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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cine Especial: Retrospectiva 2011: Parte 3

BANCÁRIOS / GASTAL: UM ANO CHEIO DE OPÇÕES ALTERNATIVAS!
 Sabe o que é pior, quando se pega um jornal para ver ás estréias do final de semana?
É ver uma porcaria de um filme ocupando 90% das salas de cinema!
Nem vou citar títulos aqui, pois muita gente já tira uma base do que eu estou falando, mas daí quando acontece isso, é preciso agente ter que aturar? Claro que não né!
A melhor coisa é sempre dar uma pesquisada para ficar por dentro das outras opções que tem na cidade, e na maioria das vezes, são as cinematecas que guardam os ovos de ouro
Em Porto Alegre, por exemplo, se concentra duas cinematecas muito boas que são o Cine bancários e P.F. Gastal. A primeira, por exemplo, foi graças a essa sala que comecei os meus cursos pelo CENA UM, além de participar do elogiado Fantaspoa, sessões especiais com debates, na maioria das vezes com seus realizadores e de vez ou outra uma maratona de filmes até então inéditos em nosso circuito, como o complicado cinema Venezuelano.
 Já o Gastal, teve um ano similar ao Cine bancários, em alguns casos, dividindo certos eventos como o Fantaspoa, mas também surpreendendo em trazer certas celebridades do cinema estrangeiro, como Claire Nenis (Minha terra África).
Abaixo, deixo os principais eventos em que eu participei dessas duas salas durante 2011, e ano que vem, que tenhamos outras boas opções para nos fugirmos de certos filmes. Ta, podem me criticar, fanáticas pela saga Crepúsculo!
Nota: Cliquem nos títulos para lerem as matérias.

CINE BANCÁRIOS
  




P.F. GASTAL













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sábado, 24 de dezembro de 2011

NOTA: FELIZ NATAL PARA TODOS

Para sentir um pouco de gostinho nostalgico natalino, deixo abaixo A Rena do Nariz Vermelho.
Quem tem 30 anos como eu, sente saudade desse tempo, em que agente torcia para chegar o natal e ver esse longa natalino que conquistou uma geração toda.   
Bons tempos que não voltam mais, mas estão dentro de nossos corações.  

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cine Especial: Retrospectiva 2011: Parte 2

CINECLUBE ZH
O bom do meu trabalho que eu faço em um Sindicato, é ter acesso aos principais jornais do RS, e dentre eles, o jornal Zero Hora. Digo isso, porque se não fosse por esse jornal, não teria a oportunidade de participar de uma coisa muito boa que eles inventaram que é o Cineclube ZH, que foi criado para exibir filmes para um publico mais exigente, e também organizando ótimos debates após a sessão, o que torna muito mais enriquecedor. Um dos melhores sem duvida foi quando foi exibido o filme Sueco Em um Mundo Melhor, onde se tocou muito no assunto sobre o grande o grande mau que é a bullying que existe tanto ontem como hoje.
Minha primeira sessão com eles foi com Copia Fiel, que para mim, está entre os melhores filmes do ano, alias, é muito provável que a maioria dos filmes que o CineClube promoveu está entre os melhores filmes desse ano que está passando. Mas o melhor de tudo isso é que é de graça, sendo que unicamente você se inscreve e ganha dois ingressos para ir. Quer coisa melhor?
Confira as sessões que o CineClube ZH promoveu esse ano, e 2012 tem mais:
NOTA: Acesse minha critica de cada filme, clicando nos títulos.













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Cine Dica: Estréias no final de semana (23/12/11)

E ai gente, tamos ai. Entrei de férias do meu serviço habitual e por isso, decidi fazer (comprar) algumas coisinhas agora que estou folgado hehehehe. Nada melhor do que descansar, recarregar as baterias, para o novo ano que está chegando. Mas quem curte o meu blog, não se preocupe, pois continuarei postanto por aqui, mesmo que (pelo menos por um mês) não com muita freqüência.
Quanto as estréias, Tom Cruise não desiste e ataca com novo Missão Impossível, uma nova repaginada do clássico a Bela e a Fera no filme A Fera e finalmente, o filme com pinta de Oscar Todos Pelo Poder com George Clooney.

Confiram as estréias:

Missão Impossivel - Protocolo Fantasma
Sinopse: A trama mostrará o agente secreto Ethan Hunt e seu time da força-tarefa Missão Impossível no papel de foragidos da justiça. Após serem acusados de um atentado a bomba na Rússia Hunt e seu novo time precisam limpar o nome de sua agência quando o Presidente decreta o início do Protocolo Fantasma. Contando apenas com sua experiência e a ajuda do misterioso Brandt Hunt deve trabalhar fora do radar do Governo que os acusa de serem terroristas tentando iniciar uma Guerra Nuclear.

A Fera
Sinopse: Kyle Kingson tem tudo inteligência beleza riqueza e boas oportunidades mas possui uma personalidade cruel. Após humilhar uma colega de classe ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Enfurecido com a sua nova horrível aparência ele vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo.

 
Compramos um Zoológico
Sinopse: O filme baseado em uma história real apresenta Benjamin um pai solteiro que vive uma incrível história de superação. Após a morte da esposa Benjamin e seus filhos mudam-se para o interior da Califórnia para renovar e reinaugurar um zoológico em decadência. Sem nenhuma experiência prévia a família verá seus valores transformados pelo convívio com os animais do zoológico em uma experiência inebriante para toda família.


Tudo pelo Poder
Sinopse: Thriller político centrado na campanha de um candidato democrata à presidência dos Estados Unidos. Sthephen Myers é um jovem e ambicioso diretor de comunicação que não mede esforços para promover o seu candidato o governador Mike Morris.


Românticos anônimos
Sinopse: Jean-René (Benoît Poelvoorde) e Angélique (Isabelle Carré) são os Românticos Anônimos que dão nome ao longa. Ele é o dono de uma fábrica de chocolate. Ela, uma brilhante confeiteira que começa a trabaçhar para ele.Unidos pelo chocolate e pelo sentimento que nutrem um pelo outro, eles têm outra coisa em comum: a timidez patológica, coisa que torna quase impossível manter relações com outras pessoas.Assim, para viver esse romance, os apaixonados terão que passar pelas mais inusitadas situações mais inusitadas na tentativa de lidar com as emoções.


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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NOTA: TO AQUI AINDA GENTE!

Para aqueles que me acompanham e estranharam a falta de novas matérias, fiquem sabendo que eu entrei de férias do meu serviço habitual, e por isso estou descansando e comprando umas coisinhas hehehehe.Mas como eu prometi, irei continuar com a retrospectiva 2011, portanto aguardem para amanha uma nova matéria. Até mais.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cine Especial: RETROSPECTIVA 2011: Parte 1

Para começar essa retrospectiva, para dizer o que rolou de bom neste ano, com relação a mim e ao cinema, não poderia deixar de apontar sobre uma das melhores coisas que aconteceram comigo, para melhorar ainda mais o meu conhecimento sobre a 7ª arte.
Tudo começou por acaso, eu estava freqüentando o Cinebancários em certa ocasião, quando a garota da bilheteria, me deu um papel para eu escrever o meu email e receber as novidades do que ia rolar na sala. Com isso, certo dia recebo um convite para eu participar de um curso sobre Stanley Kubrick, criado pelo Instituto Cultural CENA UM e organizado pelo Sr Jorge. Com a batata (e boa) quente no colo, não poderia deixar passar isso em branco, já que por mais que tivesse conhecimento sobre cinema, faltava comprovante, ou melhor, dizendo, certificados comprovando isso. Desde aquele curso em diante, eu não só tenho participado dos atividades, como também (antes de cada curso) tenho feito especial com relação a cada uma das aulas que eu ia ter, que na maioria das vezes, eram de cineastas importantes para a historia do cinema.
Abaixo, todos os especiais que eu fiz de cada curso, onde terá acesso a todas as partes de cada um dos especiais. Boa leitura.

As Obras-Primas de Stanley Kubrick

Começando a minha jornada pelo CENA UM, justamente num curso sobre um dos meus diretores preferidos. E para saber muito mais sobre ele, Sérgio Rizzo (jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando) de uma forma tranqüila, fala sobre infância, vida, carreira e de filmes não concluídos (como Napoleão) desse grande diretor que filmou pouco, mas mostrou muito. Leia tudo sobre o especial de Stanley Kubrick clicando aqui.  

Joel e Ethan Coen: Clássico e Contemporâneo

Apesar de um contra tempo na segunda aula (nos deixaram no lado de fora do prédio) RAFAEL CICCARINI (professor e critico de cinema) nos explicou de tudo um pouco sobre esses irmãos cineastas e suas ligações com o cinema de ontem e hoje. Leia tudo sobre o especial sobre  os irmãos Coen clicando aqui.

 Como se ver um filme

Numa forma bem descontraída, Ana Maria Baiana (critica de cinema do site UOL) mostrou passo a passo o desenvolvimento de um filme, desde a pré produção até a sua eventual estréia. Leia mais sobre os filmes que seriam abordados no curso clicando nas partes: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

 Poesia e ensaio na obra de Jean Luc Godard

Num dos mais emocionantes cursos do CENA UM, Mário Alves Coutinho (escritor e historiador de cinema) encerrou as atividades com agente com os olhos cheio de lagrimas nos últimos minutos, ao ouvir na tela, suas próprias palavras sobre Godard, num pequeno especial que ele fez na TV. Mais fã do que isso impossível. Leia tudo sobre o especial Jean Luc Godard clicando aqui.

O fantástico cinema de Steven Spielberg

Numa forma rápida e descontraída, Robledo Milani (critico de cinema do site Papo de Cinema) da uma volta no tempo e fez nos relembrar dos grandes clássicos (principalmente os primeiros) desse diretor que mudou a forma do cinema de entretenimento. Leia tudo sobre o especial Steven Spielberg clicando aqui.

Ingmar Bergman:
O Cinema da Angústia Existencial
Não é fácil entrar no mundo de Bergman, e devido a isso, o veterano Jorge Roldán (pesquisador e professor de historia de cinema) foi convocado para selecionar esse problema para gente, e de quebra, fez todo mundo ficar com inveja dele, quando ele disse que numa ocasião, recebeu um beijo no rosto da atriz Liv Ullmann. Ainda bem que a inveja não mata! Leia tudo sobre sobre o especial Ingmar Bergman clicando aqui. Leia também: O que eu ainda não sei e Ingmar Bergman e Bergan e sua trilogia da violencia.

A obra Alfred Hitchcock

Durante quatro dias, Carlos Primati (colaborador regular de diversos periódicos com textos sobre cinema, televisão, música, videogames e quadrinhos) fez uma auto análise sobre tudo o que o mestre do suspense fez (tanto na Inglaterra, como nos EUA) e os ingredientes que o levaram a se tornar um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. Leia tudo sobre o especial Alfred Hitchcock clicando aqui. Leia também: Um Barco e Nove Destinos, Chantagem e Confissão e Jovem e Inocente.   

Nouvelle Vague:
História, Linguagem e Estética

Encerrando as atividades do Cena um com estilo neste ano, o ultimo curso foi uma espécie de volta no tempo. Franthiesco Ballerini (Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo) veio para Porto Alegre, para desenterrar as origens que criaram esse movimento histórico do cinema Francês, que deu origem a outros movimentos pelo mundo como o nosso Cinema Novo brasileiro, e de quebra, deu mais enfoque ao diretor Francois  Truffaut, sendo  mais do que merecido. Leia tudo sobre o especial Nouvelle Vague clicando aqui.


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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cine Dica: Em Cartaz: A PELE QUE HABITO

UM NOVO ALMODOVAR, QUE É O MESMO ALMODOVAR!
Sinopse: Antonio Banderas é o protagonista da nova produção assinada pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em A Pele que Habito Banderas interpreta Robert um obcecado cirurgião plástico que após a morte de sua esposa num acidente concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele com a qual ela poderia ter sobrevivido. Após 12 anos de estudos ele consegue criar em seu laboratório um tecido sensível ao toque mas resistente a qualquer tipo de agressão. Porém para chegar num resultado perfeito seria necessária uma cobaia humana além de um cúmplice e uma grande dose da falta de escrúpulos por parte de Robert. A cúmplice é Marília a mulher que o criou desde o dia em que nasceu. Já a cobaia uma jovem desaparecida para sua família não o fará de forma voluntária

Quando começa o filme, a sensação que se da, é que não estamos vendo um filme de Almodóvar, e devido a isso, alguns críticos e fãs do diretor começaram a tachá-lo, dizendo que ele mudou na sua forma de criar filmes, deixando então, sua visão própria. O que foi na verdade muita precipitação desses que disseram isso, pois o filme segue com todas as características que o diretor sempre explorou como identidade sexual, sexo, humor negro e universo da mulher, embalado com uma historia inusitada, mas muito bem dirigida.
É bem da verdade, o filme não é uma idéia original do diretor, sendo que a trama é inspirada no romance Mygale, de Thierry Jonquet, além de lembrar bastante o clássico Francês Os Olhos sem Rosto e do muito citado Frankenstein, mas verdade seja dita, como na vida tudo se copia, às vezes da copia, pode se tirar algo muito melhor, renovado (e porque não) inédito. Se a trama por vezes soa familiar, Almodóvar imediatamente quebra essa sensação, ao inserir um estuprador vestido de tigre de uma forma bizarra, além de (finalmente) explicar o que realmente é aquele universo novo do diretor, através de sonhos (ou flashback) que faz a trama ficar muito bem amarrada, embora agente não consiga manter o queixo no lugar, após tenebrosas e ao mesmo tempo fascinantes revelações.
Depois de vários anos, Antonio Bandeiras finalmente volta a trabalhar com o diretor, ao interpretar uma espécie de cientista maluco contemporâneo, que embora tenha seus motivos, jamais justifica o que ele fez, o que o torna mais fascinante. Mas é Elena Anaya a grande revelação da produção, onde com o seu ótimo desempenho, tem um feliz casamento com aquele universo que o diretor criou do inicio ao fim, se tornando a grande alma da historia.
Com uma fotografia vibrante, que remete as suas outras produções, A Pele que Habito pode até ter dado um novo sopro, que fez mudar por alguns momentos a direção do barco de Almodóvar, mas foi somente para dar um atalho, para o diretor continuar com as suas idéias, mas seguir novos horizontes.

Leia também: Os Olhos Sem Rosto.


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