Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cine Dica: Workshop CRÍTICA DE CINEMA


21, 28 de Julho e 04 de Agosto de 2014 (segundas-feiras)
19h30 às 22h
CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424 - Porto Alegre)

15 vagas gratuitas para bancários sindicalizados
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail
34331204 / 05, com Fábio ou Daniela.
 
APRESENTAÇÃO
Estabelecida como uma das facetas mais proeminentes do chamado “jornalismo cultural”, a crítica de cinema, na prática, se estabelece quase como um gênero próprio de prática jornalística. Em uma definição bem específica, a crítica de cinema é o exercício de análise artística de filmes, visando estabelecer um juízo de valor baseado em parâmetros comparativos de qualidade, estética, forma e conteúdo da obra fílmica. A partir desta formulação, pode-se afirmar que a crítica de cinema não é uma ciência, mas sim uma arte, dado seu caráter intrínseco de expressão de uma subjetividade. Contrariamente ao jornalismo, que se atém aos fatos, a crítica tem como sua matéria de análise uma obra artística, que permite diversas formas de abordagem, e, consequentemente, de compreensão.
A relação do espectador com a crítica cinematográfica inicia, quase invariavelmente, antes mesmo da ida ao cinema, e prossegue após a experiência da sala de cinema, quando o espectador retorna ao texto, momento então onde se estabelece com o leitor um “novo diálogo”, mais reflexivo.
A crítica de cinema, por muitas décadas restrita aos livros, às revistas especializadas e aos cadernos de cultura de grandes jornais, hoje encontra um vasto espaço de circulação pelo meio virtual. A manifestação da crítica de cinema vive um momento de crescente expansão em blogs e sites especializados, uma alternativa à grande mídia. Mas fica sempre a controversa questão de fundo: a facilidade do meio não estaria, de algum modo, esvaziando a chamada “crítica profissional” de cinema?

O Workshop CRÍTICA DE CINEMA, ministrado por Marcus Mello, vai discutir e analisar estas e outras questões fundamentais, além de proporcionar aos participantes a experiência prática de produzirem suas próprias críticas cinematográficas.

OBJETIVOS
O Workshop CRÍTICA DE CINEMA oferecerá um panorama sobre a crítica cinematográfica, abordando seus aspectos históricos, a estrutura do texto crítico e os elementos da análise fílmica. O workshop também inclui um módulo prático, no qual os alunos serão convidados a produzir textos, que posteriormente serão analisados e discutidos em grupo.
O objetivo da atividade é provocar o olhar crítico sobre a produção cinematográfica e estimular a formação de novos críticos.
Para participar deste workshop não é necessário nenhum pré-requisito. A atividade é aberta a todos os interessados no tema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1
Um panorama sobre os principais momentos da história da crítica cinematográfica, desde os seus primórdios até a consolidação da atividade.
Aula 2
A estrutura de um texto crítico, os elementos da análise fílmica, a função da crítica.
Aula 3
Análise e discussão dos textos produzidos pelos alunos.

MINISTRANTE: MARCUS MELLO
Crítico de cinema, editor da revista Teorema, fundada em agosto de 2002, uma das publicações de cinema mais respeitadas do Brasil. Entre agosto de 2004 e março de 2012 foi titular da coluna de cinema da revista Aplauso (edição 57 a 113). Membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Possui artigos publicados nos livros Cinema dos Anos 90 (Editora Argos, 2005), Cinema Mundial Contemporâneo (Papirus Editora, 2008), Os Filmes que Sonhamos (Lume Filmes, 2011), Irmãos Coen: Duas Mentes Brilhantes (Caixa Cultural, 2012) e Hitchcock é o Cinema (Fundação Clóvis Salgado, 2013), entre outros.

Workshop CRÍTICA DE CINEMA - de Marcus Mello
* Datas: 21, 28 de Julho e 04 de Agosto de 2014 (segundas-feiras)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424 - Porto Alegre)
* Investimento: R$ 100,00 (valor promocional de R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições. * Válido apenas para inscrições por depósito bancário)
15 vagas gratuitas para bancários sindicalizados - inscrições devem ser feitas pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br ou pelo telefone 34331204 / 05, com Fábio ou Daniela.
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito bancário
* Material: Certificado de participação
* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
* Realização: Cena UM - Produtora Cultural
* Patrocínio: Back in Black / Sapere Aude Livros / B&B Games
* Apoio: CineBancários / Facool
* Parceria: Espaço Vídeo  
CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios

Nenhum comentário: