Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'Galeria Futuro'

Sinopse: A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro. 

A onda nostálgica do universo pop de tempos mais antigos está impregnando cada vez mais o mundo atual e ganhando mais adeptos, principalmente através daqueles que relembram muito dos bons tempos da música e do cinema. Ao mesmo tempo, há uma constatação que é preciso seguir em frente, mesmo quando os tempos mais alegres se tornam cada vez mais sedutores. "Galeria Futuro" (2021) fala sobre tempos nostálgicos que não voltam mais, mas tudo turbinado de uma forma bem humorada e descompromissada.

Dirigido por Fernando Sanches e Afonso Poyart, o filme conta a história de Valentim (Marcelo Serrado), Kodak (Otavio Muller) e Eddie (Ailton Graça), três amigos de infância que trabalham como lojistas na Galeria Futuro, um centro comercial no Rio de Janeiro. A beira da falência, a administração da galeria é surpreendida com a proposta milionária de um pastor que quer transformar o local em uma igreja evangélica. Arrasados com a possibilidade de perder suas lojas, o trio precisa encarar o presente, vencer limitações e confrontar seu futuro.

O primeiro ato faz recapitulação relâmpago sobre o cenário principal da trama além da origem do trio central que irá nos convidar para essa comédia. Com uma edição ágil, alinhada com desenhos bem criativos, o filme se torna interessante pelo uso de uma linguagem pop e que faz as pessoas fisgarem várias referências, desde aos filmes clássicos como também as músicas de sucesso tocadas em nosso tempo. Curiosamente, os realizadores foram até mesmo bem corajosos ao inserir drogas ilícitas dentro da trama como mote principal, mas tudo embalado com um humor descompromissado e gostoso de ser assistido.

O trio central está ótimo em cena, já que eles possuem um entrosamento que beira a perfeição e não me surpreenderia se os atores estivessem se divertindo com suas próprias piadas durante as filmagens. Já Luciana Paes me surpreendeu na construção de sua personagem, já que a sua Paula me pareceu muito com a Dona Hermínia do nosso eterno Paulo Gustavo e sempre roubando a cena quando surge na tela. Já Mihem Cortaz faz o que pode ao interpretar um bandido caricato, mas que não faz feio perante ao restante do elenco.

O ato final não passa de uma grande brincadeira sobre os tempos de nostalgia, dos quais presta uma homenagem aos bons e velhos filmes de sessão da tarde e tudo dosado com momentos pra lá de absurdos. O final não empolga, mas ao menos me divertiu até o ponto da história. "Galeria Futuro" é pura bobagem criada por esses tempos de nostalgia que nós sentimos e cujo o passado se torna cada vez mais dourado. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: