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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Cine Dica: A Cidade dos Piratas, Legalidade, Os Pássaros de Massachusetts e Paulo Sacramento (14 a 20 de novembro)

A CIDADE DOS PIRATAS E LEGALIDADE EM EXIBIÇÃO NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS E O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO EM DEBATE
Cidade dos Piratas

De 14 a 17 de novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra, e Legalidade, de Zeca Brito, duas das produções gaúchas mais elogiadas do ano. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Na sexta-feira, 15 de novembro, às 19h30, o diretor Bruno de Oliveira conversa com o público após a exibição de seu primeiro longa-metragem, Os Pássaros de Massachusetts.
No domingo, 17 de novembro, às 18h, o diretor Paulo Sacramento participa de um debate após a exibição da cópia remasterizada do documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. As duas sessões comentadas fazem parte da mostra Brasil Contemporâneo.

FILMES

A CIDADE DOS PIRATAS
Brasil, 2018, 85 minutos, DCP
Direção: Otto Guerra
Distribuição: Lança Filmes
Qual o sentido de fazer um longa-metragem sobre Piratas que navegam pelo Rio Tietê atrás de vítimas para saquear e torturar quando, entre a ideia de fazê-lo até a consumação do fato, passam-se décadas, o mundo entra no século XXI e o Brasil se vê diante de um enredo que supera qualquer ficção? Há um bom e grande motivo: o projeto escrito a partir desses personagens foi finalmente viabilizado. Em meio a isso, Laerte, o autor da história, assume sua troca de gênero, começa a renegar seus antigos personagens, os Piratas do Tietê, e a criar outras narrativas interessantes. O Diretor do filme, perdido com essa nova realidade e decidido a ser fiel aos seus caprichos após se ver diante da morte, resolve contar seu drama misturando-se à trama, criando um caótico labirinto entre a ficção e a vida real.

LEGALIDADE
Brasil, 2019, 120 minutos, DCP
Direção: Zeca Brito
Distribuição: Boulevard Filmes
Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.

OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Bruno de Oliveira
Durante um inverno na cidade de Porto Alegre, Sofia, Fernanda e Bruno se conhecem.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Brasil, 2003, 123 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio, os detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias nas quais sobrevivem.

GRADE DE HORÁRIOS
14 a 20 de novembro de 2019

14 de novembro (quinta-feira)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – O Olho e a Faca
20h – Vermelha

15 de novembro (sexta-feira)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – Vermelha
19h30 – Os Pássaros de Massachusetts + debate com Bruno de Oliveira

16 de novembro (sábado)
14h – Sessão Acessível: Benzinho
16h – Legalidade
18h – Seus Olhos e Seus Ossos
20h – O Olho e a Faca

17 de novembro (domingo)
14h – A Cidade dos Piratas
16h – Legalidade
18h – O Prisioneiro da Grade de Ferro + debate com Paulo Sacramento

19 de novembro (terça-feira)
19h30 – Viral  + debate com Ian SBF (V Sul Audiovisual Market)

20 de novembro (quarta-feira)
18h – Os Pássaros de Massachusetts
20h – Riocorrente

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Cine Dica: Mostra Brasil Contemporâneo na Cinemateca Capitólio Petrobras

Diz a Ela Que Me Viu Chorar


Cinemateca Capitólio Petrobras promove mostra sobre filmes brasileiros contemporâneos e inéditos em Porto Alegre. Atividade conta com sete produções do cinema brasileiro contemporâneo e integra a programação especial 2019 com patrocínio master da Petrobras e produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Mostra apresenta uma retrospectiva do diretor Paulo Sacramento que participa de sessão comentada no dia 17 de novembro. 
De 12 a 20 de novembro a Cinemateca Capitólio Petrobras promove a mostra Brasil Contemporâneo, uma das 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras Programação Especial 2019, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura. O projeto tem patrocínio master da Petrobras.
Brasil Contemporâneo conta com sete produções, sendo parte delas uma retrospectiva do montador, diretor e produtor paulista Paulo Sacramento, que estreou em 2002 na direção de longas com o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro, eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema – ABRACCINE – um dos maiores documentários brasileiros de todos os tempos. O filme contará com exibição de cópia remasterizada seguida de debate com a presença de Sacramento no domingo, 17 de novembro. Na quarta-feira, 13 de novembro, a programação terá a sessão comentada de Diz a ela que me viu chorar, de Maíra Buhler, vencedor da mostra principal do festival Olhar de Cinema, com a presença de Marcos Vinicius Maia, integrante do elenco.
Outro destaque é o filme Vermelha, de Getúlio Ribeiro, vencedor da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes. O longa conta a história de dois homens que viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente pelo fornecedor de materiais de construção por dívidas em atraso.
No dia 15 de novembro será apresentado o longa inédito no circuito comercial, Os Pássaros de Massachusetts, do gaúcho Bruno de Oliveira, tem sessão comentada com a presença do diretor. O filme foi um dos selecionados na Mostra Competitiva de Longas Gaúchos no Festival de Gramado 2019.
Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

FILMES
DIZ A ELA QUE ME VIU CHORAR
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Maíra Bühler
O filme narra o cotidiano de moradores de um hotel social no centro de São Paulo, numa região marcada pelo uso abusivo de crack. Entre escadas circulares, quartos decorados, elevadores lotados e ao som das músicas do rádio, os personagens de ‘Diz a ela que me viu chorar‘ são atravessados por amores tumultuados e pelo espectro da solidão.

VERMELHA
Brasil, 2019, 79 minutos, DCP
Direção: Getúlio Ribeiro
Dois homens viajam até região rural em busca de uma antiga raiz atingida por um raio. Enquanto eles extraem a raiz, Beto auxilia Gaúcho na reforma do telhado de sua casa, que passa a ser ameaçada diariamente pelo fornecedor de materiais de construção por dívidas em atraso.

SEUS OLHOS E SEUS OSSOS
Brasil, 2019, 118 minutos, DCP
Direção: Caetano Gotardo
João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros conhecidos e desconhecidos. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.

OS PÁSSAROS DE MASSACHUSETTS
Brasil, 2019, 85 minutos, DCP
Direção: Bruno de Oliveira
Durante um inverno na cidade de Porto Alegre, Sofia, Fernanda e Bruno se conhecem.

O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO
Brasil, 2003, 123 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Utilizando as técnicas aprendidas em um curso de filmagem ministrado dentro do presídio, os detentos encarcerados no maior centro de detenção da América Latina documentam seu cotidiano, registrando as condições precárias nas quais sobrevivem.

RIOCORRENTE
Brasil, 2013, 79 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Exu é o porvir.

O OLHO E A FACA
Brasil, 2018, 99 minutos, DCP
Direção: Paulo Sacramento
Roberto trabalha há anos em uma plataforma de petróleo, onde criou fortes vínculos de amizade. Uma inesperada promoção, no entanto, abala a estabilidade de suas relações profissionais em um momento em que também vive uma grave crise familiar.


GRADE DE HORÁRIOS

12 de novembro
14h – Meu Nome é Daniel
16h – A Cidade dos Piratas
18h – Meu Nome é Daniel
19h30 – Riocorrente (Mostra Brasil Contemporâneo)

13 de novembro (quarta)
18h – Riocorrente
19h30 – Diz a Ela que me Viu Chorar + debate

14 de novembro (quinta)
18h – O Olho e a Faca
20h – Vermelha

15 de novembro (sexta)
18h – Vermelha
19h30 – Os Pássaros de Massachusetts + debate

16 de novembro (sábado)
18h – Seus Olhos e Seus Ossos
20h – O Olho e a Faca

17 de novembro (domingo)
18h – O Prisioneiro da Grade de Ferro + debate

20 de novembro (quarta)
18h – Os Pássaros de Massachusetts
20h – Riocorrente

Cine Dica: 'Diz a Ela Que Me Viu Chorar' e 'ZOUGUE NAZARÉ' entram em cartaz no Cinebancários.

Diz a Ela Que Me Viu Chorar, longa de Maíra Bühler, estreia no CineBancários dia 14 de novembro , na sessão das 15h  

A Sessão Vitrine lança o filme Diz a Ela Que Me Viu Chorar, dirigido por Maíra Bühler. Produzido e ambientado em São Paulo, o documentário vai estrear dia 14 de novembro, na sessão das 15h no CineBancários.Pelo olhar da diretora, que também é antropóloga Diz a Ela Que Me Viu Chorar narra o cotidiano de moradores de um hotel no centro de São Paulo, que participam de um programa municipal prestes a ser extinto, de redução de danos causados pelo uso abusivo de crack. Entre 8 andares, quartos compartilhados e universos particulares, o longa apresenta personagens que ali se interligam ao viverem amores tumultuados por sua condição vulnerável e que são atravessados pelo espectro da solidão.
“Nesse filme eu assumo o desafio de fazer cinema com os personagens e não sobre eles. É um cinema que tem a ver com a intimidade, com consentimento, com chegar perto, compartilhar tempo, descobrir afetos e aprender sobre a condição humana. Tem a ver com construir um encontro que não está mobilizado pelo medo, pela moral ou pela discriminação. É uma experiência que se estabelece na contramão do senso comum preconceituoso, no qual usuários de crack são conhecidos como zumbis. O que me mobiliza é cruzar distâncias geográficas, sociais e subjetivas na direção da empatia e do amor”, comenta a diretora Maíra Bühler.
O longa teve sua estreia mundial no True/False Film Festival e participou dos festivais: Sheffield Doc Fest 2019, 8º Olhar de Cinema, conquistando o prêmio Olhar de melhor filme, do 37º Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay, sendo eleito Melhor Filme pela Associação de Críticos de Cinema do Uruguai, e do Cinéma du Réel, no qual ganhou o prêmio The Library Award.
Diz a Ela que Me Viu Chorar é um documentário nacional, com produção assinada pela Klaxon Cultura Audiovisual, que já levou aos cinemas filmes como, Sobre Rodas, Um Casamento e Eugênia, a coprodução é assinada pela África Filmes e Canal Brasil. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes, por meio do projeto Sessão Vitrine, que tem ingressos mais baratos nos cinemas parceiros e estreia simultânea em plataformas digitais, como: Apple TV, Google Play/YouTube Premium, Now e Vivo Play.

SINOPSE
Moradores de um hotel no centro de São Paulo vivem amores tumultuados por sua condição vulnerável e pelo uso abusivo de crack. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, quartos decorados, viagens de elevador e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados pelo espectro da solidão. Diz a ela que Me Viu Chorar, retrata um grupo de pessoas reunidas por laços fortes em frágil abrigo.


FICHA TÉCNICA
Diz a Ela Que Me Viu Chorar
Ano: 2019
Duração: 86 minutos
Gênero: Documentário
Direção: Maíra Bühler
Produzido por: Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio
Coprodução: Anna Muylaert
Direção de fotografia: Léo Bittencourt
Editor: Alexandre Leco Wahrhaftig
Som direto: Juliano Zoppi
Designer de Som: Daniel Turini, Fernando Henna e Henrique Chiurciu
Classificação etária: 16 anos
Distribuição: Vitrine Filmes
Data de estreia: 14 de novembro

SOBRE A DIRETORA
Maíra Bühler é uma cineasta brasileira com formação em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). “Diz a Ela Que Me Viu Chorar” é seu primeiro longa-metragem solo. Anteriormente, co- dirigiu “Elevado 3.5” (2007), ganhador do prêmio de melhor documentário no festival É Tudo Verdade, e também, “Ela Sonhou Que eu Morri”, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Paulínia (2011) e de Viña del Mar (2012), e A Vida Privada dos Hipopótamos, que estreou o Festival de Marseille (FID) em 2014, sendo premiado no Festival do Rio e no Cine Ceará.

Assessoria de Imprensa
Mariana Ribeiro – mariana@vitrinefilmes.com.br
Tel: (11) 3081.0968 (11) 99328.1101

REAFIRMANDO O CINEMA FEITO EM PERNAMBUCO ‘AZOUGUE NAZARÉ’, PREMIADO FILME DE TIAGO MELO, ESTREIA NO CINEBANCÁRIOS EM 14 DE NOVEMBRO NA SESSÃO DAS 19H

Depois de percorrer dezenas de festivais no Brasil e no mundo, nos quais recebeu mais de quinze prêmios,AZOUGUE NAZARÉ, longa de estreia de Tiago Melo (produtor de "Aquarius", "Boi Neon", "Bacurau" e "Divino Amor"), chega ao circuito comercial em 14 de novembro. O filme conta a história de diversos acontecimentos misteriosos que assombram os moradores de Nazaré da Mata, município de Pernambuco, onde o filme foi rodado. A cidade é conhecida por ser a capital do Maracatu Rural, além de ser a maior área de plantação de cana-de-açúcar brasileira. "Este é um momento muito especial para estar lançando meu primeiro filme como diretor, reafirmando a força do cinema que estamos produzindo em Pernambuco e no Brasil", comemora Melo.
Para o diretor, foi uma surpresa o longa ter sido exibido em tantos lugares do mundo, "foi um dos filmes brasileiros que mais circulou internacionalmente no ano; eu não esperava uma dimensão tão grande", comenta. "Poder debater o filme em vários países com culturas tão diferentes foi incrível e o encantamento das pessoas quando veem o Maracatu pela primeira vez...", relembra. "Mas a sessão mais importante para mim foi em Nazaré. Ao passar o filme ali na cidade, eu tive a sensação de missão cumprida".
Com a religião também em pauta,AZOUGUE NAZARÉ mergulha no universo do Maracatu Rural, uma tradicional manifestação da cultura popular brasileira que surgiu com a mistura de danças e religiões de matriz africana trazidas pelos povos escravizados no Brasil. A trama se passa num imenso canavial onde um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos, que ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem. Enquanto isso, numa casa isolada, mora o casal Catita e Irmã Darlene. Ele esconde que participa do Maracatu e ela é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica, que se vê na missão de evangelizar toda a cidade.
Segundo Melo, o filme rompe com a visão habitual da cultura popular. "Ele desmistifica o dia a dia dos maracatuzeiros, trazendo emoções e desejos de pessoas por trás das fantasias, confrontando a ideia de uma manifestação parada no tempo, com o uso funcional de tecnologias e das redes sociais, que naturalmente facilitam a comunicação", diz. O elenco se destaca com a interpretação e atuação de mais de sessenta integrantes do Grupo de Maracatu, que fortalece a narrativa do filme ao acompanhar personagens fictícios envolvidos em questões reais e contemporâneas, a tensão religiosa e a expectativa do carnaval. "O elenco é a alma do filme. Me sinto privilegiado em ter sido tão acolhido dentro dos maracatus e ter construído esse filme junto com esses artistas que eu admiro", completa.
A escolha por abordar essa manifestação cultural no longa não foi por acaso. O diretor conta que o Maracatu Rural está em seu sangue, pois sua avó, nascida em Nazaré da Mata, completou 102 anos, a mesma idade do Cambinda Brasileira, o grupo de maracatu mais antigo em atividade. "O Maracatu é uma arte de pura resistência e eu quis colocar isso na tela, mostrar como a arte pode superar preconceitos, bloqueios, ameaças, intolerância etc. Esses artistas são exemplo de que nada é capaz de destruir os sonhos", finaliza o diretor.
Dentre os prêmios recebidos pelo filme, destaque para o Bright Future Award, do Festival Internacional de Roterdã, Melhor Direção no BAFICI 2018, Menção Honrosa no Lima Independiente Film Festival 2018, Prêmio da Crítica no Festival de Toulouse, e a Prêmio Especial do Júri, Melhor Ator e Melhor Montagem no Festival do Rio 2018. O longa foi o grande vencedor do 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, levando Melhor Filme – Júri Oficial, Melhor Filme – ABRACCINE, Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Fotografia. AZOUGUE NAZARÉ é uma produção Lucinda Filmes e Urânio Filmes e tem distribuição no Brasil da Inquieta Cine.  

SINOPSE
Num imenso canavial que parece não ter fim, numa casa isolada, moram o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do Maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica, que se vê na missão de expulsar o demônio do Maracatu, evangelizando toda a cidade. Em meio ao canavial, um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos de lança. Os caboclos ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem. A cidade de Nazaré da Mata testemunha acontecimentos misteriosos.


FESTIVAIS E PRÊMIOS
International Film Festival Rotterdam 2018 (Bright Future Award - Melhor Filme)
Cinélatino - 30º Rencontres de Toulouse (Prêmio da crítica - competição internacional)
Festival of African, Asian and Latin American Cinema 2018;
New Directors/New Films Festival 2018;
BAFICI 2018 (Melhor Diretor - Competição internacional // Melhor Filme - Juri Feisal)
MOOOV Film Festival 2018;
Visionär Film Festival 2018;
Lima Independiente Film Festival 2018 (Menção Honrosa - competência ibero-americana)
Edinburg International Film Festival 2018;
Transatlantyk Festival 2018;
Taoyuan Film Festival 2018;
Queer Lisboa 2018;
Festival de Cine Latinoamericano de La Plata 2018;
Ostrava Kamera Oko 2018 (Grande Prêmio Câmera);
Third Horizon Film Festival 2018;
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2018;
Festival de Cine La Orquidea Cuenca 2018 (Melhor ator - Valmir do Côco)
Duhok International Film Festival 2018 (Menção Honrosa)
Festival Internacional de Cine de Morelia 2018;
Mumbai Film Festival 2018;
Geneva International Film Festival 2018;
Premio Iberoamericano de Cine Fênix 2018;
Festival do Rio 2018 (Prêmio Especial do Júri // Melhor Ator // Melhor Montagem)
XI Janela Internacional de Cinema do Recife;
Hollywood Brazilian Film Festival 2018;
XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema;
20º Festival FILMAR en América Latina;
Cine Esquema Novo 2018 (Prêmio Turmalina Negra)
5ª Mostra de Cinema de Gostoso;
CINE VIVO - Perth Independent Latino Film Festival 2018;
13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro (Melhor Filme - Júri Oficial //Melhor Filme – ABRACCINE //Melhor Filme - Júri Popular // Melhor Roteiro // Melhor Direção // Melhor Fotografia)
Goteborg Film Festival 2019;
Utopia Tournefeuille 2019;
22º Festival Internacional de Cinema Luso Brasileiro;
5ª Mostra Pajeú de Cinema;
Sydney Latin America Film Festival 2019;
Festival de Cine Migrante Buenos Aires 2019.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Tiago Melo
Roteiro: Tiago Melo e Jeronimo Lemos
Empresa Produtora: Lucinda Filmes & Urânio Filmes
Empresa Distribuidora: Inquieta Cine
Produtor: Leonardo Sette
Produtora Executiva: Vanessa Barbosa
Diretor de Fotografia: Gustavo Pessoa
Diretor de Arte: Ananias de Caldas
Desenho e Edição de Som: Guga S. Rocha & Marina Silva
Mixagem: Carlos Montenegro
Som Direto: Tiago Campos & Phelipe Joannes
Montagem: André Sampaio
Trilha Sonora: Tomaz Alves Souza & Mestre Anderson
Produtores associados: Diego Medeiros. Emilie Lesclaux, Elex Miguel, Gustavo Beck, Kleber Mendonça Filho, Pedro Sotero

SOBRE O DIRETOR
Tiago Melo é um dos profissionais mais atuantes do cinema brasileiro. Conta com 15 anos de dedicação ao cinema e soma  diversos curtas e mais de 30 longas-metragens em sua filmografia. Tiago nasceu no Recife em 1984 e iniciou sua carreira artística no teatro em 1999. Em 2007 participou do curso "A Construção Dramática" na Escuela Internacional de Cine y Televisión em San Antonio de los Baños, Cuba.
É produtor Associado do longa "Bacurau", Prêmio do júri Festival  de Cannes 2019 e "Boi Neon", premiado nos festivais de Veneza, Toronto, Hamburgo, Warsaw e Rio de Janeiro. Também é Diretor de Produção do "Divino Amor"(Sundance e Berlim) do "Aquarius" de Kleber Mendonça Filho, oficial de Cannes 2015 e o curta "Sem Coração", ganhador do "Prix illy du court métrage" na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes em 2014.
Como Diretor e Roteirista , Tiago assina o premiado curta-metragem "Urânio Picuí" (2012) e o seu primeiro longa metragem de ficção Azougue Nazaré. Vencedor de melhor filme na Brigth Future Competition do festival de Rotterdam em 2018. Além de acumular mais de 20 prêmios e mais de 40 festivais internacionais.
Atualmente Tiago Melo está em fase de pre produção do seu segundo longa, uma ficção científica chamada de "Yellow Cake".

Filmografia:
Urânio Picuí - documentário, 15', 35mm, 2012
Azougue Nazaré - ficção, 82', DCP, 2018

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Cine Especial: Clube de cinema de Porto Alegre: 'O Homem Mosca' - A escala para o sucesso

Sinopse: O Rapaz (Harold Lloyd) deixa a sua terra natal para ir para a grande cidade, com a promessa de que, quando tiver ganho dinheiro suficiente, chamará a Rapariga (Mildred Davis), para que casem. 

A figura de Harold Lloyd na história cinematográfica forma uma espécie de trindade ao lado Charles Chaplin e Buster Keaton dentro da era de ouro da comédia no cinema. Curiosamente, ele parece uma espécie de mistura desses dois grandes talentos, ao criar um perfil do indivíduo comum que busca pelo sucesso, mas que se mete em situações que se exige um bom preparo físico. Dessa mistura se criou a imagem do jovem em busca pelo sonho americano, mas que precisa enfrentar diversos obstáculos.
Muitos dos seus filmes sintetizam muito bem isso, ao ponto de alguns terem propostas quase sempre semelhantes, mas onde Harold Lloyd consegue obter a nossa simpatia e muitas gargalhadas. Porém, embora tenha atuado mais de duzentos filmes, se há um filme que sintetize toda a sua carreira esse filme foi "O Homem Mosca" (1923), do qual retrata o jovem norte americano em busca pelo sucesso, mas que para isso precisará passar por um inferno. O Resultado é uma verdadeira montanha russa de humor pastelão, com direito até mesmo de umas pitadas de suspense, já que sempre tememos na possibilidade dele se sair malsucedido nas situações em que ele se mete.
O início do filme, aliás, começa de uma forma simbólica e nos dizendo muito o que irá acontecer em seguida. Harold Lloyd parece que está na cadeia, recebendo visita dos seus parentes e aguardando ser enforcado. Porém, a câmera revela que estamos diante de uma estação de trem e onde o jovem protagonista está prestes a embarcar para ir trabalhar na cidade grande sempre em movimento.
O que torna esse minuto simbólico é forma como ele possui uma mensagem subliminar quase explicita sobre os percalços que o personagem enfrentará em seguida. No ambiente de trabalho, mais precisamente em uma loja de tecidos, o protagonista se mete em diversas situações em que transitam entre o sucesso e o fracasso e exigindo dele até mesmo momentos de força para se manter lucido. Ao mesmo tempo, ele finge a todo momento que é um empresário bem-sucedido, para assim agradar a sua noiva e realizar o sonho de se casar com ela.
Isso resulta em um emaranhado de situações que deixam o protagonista, além de nós que assiste, no maior sufoco e fazendo a gente se perguntar o que virá em seguida. Ao mesmo tempo, acontecem elementos que nos faz relembrar os grandes clássicos, tanto de Buster Keaton, como também do mestre Charles Chaplin. Porém, Harold Lloyd fala por si, principalmente em situações imprevisíveis e que resultam em um ato final inesquecível.
Difícil de descrever a sensação ao assistir o protagonista escalando um prédio e ficando pendurado em um grande relógio. A situação não é só uma forma para que o protagonista se tornar bem-sucedido na visão dos seus patrões e do público, como também representa a escalada do homem comum para poder obter os sonhos quase nunca alcançados. Mesmo com humor, o momento transita entre o suspense e nos prendendo na poltrona até o último minuto da obra.
"O Homem Mosca" é uma obra prima da era de ouro da comédia e da qual não envelhece ao nos identificarmos facilmente com o protagonista que luta contra os obstáculos que surgem em sua vida. 

NOTA: O filme terá exibição para associados e não associados nesta terça-feira (12/11/19), as 19horas na Sala Redenção da UFRGS.  Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre. 


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Cine Dica: Hitchcock é uma das atrações dessa semana na Sala Redenção

Cinema Universitário exibe produções gaúchas e filme de Hitchcock na próxima semana

A próxima semana na Sala Redenção terá filmes para todos os públicos: crianças, jovens e adultos poderão aproveitar a programação. A Mostra SESC de Cinema, iniciada na última, continua a exibir produções nacionais no Cinema Universitário, apresentando filmes realizados no Rio Grande do Sul e produções voltadas ao público infanto-juvenil. O Cinema recebe também as sessões mensais do Clube do Cinema de Porto Alegre, no dia 12, com o clássico “Homem Mosca”, e do CineDHebate Direitos Humanos, no dia 13, com a obra de Hitchcock “Um corpo que cai”.
Entre os filmes da Mostra SESC, está o curta-metragem “Poética de Barro”, um stop motion realizado com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha/MG). Baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, o filme, dirigido por Giuliana Danza, retrata a saga de uma pequena criatura que precisa sobreviver às mudanças da vida. A sessão acontece na quarta-feira, 13 de novembro, às 14h.
Também como parte da programação do ciclo, o mais recente filme da cineasta gaúcha Iuli Gerbase será exibido na Sala na quinta-feira, 14, às 16h. “A pedra” conta a história de uma família que vai fazer um passeio de rafting. Após o bote em que estão emperrar em uma pedra, uma situação inesperada surge e algumas questões nunca antes ditas vem à tona. Isso faz com que a filha mais nova (Ester Schafer) revele ao pai (Felipe Krannenberg) algo que não devia ter visto. A situação faz com que ela seja obrigada a perder um pouco de sua ingenuidade. A atriz mirim, Ester Schafer, foi destaque no último Festival de Cinema de Gramado ao receber uma menção honrosa.

Confira abaixo a programação completa clicando aqui. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Cine Dicas: Estreias Do Final De Semana (08/11/19)

'Cadê Você, Bernadette?'

Sinopse: A vida de Bernadette começa a parecer sem rumo, e ela resolve fugir da sua zona de conforto e desaparecer misteriosamente, deixando tudo para trás. Agora, Bee, sua filha, precisa juntar todas as pistas para descobrir onde foi parar essa mulher que imaginava conhecer tão bem, mas que se transformou em um verdadeiro ponto de interrogação.

'Bate Coração' 

Sinopse: Sandro é conquistador, acostumado a uma vida de luxo. Quando sofre um ataque cardíaco, precisa urgentemente de um coração novo, e recebe o transplante da travesti Isadora (Aramis Trindade), recém-falecida devido a um acidente. 

'Cine São Paulo'

Sinopse: Desde 1940, quando seu pai comprou um cinema na cidade de Dois Córregos, a vida de Chico passou a ser dedicada ao local. O edifício, que está deteriorado, precisa ser restaurado e Chico tem a obsessão de fazer o velho cinema voltar a funcionar.

'Link Perdido' 

Sinopse: Apresentamos o Mr. Link: dois metros e quarenta, 290 quilos e coberto de pelo. Mas não se deixem enganar pelas aparências. Ele é divertido, simpático e adoravelmente literal, o que faz dele a lenda mais cativante do mundo. 

'Mama Colonel'

Sinopse: Ela usa seu uniforme, boina e bolsa preta como um escudo protetor, no trabalho diário de dirigir uma unidade policial dedicada a proteger as mulheres que foram estupradas e as crianças que sofreram abusos nas regiões do Congo, que estão assoladas pela guerra.

'O Relatório'

Sinopse: O longa retrata o idealista Daniel J. Jones (Adam Driver), encarregado pela senadora Dianne Feinstein (Annette Bening) de liderar uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, criado após os atentados de 11 de setembro.

'Retablo'

Sinopse: Segundo Paucar é um menino de 14 anos que quer se tornar o melhor montador de caixas de brinquedo, como seu pai Noé, para manter o legado da família. À caminho de uma celebração da comunidades nos Andes, Segundo acidentalmente observa seu pai em uma situação que abala seu mundo inteiro.

'Sefarad' 

Sinopse: Em 1496, o rei D. Manuel proibiu o judaísmo e, por este motivo, a religião desaparece do país. 400 anos depois, Barros Basto (Rodrigo Santos), capitão do exército português, foi convertido ao judaísmo, e cerca de vinte comerciantes judeus fundaram a Comunidade Judaica do Porto, no norte de Portugal.

'Ventos para a liberdade'

Sinopse: No verão de 1979, na Alemanha Oriental, uma família bola um ousado plano para finalmente conseguir deixar o local: montar um grande balão caseiro que irá flutuar até a fronteira ocidental e repousar naturalmente logo depois. 


Veja Também: Leia a minha crítica sobre "Doutor Sono". "Meu Amigo Fela" chega ao CineBancários. 


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quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Parasita' - Delírio Cinematográfico

Sinopse: Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. 

Joon-ho Bong é um desses casos de cineastas autorais que conseguem fazer uma análise crítica sobre o mundo contemporâneo em que vivemos através de diversos gêneros. Se por um lado "Expresso do Amanhã" (2013) era uma ficção futurística sobre a luta entre as classes dentro de um único cenário, do outro,  "Okja" (2017) fala de uma sociedade consumista, zumbi e sem se importar com o consumo vindo de seres que não podem nem se defender.  Eis então que chegamos ao filme "Parasita", onde novamente se tem um estudo sobre o atrito entre as classes e culminando em desdobramentos surpreendentes.
O filme conta a história da família Ki-taek que se encontra desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. Porém, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Assim como ocorreu no já citado "Expresso do Amanhã",  Joon-ho Bong procura criar aqui uma  história com poucos cenários, ou seja, somente dois em que represente a realidade das duas famílias vistas na tela. Enquanto a família Ki-taek vive em um lar apertado e sem muitos recursos em uma periferia, a família rica, por sua vez, vive em um casarão e do qual contem até mesmo alguns segredos que os próprios desconhecem com um todo. De similaridade, percebemos que em ambos os casos são pessoas presas ao sistema do capitalismo, independente de quem tem mais recursos para obtê-los.
Na abertura, por exemplo, vemos os Ki-Taek desesperados em obter um sinal wi-fi de um vizinho, mesmo que para isso precisem ficar em cima da pia ou até mesmo de uma privada a todo custo. Lógico que se percebe uma ambição dessa família em querer sair dessa realidade limitada, nem que para isso trapaceie e vendam a sua alma.  Porém, a partir do momento em que eles conseguem os tão sonhados recursos através da família rica, é então que o cineasta abri as cortinas.
Com um primeiro ato onde há diversos pontos com pitadas de comédia. o filme vai se encaminhando para um teor de humor mais sombrio e culminando com a revelação nua e crua sobre a divisão entre as classes de hoje em dia. Não é de hoje que o cinema nos dá obras que nos fale sobre esse assunto, pois basta pegarmos, por exemplo, o clássico "Metrópoles" (1927) para constatarmos que isso já algo antigo e muito debatido. Porém,  Joon-ho Bong cria uma história em que sincroniza com esse sufoco cada vez maior dessa política neoliberal atual, do capitalismo desenfreado e culminando em momentos em que nada mais poderá ser controlado, mas sim sendo tudo transbordado.
É aí que chegamos ao derradeiro ato final, onde nada mais pode ser refeito, nem através de algum plano, pois não importa qual status a pessoa tenha, pois no final tudo se descarrilha. Se em "Coringa" Todd Phillips retrata o indivíduo comum se tornar uma entidade da natureza que não tem mais nada  perder ao ser moldada por uma sociedade doente,  Joon-ho Bong, por sua vez, nos diz que esse indivíduo está muito mais perto do que nós imaginamos e, por nossa culpa, nos pegará desprevenidos. Realidade é estilhaçada, novos sonhos são criados, mas tudo se torna indefinido.
"Parasita" é um dos melhores filmes do ano, ao nos dizer que estamos todos perdidos ao sermos consumidos pelo sistema do capitalismo e fazendo a gente se devorar uns aos outros. 


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