, com intervalo entre elas. A Parte I inicia às 16h e a Parte II às 19h.

Serviço:
TERRA NATAL – IRAQUE ANO ZERO (Homeland - Iraq Year Zero)            
dir: Abbas Fahdel, 334min, IRA/FRA, 2015.            
Sessão 17 de setembro (sábado) – 16h 

Única reprise 24 de setembro (sábado) - 16h            

Local: Sala P. F. Gastal 
Ingresso: R$ 4,00
Projeção digital
Realização: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.
Apoio especial desta edição: Olhar de Cinema, Festival Internacional de Cinema de Curitiba
Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes e inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: