Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cine Dica: “Glória”, de Filipe Rossato e Gabriel Pessoto

A Galeria Lunara da Usina do Gasômetro inaugura dia 13 de agosto, às 19h, a instalação “Glória”, projeto desenvolvido pelos artistas Filipe Rossato e Gabriel Pessoto. Diferentes plataformas se relacionam em investigações da imagem em movimento, da fronteira entre o figurado e o abstrato, da potencialidade dramática associada à sonoridade e, sobretudo, da manipulação da noção de tempo criada a partir do movimento.
Ambientadas em um cenário urbano apocalíptico e violento, as peças visuais e sonoras conduzem a um espaço fictício onde muitas vezes as curvas dramáticas são construídas através da abstração. Pela movimentação das formas e das figuras, o vídeo apresentado na projeção faz o paralelo com as obras expostas tanto nos painéis quanto nos tecidos estendidos pela galeria.
Da mesma forma como o vislumbre do pixel conduz a sensações pictóricas, a indefinição das pinturas em superfícies transparentes remete à instabilidade das imagens em movimento, criando cortinas sobrepostas de informação digital que iludem o olhar. O som, sujo e ruidoso, também vincula-se à pesquisa desenvolvida pelo vídeo e pelas pinturas, e essa sujeira revela a genética da imagem e coloca-se entre o conteúdo da informação visual e as características próprias oferecida por cada dispositivo, como a câmera e o vídeo. 
“Glória” se materializa, portanto, como uma experiência/instalação que se vale de diferentes instrumentos para construir uma atmosfera ficcional ao mesmo tempo que lança elementos da realidade, como o inflamado discurso fundamentalista e o militarismo. Vencedor do edital de ocupação da Prefeitura Municipal para a Galeria Lunara, permanecerá aberta à visitação gratuita até 13 de setembro.

Agende-se: "Glória", de Filipe Rossato e Gabriel Pessoto
Abertura: 13 de agosto, às 19h
Visitação: de 14 de agosto a 13 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 21h
Local: Galeria Lunara, Usina do Gasômetro, 5º andar, Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre -RS
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro

Fone 3289 8133

Nenhum comentário: