Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: Documentários

Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Sesc/RS, apresenta quatro documentários, de diferentes partes do mundo, realizados entre 2010 e 2015. Últimas Conversas (2015), derradeiro longa de Eduardo Coutinho abre a programação. Neste último filme, o diretor se debruça sobre o universo de jovens entre 16 3 18 anos do ensino médio de escolas públicas do Rio de janeiro. Em função da trágica morte do realizador, o filme acabou sendo finalizado por dois de seus grandes colaboradores: João Moreira Salles e Jordana Berg. Também presente na programação, o média-metragem Jornada ao Oeste (2014), direção de Tsai Ming-liang, é mais um capítulo de uma série que o diretor realiza desde 2012, apresentando a performance de um monge tailandês que caminha pelas ruas de cidades movimentadas. Neste filme a cidade escolhida e Marseille, na França. Uma performance art sobre o encontro e o movimento de duas culturas com velocidades diferentes. Dois outros importantes documentários estão presentes na programação.
A caverna dos Sonhos esquecidos (2010) do realizador alemão Werner Herzog, e Nostalgia da Luz (2010) do diretor chileno Patrício Guzmán. O filme de Werzog nos brinda com a possibilidade de conhecer a caverna de Chauvet, descoberta em 1994 no sul da França, que esconde no seu interior um verdadeiro tesouro arqueológico quase intocado. Poucos pesquisadores têm permissão para visitar a caverna, algo que Herzog e sua equipe conseguiram. Impossível ficar indiferente à beleza dos desenhos e formas geológicas de mundo à parte e de um ambiente praticamente intocável por milhares de anos. Uma pena não ser possível a versão em 3D que, nesse caso, se justifica pela sensação dada ao espectador de participar ativamente da visita à caverna.
Nostalgia da luz fecha a programação. Neste filme, o realizador Patrício Gusman, importante diretor de vários documentários sobre a situação política do Chile (entre eles a trilogia A Batalha do Chile), vai até o deserto de Atacama para de lá desenterrar mais uma parte da história escondida da ditadura de Pinochet.
Tânia Cardoso de Cardoso
Coordenadora e curadora Sala Redenção – Cinema Universitário

O Quê: Em cartaz: Documentários
Quando: 01 a 13 de setembro
Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS
Quanto: Entrada Franca
  
Últimas Conversas (Brasil, 2015, 87 min) Dir. Eduardo Coutinho

01 de setembro- quinta-feira - 16h
06 de setembro- terça-feira - 19h
08 de setembro- quinta-feira – 16h
13 de setembro- terça-feira - 19h

Entrevistas com estudantes do ensino médio público do Rio de Janeiro, com perguntas sobre suas vidas e expectativas para o futuro.

Jornada ao Oeste (Xi You, França/Taiwan, 2014, 56 min) Dir. Ming-liang Tsai   
01 de setembro- quinta-feira – 19h
02 de setembro- sexta-feira – 16h
08 de setembro- quinta-feira – 19h
09 de setembro- sexta-feira – 16h

Um monge vestido de vermelho caminha lentamente pelas ruas e praças de uma cidade.

Nostalgia da Luz (Nostalgia de la Luz, França/Chile/Alemanha/Espanha/Estados Unidos, 2010, 90 min) Dir. Patricio Guzmán

02 de setembro- sexta-feira – 19h
05 de setembro- segunda-feira – 16h
09 de setembro- sexta-feira – 19h
12 de setembro- segunda-feira – 16h

No deserto do Atacama, astrônomos de todo mundo observam as estrelas enquanto mulheres procuram seus parentes, desaparecidos na ditadura chilena.
 A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams, Canadá/Estados Unidos/França/Alemanha/Reino Unido, 2010, 90 min) Dir. Werner Herzog
 
05 de setembro- segunda-feira – 19h
06 de setembro- terça-feira – 16h
12 de setembro- segunda-feira – 19h
13 de setembro- terça-feira – 16h
   
Filmagens do interior da caverna Chauvet, no sul da França, onde, em 1994, foram encontrados centenas de desenhos rupestres, datados de cerca de trinta mil anos atrás.
                                     
Após a sessão do dia 05 de Setembro, segunda-feira, às 19h, debate com Luis Edegar, professor de História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS.

 
Tânia Cardoso de Cardoso
Departamento de Difusão Cultural
Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário
tania.cardoso@difusaocultural.ufrgs.br

www.difusaocultural.ufrgs.br
www.salaredencao.com

(51) 3308-3933

Nenhum comentário: