Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Cine Dica: DÊ LEMBRANÇAS A TODOS - DORIVAL CAYMMI no CineBancários


Brasil I 2018 I Documentário I 73 min.

Retratar uma pessoa com a grandeza singular de Dorival Caymmi é um desafio. Cantor, compositor, violonista, pintor, o baiano é uma presença viva na cultura brasileira e na memória de qualquer pessoa que ouviu seus versos e melodias inesquecíveis. Um dos maiores gênios da MPB, influência para a Bossa Nova e o Tropicalismo.
O poeta que exaltou o mar e a natureza em várias canções, é tema do documentário Dê Lembranças a Todos, dirigido pelos irmãos Fábio e Thiago Di Fiore e produzido pela Contém Conteúdo. O documentário levou cerca de 4 anos para ser produzido, tendo seu início em 2014, ano de centenário de Dorival.
Depoimentos marcantes de familiares - como seus filhos Nana, Dori e Danilo Caymmi, e sua irmã Dinahir Caymmi, amigos e grandes artistas do cenário brasileiro, como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ângela Maria, Bibi Ferreira, Paulo Jobim, Hermínio Bello de Carvalho, pesquisadores da música brasileira como Ricardo Cravo Albin, Jairo Severiano, Sergio Cabral - antigas entrevistas, fotografias e imagens de época constroem o cenário e as histórias vividas por Caymmi. Com imagens atuais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o filme procura mostrar a influência da natureza e das “pequenas coisas da vida" na construção de suas canções. Seja em “O Mar”, “O Vento”, “Maracangalha” ou em “O que é que a baiana tem”, sua obra é a expressão de um artista como poucos, com a maestria para fazer algo simples, mas ao mesmo tempo sofisticado.
O documentário aborda alguns encontros importantes para a cultura brasileira, como a relação de amizade entre Caymmi, o escritor Jorge Amado e o artista plástico Carybé, fato importante para a evolução artística de cada um deles. Outro trio importante para a cultura brasileira, também homenageado e que faz parte da trajetória de Dorival, é Carmen Miranda, Tom Jobim, Vinicius de Moraes.
O filme conta também com cenários animados do artista gráfico Eloar Guazzelli Filho, compondo visualmente a música História de Pescadores, grande clássico de Dorival Caymmi.
Exibido inicialmente em 2018 no 10º Festival In-Edit Brasil, onde recebeu menção honrosa do júri, o filme participou do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema de Salvador e da Mostra Retrospectiva/Expectativa da Fundação Joaquim Nabuco em Recife. No circuito comercial o filme foi exibido em Salvador, Recife e Maceió e entra em cartaz, a partir do dia 18/04, em novas cidades como Porto Alegre, São Paulo, Vitória, Manaus, Aracaju, aproveitando o aniversário de 105 anos de Dorival Caymmi no dia 30/04.
A produtora em parceria com Danilo Caymmi, músico compositor, filho de Dorival, lançou o álbum digital Dê Lembranças a Todos, contendo a trilha sonora do filme. São 30 músicas gravadas entre 1955 e 1996. A seleção apresenta grande parte das canções de Caymmi, já que a obra do compositor é grande em qualidade, mas não em quantidade, totalizando pouco mais de 100 músicas finalizadas entre os anos 1930 e 1990.
Na trilha, sucessos de Dorival – Acontece que eu sou baiano (1944), É Doce morrer no mar (1941), João Valentão (1953), Maracangalha (1956), Marina (1947), O vento (1949), Oração de Mãe Menininha (1972), Saudade de Itapoã (1948), Só louco (1955) e Vatapá (1942).
Em um período onde a velocidade da informação e o sucesso a qualquer custo parecem prevalecer, Dê Lembranças a Todos é um convite para refletir sobre o tempo, a natureza e a amizade.

Ficha Técnica
Dê Lembranças a Todos – Dorival Caymmi BRASIL
Uma produção: Contém Conteúdo
Direção: Fábio Di Fiore e Thiago Di Fiore
Distribuidora: Maff Duração: 73 minutos
Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Dorival Caymmi, em toda carreira, criou pouco mais de 100 canções. O suficiente para se tornar um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu estilo é único: letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. Um artista por essência, expressava o que via na própria vida não só através da música, mas também do desenho e da pintura. De sua infância aos dias de hoje, o documentário traça a trajetória da vida de um dos fundadores da música popular brasileira.
Elenco: Dorival Caymmi, Dinahir Caymmi, Danilo Caymmi, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulo Jobim, Angela Maria, Jards Macalé, Hermínio Bello de Carvalho, Bibi Ferreira, Paloma Amado, Solange Carybé, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Jairo Severiano, Ricardo Cravo Albin, Georgiana de Moraes e Maria de Moraes.


HORÁRIOS DE 25 DE ABRIL A 01 DE MAIO (não há sessões nas segundas-feiras):

25 de abril:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

26 de abril:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Dia 27 de abril:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Dia 28 de abril:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Dia 30 de abril:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Dia 01 de maio:
15h- LOS SILENCIOS + CURTA: kAIRO
17h – CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
19h – DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331204 

Nenhum comentário: