Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cine Dica: Cinema de Horror



O que é um filme de Horror?
Por que as pessoas têm fascínio pelo desconhecido?
Qual a definição de Horror?


Apresentação

Estas e muitas outras perguntas serão respondidas no curso HISTÓRIA DO CINEMA DE HORROR, ministrado por Carlos Primati.

O curso vai fazer um amplo painel de toda a história do horror no cinema, desde o Expressionismo alemão; passando pelas pioneiras experiências da Universal, que "descobriu" o potencial do gênero; seguindo pelo horror gótico inglês; as diversas versões do horror no cinema dos cinco continentes; chegando aos extremos dos atuais filmes de tortura e horror adolescente.

Os clássicos de ontem, que continuam a apavorar as plateias, e os novos clássicos de hoje também serão abordados nas aulas do jornalista e pesquisador Carlos Primati, um especialista no tema.


O curso  HISTÓRIA DO CINEMA DE HORROR  terá a duração de 10 horas / aula (serão 4 encontros).


Objetivos

Apresentar a trajetória do horror nas telas, desde sua origem, nos primórdios do cinema mudo, até os dias de hoje. O curso abordará a constante transformação do gênero e seu papel como reflexo dos medos e angústias de diferentes épocas, passando pela Grande Depressão, as guerras mundiais, a era atômica, as decepções sócio-políticas dos anos 60 e 70, acompanhando a evolução dos efeitos visuais e dos elementos chocantes e o afrouxamento da censura. Também é traçado um panorama do cenário de horror mundial, as diferentes tendências, festivais de cinema e publicações especializadas no tema, analisando a importância da produção industrial de filmes de horror e sua imensa popularidade, sendo o gênero mais prolífico das últimas décadas.


Programação

Aula 1
  • O que diabos é um filme de horror?
  • Origens do horror na literatura, no teatro e no cinema
  • Sombras ameaçadoras: o horror expressionista alemão
  • A estrutura tradicional do filme de horror
  • Universal (I): a casa de todos os monstros
  • Bela Lugosi e Boris Karloff, os primeiros ídolos do horror
  • Universal (II): apogeu e declínio dos monstros
  • Escuridão mortal: o horror psicológico de Val Lewton
  • Veio do espaço: a ficção científica da era nuclear
  • O cinema de exploração e o mercado de drive-in


Aula 2
  • Hammer (I): o ousado e violento horror inglês
  • Peter Cushing e Christopher Lee, os monstros britânicos
  • Os truques de William Castle, o ‘mestre do choque’
  • Psicose (1960): o horror atinge a maturidade absoluta
  • O filme de horror se torna internacional
  • EUA: o ciclo de adaptações de Edgar Allan Poe
  • Vincent Price, carisma e requinte no horror estadunidense
  • Canadá: o corpo transformado de David Cronenberg

  
Aula 3
  • Horror europeu: Itália, Espanha, França e Alemanha
  • Horror asiático: Japão, China, Hong Kong e Filipinas
  • Horror latino-americano: México, Brasil e Argentina
  • Hammer (II): sexo, satanismo e fim de ciclo
  • Amicus: a casa das antologias de horror
  • Fim do mundo: o cinema pessimista e apocalíptico
  • Canibal Holocausto (1980) e os limites éticos do horror 

  
Aula 4
  • Máscaras: a ameaça sem rosto e o monstro interior
  • A proliferação de festivais e publicações de horror
  • Para todos: o cinema arrasa-quarteirão adere ao horror
  • O uso de novas mídias para a difusão do horror
  • O caráter contestador do filme de horror
  • Morte lenta: o horror extremo nos filmes de tortura
  • O mito snuff: o último tabu do cinema de horror
  • O futuro do horror e as novas tendências


Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan F  inotti, e co-produziu a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano.
Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror.
Colaborador de publicações como O Estado de S.PauloFolha de S.PauloJornal da TardeBizzSetGeneralHeróiConectaDark SideDVD TotalShowtimeMundo EstranhoFlashbackMonet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).


Curso
História do Cinema de Horror
de Carlos Primati


* Datas: 19 a 22 de Agosto de 2014 (4 aulas - terça à sexta)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714


Nenhum comentário: