Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cine Dica: OBRA-PRIMA DE BRIAN DE PALMA NA SESSÃO AURORA

Neste sábado, 15 de agosto, às 18h30, a Sessão Aurora exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro o filme O Pagamento Final (Carlito's Way, 1993, 144 minutos), dirigido por Brian De Palma. Com projeção em alta definição, a sessão tem entrada franca. Após o filme, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema de Porto Alegre.
SINOPSE: O advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito 'Charlie' Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.
A exibição faz parte do ciclo Histórias do Cinema Americano, que propõe ao longo do ano uma reflexão sobre o cinema realizado nos Estados Unidos, exibindo filmes de diferentes tempos, gêneros e autores. Com O Pagamento Final, discutiremos as redefinições dos filmes de gangsteres, um dos gêneros mais sólidos de Hollywood, do período silencioso até o contemporâneo – e a importância de De Palma em suas releituras a partir dos anos 1980. Da mesma forma, debateremos o modo único como o cineasta pensa a relação entre as imagens e o mundo, tendo a obra de Alfred Hitchcock como um norte conceitual para as investigações.Brian De Palma é um dos nomes mais importantes da chamada Nova Hollywood. Iniciou sua obra nos anos 1960, produzindo filmes que dialogavam com a contracultura da década, trazendo um olhar satírico às paranoias conspiratórias e outras questões políticas em voga. Nos anos 1970, a partir de filmes como Irmãs Diabólicas, Carrie, a Estranha e Trágica Obsessão, começou a introduzir de forma mais sistemática a referência conceitual de Alfred Hitchcock. Foi acusado por muitos de ser um mero imitador do mestre inglês, algo muito distante do propõe, inclusive, em obras-primas da década seguinte, como Vestida Para Matar, Um Tiro na Noite e Dublê de Corpo. Interessado em discutir o poder da imagem em todas as suas possibilidades, De Palma encontrou na obra de Hitchcock o espaço obrigatório para que as pesquisas tenham início. Mesmo com vários sucessos em sua filmografia, como Os Intocáveis e Missão: Impossível, De Palma é hoje um marginal dentro do cinema norte-americano, precisando de produtores estrangeiros para poder viabilizar seu trabalho. Seu último longa-metragem, Passion, não foi lançado nos cinemas brasileiros.  

SESSÃO AURORA
O PAGAMENTO FINAL
(Carlito's Way)
Estados Unidos, 1993, 144 minutos
Direção: Brian De Palma
Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: