Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cine Dica: MOSTRA CINEMA DE GARAGEM 2014 CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL 1º A 10 DE AGOSTO

De volta em agosto, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e no Museu de Arte do Rio (MAR), a Mostra CINEMA DE GARAGEM. Idealizada por Marcelo Ikeda e Dellani Lima, o evento teve sua primeira edição em 2012 na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Este ano com o patrocínio da RioFilme, o Cinema de Garagem volta ao Rio entre 1º e 10 de agosto, exibindo 19 longas-metragens brasileiros contemporâneos, além de sessões comentadas, debates, oficinas e lançamento de livro. Um pouco antes, a mostra acontece também em Fortaleza, no Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 17 a 23 de julho, por meio do edital de ocupação do cinema da instituição.

Pautados por uma outra lógica de produção e de circulação das obras, possíveis graças às tecnologias digitais, surge uma nova geração de realizadores no audiovisual brasileiro, que se afasta cada vez mais dos modelos tradicionais de captação de recursos e distribuição comercial. “As obras possuem formatos híbridos, influenciadas não apenas pelo cinema, em uma linha tênue, indiscernível, entre ficção e documentário, mas também influenciada por outros processos artísticos, como as artes visuais, a dança, a performance, o teatro, entre outras”, afirma o curador Marcelo Ikeda, que aponta: “O hibridismo é uma marca desses trabalhos, não apenas nas bitolas (super8, 16mm, vídeo, fullHD, 35mm) mas especialmente nas estéticas e nos modos de produção”.

Ao longo dos últimos anos os curadores Marcelo Ikeda e Dellani Lima vêm refletindo sobre essas transformações como realizadores, pesquisadores, críticos e curadores. “Entendemos que esses aspectos são complementares como um gesto para propor uma nova forma de discussão do audiovisual brasileiro contemporâneo”, dizem.

Em 2011, na Mostra de Tiradentes, Ikeda e Dellani lançaram o livro "CINEMA DE GARAGEM: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI". No ano seguinte, na Caixa Cultural/RJ, a Mostra CINEMA DE GARAGEM apresentou uma retrospectiva dessas obras, com 25 longas e 25 curtas produzidos neste século, além de mesas de debate e ainda um livro com artigos de pesquisadores e realizadores convidados (disponível em: http://www.cinemadegaragem.com/catalogo.html).

Organizado pela WSET Multimídia (www.wsetmultimidia.com) no Rio de Janeiro, o Cinema de Garagem 2014 conta com o patrocínio da RIOFILME, por meio do Programa de Investimentos Não Reembolsáveis. Desde 2000 a WSET produz mostras como “Cinema em Carne Viva – David Cronenberg”, “Michael Haneke: A Imagem e o Incômodo” e a “Mostra do Filme Livre” (MFL) que já está na 13ª edição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).


Um pouco sobre os curadores:

Marcelo Ikeda
Além de realizador, crítico e curador, Marcelo Ikeda é professor do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa o cinema contemporâneo brasileiro e é realizador de diversos curtas-metragens como O Posto, É Hoje, Eu te Amo e Carta de um jovem suicida, exibido em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, sua pesquisa fílmica envolve a produção de videocartas e videodiários, disponíveis em www.marceloikeda.com. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010.

Dellani Lima
Ator, realizador e Curador, Dellani Lima formou-se nos extintos cursos de “Dramaturgia" e "Realização em Cinema e Televisão" pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará/UECE (1996-2000). Realizou os longas-metragens Vertigem Branca, Sociedade dos Amigos do Crime, O Sonho Segue Sua Boca, entre outros, exibidos em importantes mostras e festivais no Brasil e no exterior.  Atuou nos longas "Os Residentes" de Tiago Mata Machado (2010), "Linz - quando todos os acidentes acontecem" de Alexandre Veras (2012) e "Faroeste" de Aberlardo de Carvalho (ainda em processo), entre outros curtas e médias. Realizou videoclipes de importantes artistas independentes, entre os quais, Autoramas, Lê Almeida, Lucy And The Popsonics, Wallace Costa, Lulina, Dellani é também performer e fundador dos projetos de intervenção musical "E Disse que Era Economista" (2007), "Madame Rrose Sélavy" (2009) e "Splishjam" (2009).


Resumo da programação:

ABERTURA - Dia 01/08/2014, às 18h30, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR). Dois curtas-metragens inéditos dos realizadores cariocas de diferentes gerações, Allan Ribeiro e Luiz Rosemberg Filho. Após os filmes haverá um debate com os diretores e curadores da mostra. Ao final será lançado o livro CINECASULOFILIA, de Marcelo Ikeda, além do livro-catálogo da mostra, com textos de diversos pesquisadores da área.

TACIANO VALÉRIO - A Mostra destaca a obra de Taciano Valério, exibindo três longas-metragens: ONDE BORGES TUDO VÊ, FERROLHO e PINGO D´ÁGUA, que compõem a Trilogia Cinza.

DEBATES E SESSÕES COMENTADAS - Debates com a presença de realizadores e críticos para comentar os filmes e discutir os rumos do novo cinema brasileiro. Participarão de debates e/ou sessões comentadas Arthur Tuoto, Andrea Tonacci, Allan Ribeiro, Cristiano Burlan, Taciano Valério, Luiz Rosemberg Filho, além dos curadores Ikeda e Dellani.

SESSÕES ESPECIAIS - Além da exibição de filmes de jovens realizadores do cinema brasileiro contemporâneo, a mostra destaca três realizadores que, apesar de pertencerem a uma geração anterior, permanecem fazendo filmes de invenção, tipicamente "de garagem", comprovando que juventude não é uma questão de idade, mas de coragem. São os nossos "jovens veteranos": Andrea Tonacci, que no sábado, dia 02/08, debaterá com o público seu último filme "JA VISTO JAMAIS VISTO"; Helena Ignez que encerrará a Mostra no dia 10/08 com a exibição de FEIO, EU?, mais recente filme da atriz e cineasta; e Ricardo Miranda, que será homenageado com a exibição de seus últimos dois filmes, Djalioh (2013) e Paixão e Virtude (2014). Clarissa Ramalho, viúva de Miranda e roteirista de ambos os filmes, e Beth Formaggini, produtora do filme, estarão presentes para comentar a sessão.

CATÁLOGO - Pesquisadores e realizadores foram convidados por Dellani e Ikeda para comporem um livro-catálogo, que trará artigos de Denilson Lopes, Luís Rocha Melo, Jean Claude Bernardet, Erico Oliveira, Dalila Camargo Martins, entre outros. O lançamento do catálogo será na abertura da Mostra, dia 1º, às 18h30, no M.A.R.

OFICINA: A dimensão do mínimo no audiovisual
Com Dellani Lima
De 2 a 7 de agosto das 10h às 13h
no Museu de Arte do Rio – MAR
Local: Sala 3.3 da Escola do Olhar

CURSO: Cinema de Garagem
Com Marcelo Ikeda
De 5 a 8 de agosto das 14h30 às 17h
Sala de Cursos, CCJF (Cinelândia)
Local: Sala de Cursos

SERVIÇO - Rio de Janeiro:

19 longas-metragens de diversas regiões do Brasil, todos inéditos no circuito comercial da cidade, e alguns deles com primeira exibição no Rio de Janeiro.
Entrada franca. Retirada de senhas 1 hora antes de cada sessão.

Locais onde a mostra acontece:

Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
De 1 a 10 de agosto
Horário: das 14h30 às 21h30
Entrada franca
Observar classificação indicativa

Museu de Arte do Rio 
Praça Mauá, 5 - Centro - Rio de Janeiro
(21) 3031 2741
De 1 a 10 de agosto
Entrada franca
Observar classificação indicativa


Contatos:
Guilherme Whitaker
Produção Audiovisual
(21) 986973200

Contato Assessoria de Imprensa:
Flávia Junqueira / (21) 98012-4936
Leonardo Tavares / (24) 98182-7438

​Filme A Balada do Provisório, de Felipe David Rodrigues



LogoBicicletaE-mailAssinatura
Leonardo TavaresJornalista | Assessor de Imprensa
MTB 30964/RJ
Tel.: (24) 98182-7438
www.bicicletacomunicacao.com.br
FaceBookTwitter

Nenhum comentário: