Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cine Dica: Curso Jafar Panahi - Cinema Iraniano


 
 CURSO
 Apresentação
 
Expoente da fase recente de uma das cinematografias mais aclamadas do planeta, o iraniano Jafar Panahi possui uma filmografia inventiva, provocativa e combativa. Panahi estudou cinema na Universidade de Teerã e iniciou a carreira como assistente de Abbas Kiarostami - que, aliás, assina o roteiro de seu primeiro longa-metragem, O Balão Branco. Suas obras, que desde a década de 1990 acumulam passagens bem-sucedidas pelos principais festivais do mundo, refletem uma realidade de repressão política à produção cinematográfica em seu país, onde os filmes são submetidos a rigorosas normatizações elaboradas à luz do código islâmico. 
Esta realidade levou Panahi a uma situação absolutamente particular que comoveu o mundo ao longo da última década: acusado de conspirar contra o governo, ele foi proibido de filmar e obrigado a viver em prisão domiciliar. Com isso, passou a fazer filmes de forma clandestina, com o apoio de amigos. Seus trabalhos, além de jogarem luz sobre a pressão a que estão sujeitos os artistas no Irã, também chamam a atenção por promoverem um constante questionamento aos limites entre a realidade e ficção, o que se torna ao mesmo tempo um instrumento de luta e um estudo profundo sobre o papel da arte e a sua relação com o mundo.
 
Objetivos
 
O Curso O Cinema Metanarrativo de Jafar Panahi, ministrado por Pedro Garcia, propõe uma revisão geral da obra do cineasta iraniano, desde os seus primeiros filmes na década de 1990 – como O Balão Branco, O Espelho e O Círculo, marcados por forte tonalidade política - até a fase mais recente, em que seus trabalhos são rodados e distribuídos na clandestinidade – incluindo Isso Não É Um Filme, Taxi Teerã e o recém-chegado ao circuito brasileiro Três Faces, nos quais, além da militância, as fronteiras entre a realidade e a ficção são exploradas à última potência. Seus filmes serão analisados em um cenário de eclosão de um cinema de resistência no Irã e em um contexto de valorização, no contemporâneo, de obras de arte autorreferentes e que se propõe a discutir o papel da arte no mundo e os seus limites.

 

 

Curso

O CINEMA METANARRATIVO DE JAFAR PANAHI
de Pedro Garcia

 

Datas: 27 e 28 de Abril (sábado e domingo)
 
Horário: 14h às 17h
 
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
 
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
 
Material: Certificado de participação e Apostila


Investimento
** Promoção de Aniversário / Cine UM - 10 Anos **
Apenas R$ 70,00

(depósito, transferência ou cartão de crédito)
 

Informações:
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
  

Inscrições on line:
www.cinemacineum.blogspot.com/2019/04/jafar-panahi.html
 
  

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos 
Patrocínio
Total Poker Club 
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

Nenhum comentário: