Nos dias 16 e 17 de
setembro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, participando do
curso Cinema e Sonhos, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Psicanalista
Leonardo Della Pasqua. Enquanto os dias da atividade não chegam, estejam por
aqui comigo, para mergulhar nos melhores exemplos cinematográficos e dos quais tentam
retratar um pouco esse nosso universo do sonhar.
Suspense,
Sonhos, Delírios e o lado mais Fundo do nosso Subconsciente
Numa das postagens anteriores
eu havia destacado Quando Fala o Coração (1945), filme de Alfred Hitchcock, do
qual ele obteve ajuda do artista Salvador Dali, onde juntos criaram uma cena e
da qual ela poderia ser um retrato fiel de um sonho ou de uma representação do cenário
mais fundo do subconsciente do ser humano. Porém, essa exploração dos significados
dos sonhos, ou até mesmo de uma mente complexa ou febril, acabou não sendo a
última vez que o mestre do suspense exploraria. Abaixo, cito quatro filmes, dos
quais ele vai novamente a fundo dentro da mente, das fantasias do ser humano e
que com certeza um desses será destaque no curso do Cine Um.
Rebecca:
A Mulher Inesquecível (1940)
Sinopse: Uma jovem de
origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence
Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa.
Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente
descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.
Primeiro grande
sucesso de Alfred Hitchcock nos EUA em 1940 (e único da sua carreira a ganhar
Oscar de melhor filme) explora os significados das verdades e mentiras através
das sombras do passado. Um dos maiores méritos desse filme seja pelo fato da
protagonista nunca aparecer de fato. Rebecca está morta, mas os restantes dos
personagens trama vivem, para o bem e para o mau, sobre sua sombra. Até o final
da projeção fica a pergunta quem foi realmente essa mulher?
Joan Fontaine e
Laurence Olivier esbanjam talento a todo o momento, mas é Judith Anderson que
consegue criar uma das mais assustadoras vilãs da historia do cinema
interpretando Sra. Danvers empregada de Rebecca no passado.
Suspeita
(1942)
Sinopse: A socialite Lina McLaidlaw está apaixonada.
Ela suspeita que Johnnie Aysgarth, o playboy que entrou na sua vida e casou com
ela, é um assassino - e que ela poderá ser sua próxima vítima.
Suspeita de Alfred
Hitchcock combina de maneira inteligente romance, mistério e uma incrível
atmosfera (como um estranho e incandescente copo de leite, efeito possível
graças a uma lâmpada acesa colocada dentro do vidro). Joan Fontaine vive a
vulnerável e neurótica Lina, depois de ser aclamada por seu trabalho em
Rebecca, também de Hitchcock, numa incrível desempenho que lhe rendeu o Oscar e
o Prêmio de Melhor Atriz segundo o New York Film Critics Award, em 1941.
Vivendo um papel bem diferente do seu estilo, Cary Grant interpreta Johnnie, um
trapaceiro e charmoso esbanjador. Mas seria ele também um assassino? Como um
copo que pode ou não conter veneno, as palavras e atos de Johnnie podem ou não
ser bem ameaçadores.
Curiosidades: Alfred
Hitchcock originalmente queria Johnnie como o culpado, mas o estúdio achou que
o público não aceitaria Cary Grant como um assassino. Alfred Hitchcock parece
no filme enviando uma carta no posto dos correios da cidade.
Um Corpo
que Cai (1958)
Sinopse: Em São
Francisco, um detetive aposentado (James Stewart) que sofre de um terrível medo
de alturas é encarregado de vigiar uma mulher (Kim Novak) com possíveis
tendências suicidas, até que algo estranho acontece nesta missão.
Alfred Hitchcock era
um caso raro de diretor que dificilmente fazia um filme ruim (talvez o Terceiro
Tiro fosse um deles) criando assim uma infinita lista de ótimos filmes, onde
cada um deles possui cenas inesquecíveis. Muitos consideram Psicose sua obra
prima, mas acho que Um Corpo que Cai se supera por criar uma trama que possui
tantas camadas para serem descascadas que quando chegamos ao verdadeiro enigma
da trama, ficamos estupefatos com o fato de termos sido manipulados tanto
quanto o próprio personagem de James Stewart.
Curiosidades: O
diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos exatos 11 minutos de Um Corpo Que
Cai, caminhando com um terno em frente ao estaleiro de Gavin Elster. Na época
recebido pela crítica com reservas, hoje Um Corpo Que Cai é considerado a
obra-prima de Hitchcock.
Marnine: Confissões
de uma Ladra (1964)
Sinopse: Mark Rutland
(Sean Connery) apaixona-se por uma funcionária (Tippi Hedren) de sua empresa.
Ela de fato é linda. Mas sua especialidade é utilizar falsas identidades e
disfarces para aplicar grandes golpes em empresários, levando deles somas
consideráveis. Ao descobrir que foi roubado, Mark tem uma atitude inusitada:
casa-se com a ladra. Ele descobre que seu verdadeiro nome é Marnie, e que ela
tem uma profunda aversão por homens. Casou-se apenas para não ser presa. Por
trás das estranhas atitudes de Marnie, há um terrível segredo, do qual ela
mesma não tem consciência. Mas Mark está disposto a descobri-lo.
Outro dos quase
insuperáveis suspenses psicológicos de Alfred Hitchcock. Baseado no romance
Winston Graham e valorizado pela interpretação de Connery. Apesar de um tanto
lento, mais pesado do que o outro filme do mestre do gênero, é bem desenvolvido
algumas das suas características como a dubiedade dos comportamentos, das
reviravoltas da trama e seu especial sentido da sexualidade.
Curiosidades: Tippi Hedren,
estrela de Hitchcock revelada em "Os Pássaros", é mãe da atriz
Melanie Griffith e Bruce Dern, também no elenco, é pai de Laura Dern, de
"Parque dos Dinossauros. A música foi composta por Bernard Herrmann,
curiosamente o responsável pela maioria das trilhas sonoras do mestre do suspense,
como "Psicose", "O homem que sabia demais"e "Festim
Diabólico".
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