Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Cine Dica: Streaming: ' Star Wars - Vision'

 Sinopse: Nove curtas que exploram novas histórias do universo expandido.



Desde que George Lucas lançou em 1977 "Star War - Uma Nova Esperança" não houve somente três trilogias, como também filmes derivados, séries, desenhos, HQ, games, livros e diversos outros meios para explorar esse universo vasto. Chamamos isso de "o universo expandido", mas do qual é preciso ser muito fã para acompanhar tudo o que já foi lançado desde o final dos anos setenta. Infelizmente nem tudo foram flores ao longo desse percurso.

Desse universo expandido algumas coisas vieram a nos surpreender como "Rogue One: Uma História Star Wars" (2016), que embora seja uma trama que se passe antes dos eventos do episódio IV, ao mesmo tempo, ele pode ser visto independente de ser ou não fã da saga como um todo. E se por um lado "Han Solo" (2018) tenha desapontado alguns, por outro lado, "O Mandaloriano" (2019) se tornou uma das melhores coisas já realizadas para o universo expandido. Mas eis que surge agora "Star Wars - Vision" (2021), que não só nos apresenta novas histórias, como também nos leva para outros terrenos ainda desconhecidos com relação a mitologia dos Jedis.

"Visions"  é uma série de antologia que celebra a franquia "Star Wars" a partir de diferentes curtas no estilo anime. A cada episódio, um animador ou estúdio de animação japonês coloca sua lente sobre o universo criado por George Lucas, compartilhando o resultado com o público. Ao todo, são 10 visões fantásticas que, juntas, trazem uma perspectiva nova e multicultural para a Galáxia tão, tão distante.

Ao longo de sua vida George Lucas sempre deixou claro que bebeu da fonte da mitologia japonesa para a construção do seu universo. Em alguns curtas, por exemplo, se vê uma clara referência ao cinema samurai e para aqueles que conhecem a filmografia do mestre Akira Kurosawa verá ali elementos já vistos nos clássicos "Yojimbo - O Guarda-Costas" (1961) e "A Fortaleza Escondida" (1958). Por outro, principalmente pelo fato de as tramas serem feitas por desenhistas japoneses, há claras referências aos animes clássicos, como no caso de "Astro Boy".

Mas talvez o maior feito desses animes é saber explorar elementos até antes nunca vistos com relação a figura dos Jedis e com relação a sua principal arma que é o sabre de luz. Além de conhecermos novos personagens dos dois lados da força ficamos sabendo também como é feito um sabre de luz e dos motivos que levam os Jedis terem sabres coloridos enquanto os Sith possuírem sabres vermelhos. Curiosamente, tudo é muito bem explicado, onde os seus protagonistas são muito bem construídos e todo esse feito em curtas dos quais possuem no máximo quinze minutos.

"Star Wars - Vision" é uma grata surpresa para os amantes desse universo criado por George Lucas e provando que há ainda muito ser explorado nesta galáxia tão distante.  


Onde Assistir: Diney+


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: