Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cine Especial:HORROR NO CINEMA BRASILEIRO:Parte5



Sim, o gênero de horror existe no Brasil e ele será tema do próximo curso de cinema, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial Carlos Primati. O curso ocorre nos dias 29 e 30 de Agosto no Cine Capitólio.  Enquanto os dias da atividade não chegam, irei postar por aqui sobre os filmes de horror que eu tive o privilegio de assistir, seja em DVD ou no cinema.
  
Presença de Anita (1951)
 
Sinopse: Homem casado envolve-se num triângulo amoroso com uma mulher independente, cuja lembrança o marcará pelo resto da vida.

 Sucesso de público e crítica na década de 90, a mini série Presença de Anita marcou época no canal da Rede Globo quando foi exibido. Porém, essa não foi a primeira vez que surgiu Anita. Um filme havia sido realizado em 1951.
Somente fui descobrir a existência dessa versão pelo jornalista Carlos Primati, em uma de suas atividades pelo Cine Um. Embora ambas retratem a mesma trama, essa versão se diferencia e muito da versão televisiva. Baseado no livro de Mário Donato, escrito em 1948 e foi adaptado pro cinema apenas três anos depois, de uma maneira fiel ao conto e que se diferenciasse um pouco dos outros longas brasileiros produzidos naquele tempo.
Embora com atuações limitadas (algo comum na época) Presença de Anita tem um clima do gênero  noir, devido a sua trama envolvendo paixão proibida que, desencadeia para momentos sombrios, aonde os seus personagens liberam traços de um lado ruim do intimo de cada um deles. O final, assim como a mini série, possui momentos imprevisíveis. Curiosamente essa foi a primeira produção feita pela Cinematográfica Maristela, sendo que o estúdio ficava no Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, e teria influenciado a composição da música Trem das Onze.
  

 Inscrições para o curso cliquem aqui 

 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: