Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Cine Especial: Os Melhores de 2021 e um Feliz 2022

Ataque dos Cães

2021 não foi um ano fácil. Continuamos com os mesmos problemas de 2020, onde um vírus ainda nos assombra e tirando de nós entes queridos que não precisavam terem perecido. O cinema, por sua vez, sobreviveu em meio aos percalços, mesmo quando todas as salas estavam fechadas e que, convenhamos, os streamings realmente foram uma verdadeira salva guarda. Por enquanto os cinemas estão reabertos, mas não podemos nos esquecer de continuarmos tendo cuidado e se continuarmos tendo esse pensamento o cenário, aos poucos, voltará ao normal ao longo do tempo.

O cinema estrangeiro de todo o mundo nos presenteou com ótimos títulos, onde cada um fala um pouco da nossa realidade em que vivemos e tendo gerado diversos debates ao longo do ano. Já o nosso cinema nacional, mesmo com esse desgoverno que usa de todos os meios em tentar mata-lo, continua vivo e nos brindando com boas produções para serem conferidas e debatidas. "A Última Floresta", por exemplo, é mais do que um documentário, como também um filme denúncia contra aqueles que desejam que os verdadeiros donos dessa terra sejam riscados do mapa e para assim tomarem as suas terras.

"Marighella" se tornou um filme sobre a resistência, daqueles que lutam pela sobrevivência da nossa cultura e que jamais aceitará que partes da nossa história sejam esquecidas. "Aos Olhos de Ernestos" se tornou um filme gostoso de ser assistido, ao colocar duas gerações diferentes uma da outra frente a frente, mas cujo os dilemas da vida não soam muito diferentes. Já "Nuvem Rosa" surpreende pelas suas previsões sobre o comportamento humano perante um perigo invisível e fazendo a gente se perguntar até que ponto o ser humano resiste perante o isolamento.

Em tempos de negacionismo, o mundo todo foi pego de assalto pelo filme "Não Olhe Para Cima". Embora ainda seja cedo afirmar isso, eu acho que ele se tornará um dos filmes que melhor sintetize esses tempos completamente sem nexo, onde nos deparamos com uma sociedade cada vez mais alienada, acreditando no que realmente quer acreditar e não dando crédito para a voz da razão na hora H. "Ataque dos Cães", por sua vez, é aquele filme que possui várias camadas subliminares, onde cada um tira as suas próprias conclusões após terem assistido e levando consigo o filme por um bom tempo.  

Duna

Acima de tudo, eu aprecio um cinema autoral, do qual o cineasta quer nos dizer alguma coisa com relação a sua visão pessoal que possui em referência a sua realidade em volta. Denis Villeneuve, por exemplo, não somente realizou o sonho de muitos ao fazer uma versão fiel do clássico literário "Duna", como também soube dosar e alinhar a sua visão de se fazer cinema com a proposta principal do autor Frank Herbert. Posso talvez ser criticado ao colocar "Tempo" na lista, mas aprecio a persistência de  M. Night Shyamalan em fazer cinema de sua autoria mesmo com todas as regras famigeradas da indústria hollywoodiana.

Falando nela, pelo visto esta indústria novamente voltou a obter grandes lucros, principalmente através dos filmes da Marvel que, por enquanto, mantem um bom nível. Porém, é notório que o próprio estúdio busque querer se arriscar em alguns momentos, como foi no caso de "Eternos", onde chamaram a cineasta autoral Chloé Zhao para comandar o espetáculo logo após ela surpreender o mundo com o seu indispensável "Nomadland". E embora eu não coloque na lista dos melhores do ano fico feliz que "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" tenha conseguido trazer o grande público para dentro das salas, pois não existe sinfonia melhor para um cinéfilo do que ouvir risos, choros e aplausos dentro do cinema e, ao menos, esse tipo de filme espetáculo consegue obter esse grande feito em trazer vida novamente dentro da sala e sendo algo que não se sentia desde que começou a pandemia.

Por fim, deixo abaixo a minha lista pessoal sobre os melhores do ano de 2021 e desejo a todos um feliz 2022. Que o ano novo que está vindo seja realizado os nossos sonhos, que tenhamos novos desafios, que derrotemos aqueles que desejam abaixar as nossas cabeças e que possamos prevalecer a nossa cultura e democracia.  

A Última Floresta


Top 10 do Cinema Estrangeiro  


 Ataque dos Cães 

2º Não Olhe Para Cima 

Duna 

Nomadland  

Meu Pai 

O Homem Que Vendeu a Sua Pele  

A Noite do Fogo 

Noite Passada em Soho 

No Ritmo do Coração 

10º Tempo 


Top 10 do Cinema Nacional  


A Última Floresta 

Marighella 

Aos Olhos de Ernesto 

Um Animal Amarelo 

A Febre 

Nuvem Rosa  

Pacarrete 

Porque Você Não Chora?  

A Menina Que Matou os Pais  

10º Vaga Carne 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: