Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'Noites de Tormenta'

Sinopse: Quando Adrienne Willis chega à cidade costeira de Rodanthe na Carolina do Norte, sua vida está um caos. Lá, ela espera achar soluções para seus problemas enquanto fica na pousada de sua amiga no final de semana. O único hóspede na pousada é Dr. Paul Flanner, um homem atormentado e com crise de consciência.  

Filmes românticos transitam entre o previsível para reflexões a serem compartilhadas para o cinéfilo. "Pontes de Madison" (1995), por exemplo, falava sobre o verdadeiro amor, mas do qual escapava devido ao medo das consequências. "Noites de Tormenta" fala sobre o amor, perdão e de como precisamos ouvir o próximo nos momentos de crise espiritual.

Dirigido por George C. Wolfe, do recente "A Voz Suprema do Blues" (2020), o filme conta a vida de Adrienne Willis (Diane Lane), que está um caos, o que faz com que busque refúgio em Rodanthe, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte. Lá ela fica na pousada de uma amiga, onde espera refletir sobre seus problemas com a filha adolescente, que vive criticando-a, e com seu antigo marido, que pediu para retornar para casa. Logo chega ao local o dr. Paul Flanner (Richard Gere), que enfrenta uma crise de consciência. Com uma violenta tempestade se aproximando, eles se conhecem melhor e, buscando consolo um no outro, têm um fim de semana que muda para sempre suas vidas.

George C. Wolfe procura fazer do cenário principal uma peça central para aproximação do casal central da trama, tanto que a pousada, com suas cores azuis fortes, representa uma espécie de refúgio, como se aquele local estivesse separado do mundo. Já a tão temida tormenta que não tarda a chegar nada mais é do que uma metáfora sobre os problemas interiores que estão atormentando o casal principal, mas que basta eles se aproximarem para começarem a voltar a sentirem bem como era antes.

Essa interatividade dos dois, aliás, começa de forma gradual e sem jamais soar forçado, mesmo a gente já tendo uma noção de que eles se apaixonarão um pelo outro. Se Richard Gere constrói um personagem que não é muito diferente do que já foi visto no clássico "Uma Linda Mulher" (1990), por outro lado, a veterana Diane Lane demonstra total segurança ao criar uma personagem que transita entre a razão e o desejo de jogar tudo para o ar quando a sua vida pessoal se encontra em conflito. Vale lembrar que ambos já haviam contracenado juntos em "Infidelidade" (2002) e aqui, novamente, a química dá muito certo.

Curiosamente, os personagens secundários se destacam, mesmos quando alguns deles não tenham certa relevância para a trama. Se James Franco é apenas um coadjuvante de luxo em cena, Viola Davis, por sua vez, demonstra peso em poucos minutos de cena e não é à toa que ela e o diretor trabalhariam novamente no já citado "A Voz Suprema do Blues". Porém, dessa ala de atores é Scott Glenm, do filme "Escritores da Liberdade" (2007) que rouba a cena, ao interpretar um viúvo que sofre com a perda de sua mulher e se tornando peça central do conflito do personagem de Richard Gere.

Embora já tenhamos uma noção do que irá acontecer no ato final da trama, tudo se salva graças ao esforço de   Diane Lane que se entrega de corpo e alma em um momento de pura emoção e que com certeza estremeceu muitos corações apaixonados por um amor impossível. No saldo geral o filme remete aos bons e velhos tempos dos filmes da "Sessão da Tarde", mas quando eram bons, compensatórios e esse ficaria muito bem a esse grupo.  "Noites de Tormenta' é sobre a vida que sempre dá o seu recado, de nunca deixar para amanhã o que pode fazer hoje, pois o verdadeiro amor pode estar ali em sua total plenitude. 


Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: