Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Cine Dica: DEDO NA FERIDA de Silvio Tendler



Mais recente documentário de Silvio Tendler estreia no CineBancarios
Com sessões às 17 h e 19 h a partir do dia 21 de junho, “Dedo na Ferida” se afirma como um filme incomodamente atual em tempos sombrios, nos quais o mundo se depara com a perda progressiva de direitos sociais e com o ressurgimento de movimentos de extrema-direita.

“Dedo na Ferida” trata do fim do estado de bem-estar social em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza a justiça social. Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto o capital aspira a concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, há os que lutam para transformar o mundo levantando temas como os direitos sociais, o desemprego, o mercado e o extremismo.
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Com a precisão de um olhar lapidado em mais de 80 obras de cunho histórico e social, o diretor trata da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em uma conjuntura onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. Para traçar um panorama do cenário contemporâneo, foram entrevistados Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; Paulo Nogueira Batista Jr, vice-presidente do banco dos Brics; o cineasta Costa-Gavras; os intelectuais Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra, Portugal), David Harvey (University of New York, Estados Unidos) e Maria José Fariñas Dulce (Universidade Carlos III, Espanha); os economistas Ladislau Dawbor (PUC-São Paulo), Guilherme Mello (Unicamp) e Laura Carvalho (USP), entre outros pensadores que interferem no mundo contemporâneo.
Em nome dos interesses do grande capital internacional, um pequeno grupo comanda o destino dos recursos do planeta. Para o 1% mais rico da população, uma crise nunca deve ser desperdiçada. Quebras de bolsas de valores, estouro de bolhas especulativas e a bancarrota de países que levam famílias para linha da miséria viram uma oportunidade para aumentar o seu capital, seu poder e sua influência. Eles são os donos do poder. 65 famílias têm, aproximadamente, a mesma riqueza que metade da população mundial. Bancos, seguradoras, fundos de investimento e elites econômicas navegam em uma esfera onde taxas de juros e dívidas de governos são a moeda mais forte.
“Dedo na Ferida” discute o retrocesso ideológico e as posições neoconservadoras pautados pelo empobrecimento da classe média, pela falência dos Estados e pelo desemprego. Examina de que forma o capitalismo deixou de ser produtivo para se tornar meramente especulativo, motivado pela aposta na geração de dinheiro fácil. O sistema financeiro, que deveria servir ao propósito de levar recursos dos setores superavitários para os deficitários interessados em investir em produção, abandonou o papel de “atravessador” e se assumiu como fim principal das transações econômicas.
Os governos nacionais perdem autonomia e passam a lutar contra massas de capital que circulam livremente pelo globo. Grécia, Espanha, Portugal, Brasil e tantas outras nações veem seus destinos definidos pelos interesses da esfera financeira. Grandes corporações, que, por vezes, detém orçamentos mais robustos do que o de alguns Estados, atuam como um “governo sombra”, guiando políticas públicas que favorecem à maximização de seus lucros.
Consideradas importantes demais para falir, grandes corporações envolvidas diretamente na crise que atingiu o sistema econômico internacional em 2008 não foram responsabilizadas pelo estrago causado na economia produtiva. Operando dentro da lei e socorridas com dinheiro público, seguem acumulando um capital volátil, transnacional, pouco produtivo e guardado em paraísos fiscais. E elas estão prontas para lucrar na próxima crise.


DEDO NA FERIDA
Brasil / Documentário / 2017 / DCP / 90 minutos
Roteiro e Direção: Silvio Tendler
Produção: Maycon Almeida
Fotografia: Lúcio Kodato, Maycon Almeida, Tao Burity
Montador: Fransciso Slade
Distribuidora: Caliban Produções
Elenco: Costa-Gavras, David Harvey, Eduardo Tornaghi, Maria José Fariñas
Classificação etária: Livre

Entrevistados
Anderson Marinho Ribeiro
Bruno W. Medsta
Boaventura de Sousa Santos
Costa-Gavras
Celso Amorim
David Harvey
Guilherme Mello
Guilherme Boulos
Gianni Tognoni
João Pedro Stedile
Keith Cattley
Laura Carvalho
Ladislau Dowbor
Luis Nassif
Maria José Fariñas Dulce
Oscar Oliveira
Raquel Rolnik
Paulo Nogueira Batista Jr
Yanis Varoufakis

Grade de horários:
*Não abrimos segundas-feiras

21 de junho (quinta-feira)
15h – Travessia + Baronesa
17h – Dedo na Ferida
19h – Dedo na Ferida

22 de junho (sexta-feira)
15h – Travessia + Baronesa
17h – Dedo na Ferida
19h – Dedo na Ferida

23 de junho (sábado)
15h – Travessia + Baronesa
17h – Dedo na Ferida
19h – Dedo na Ferida

24 de junho (domingo)
15h – Travessia + Baronesa
17h – Dedo na Ferida
19h – Dedo na Ferida

26 de junho (terça feira)
15h – Travessia + Baronesa
17h – Dedo na Ferida
19h – Dedo na Ferida
 
27 de junho (quarta-feira)
Não há sessão (jogo do Brasil na Copa do Mundo)
 
C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331204

Nenhum comentário: