Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: Los territórios e curta metragem The Beast



Sinopse: Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista argentino, embarca em uma jornada, perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo.

Os primeiros anos do século 21 transitam entre avanços e retrocessos, como se os erros do passado resistissem ao se alimentarem por lideres fundamentalistas e que usam as leis de Deus como arma. Os ataques contra o jornal Charlie Hebdo em Paris é somente um pequeno exemplo dessa grande teia de eventos que, infelizmente, pode culminar em guerras sem fim. Los Territórios transita entre a ficção e a realidade, pois ao acompanharmos protagonista fazendo um giro pelo mundo, se descobre que todo país que se preze tende a ruir de acordo com o passo em falso dos homens do poder, tanto devido a guerras internas, como também entre jogos políticos.
Dirigido e estrelado pelo argentino Ivan Granovsky, o filme acompanha a sua jornada ao redor do mundo. Seu interesse em vagar em diversas terras se deve principalmente após o jornal Charlie Hebdo, do qual o seu pai trabalhava, ter sofrido um atentado terrorista. Em sua caminhada, Ivan dá de encontro com diversas culturas, assim como políticas distintas e seus benefícios e erros que moldam cada uma dessas terras.
O filme já começa dando uma dica do que virá a seguir, onde Ivan transita entre realidade e ficção durante a realização desse documentário, mas dando mais espaço aos verdadeiros fatos, a partir do momento em que se percebe que nenhuma ficção supera uma realidade nua e crua. Começando a sua cruzada pela América latina, o cineasta dá de encontro com a realidade pré golpe imposto no Brasil em 2016 e tendo um encontro rápido, mas eficiente, com o ex presidente Lula. Embora esse momento tenha passagem rápida vista na tela, é um momento poderoso, principalmente para o brasileiro de hoje, do qual vive com um futuro indefinido e moldado por políticos corruptos.
Claro que, principalmente pelo fato de ser judeu, não demora muito para Ivan visitar as suas raízes, mas dando de encontro com os conflitos que nunca sucumbem. Embora ele pareça estar atuando, é notório também quando ele não está, principalmente quando demonstra um ar de apreensivo, onde ele tenta entender a lógica dos eventos que vai testemunhando. O conflito entre Israel e Palestina, por exemplo, é representado por imagens de um imenso muro, do qual foi moldado por tolos e poderosos em tempos de conflito.
Com um final simbólico do qual se passa no Mar Morto, Los territórios é tanto sobre as diversas nações do mundo, como também sobre o ser humano atual que transita entre a razão, insanidade e que afeta o destino de inúmeros povos pelo globo.  


Curta The Beast

Sinopse: Um dia divertido num safári em algum lugar da África do Sul: o bagageiro Jacob sonha que mata um leopardo com as próprias mãos, Anthea tenta limpar um chalé isolado, Cosmas varre folhas sob a árvore com sinal de celular enquanto escuta as conversas dos turistas e Ndu é um guia-florestal num safári onde não tem bicho nenhum. Shaka, um dançarino Zulu, quer atuar numa peça de Shakespeare, enquanto Thando, sua namorada, lhe diz umas verdades sobre a vida.
 
Escrito e dirigido por Michael Wahrmann e pela Sul Africana Samantha Nell, o curta-metragem The Beast será exibido antes das sessões do filme Los Territorios, de Ivan Granovsky. Ambos os filmes estrearam ontem no Cinebancários. The Beast, que foi exibido inicialmente na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes em 2016, narra um dia em um parque temático da África do Sul, mostrando a relação dos personagens com suas expectativas e realidades.
Com um teor crítico, o curta é um retrato de um povo que tenta manter viva as suas raízes de suas velhas tradições, em meio a um capitalismo aproveitador, mas do qual os próprios acabam sobrevivendo por ele. Alienação, por sua vez, corrompe aqueles que se encontram do lado de fora dessa realidade, mas mantendo acordados aqueles que se encontram do lado de dentro e que ainda tentam mantêm a chama de um passado mais dourado.

Onde assistir: Cinebancários: Rua General Câmara, nº424, centro de Porto Alegre. Horário: 17h. Espaço Itau 8. Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia, Porto Alegre. Horário: 15h30.


Nenhum comentário: