Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cine Dica: Exibição e debate de curtas gaúchos premiados em Gramado

CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS PROMOVE DEBATE SOBRE CURTAS GAÚCHOS PREMIADOS NO FESTIVAL DE GRAMADO
Sob Águas Claras e Inocentes (2016) – Porto Alegre Direção: Emiliano Cunha

Na terça-feira, 29 de agosto, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove uma sessão especial com os seis curtas premiados pelo júri oficial na Mostra Gaúcha do 45º Festival de Gramado. Serão exibidos Secundas, de Cacá Nazário, Yomared, de Lufe Bollini e Mariana Yomared, Sob Águas Claras e Inocentes, de Emiliano Cunha, Temporal, de Gabriel Honzik, 1947, de Giordano Gio, e Solito, de Eduardo Reis. Após a exibição, acontece um debate com realizadores e integrantes das equipes. A sessão tem entrada franca.
A sessão é composta por filmes que receberam prêmios do júri formado pelo diretor de fotografia Alziro Barbosa, a cineasta Lara Lima, a documentarista Isabela Cribari, o ator João Campos e o cineasta, pesquisador e montador Geraldo Veloso.

Troféu Assembleia Legislativa

Melhor filme: “Secundas”, de Cacá Nazario
Melhor direção: Emiliano Cunha por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Melhor ator: João Pedro Prates em “1947”
Melhor atriz: Mariana Yomared em “Yomared”
Melhor roteiro: Gabriel Honzik por “Temporal”
Melhor fotografia: Carine Wallauer por “Temporal”
Melhor direção de arte: Eduardo Reis por “Solito”
Melhor música: Mariana Yomared e Banda da Convenção de Malabares de Florianópolis em “Yomared”
Melhor montagem: Lufe Bollini em “Yomared”
Melhor edição de som: Ivan Lemos e Thiago Gautério por “Temporal”
 Melhor produtor (produtor-executivo): Ausang, Davi De Oliveira Pinheiro, Emiliano Cunha e Pedro Guindani por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Menção honrosa: ao elenco do filme “Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha

FILMES

1947 (2017) – Porto Alegre Direção: Giordano Gio/ 20' O jovem Hermes, isolado em seu sótão, envolve-se em uma insólita espiral emocional depois de flagrar o suicídio de seu avô, de quem herdou o nome, a curiosidade, as contradições e uma estranha obsessão por tudo que aconteceu no ano de 1947.

Secundas (2017) – Porto Alegre Direção: Cacá Nazario / 16’ Uma fagulha pode incendiar uma pradaria.

Sob Águas Claras e Inocentes (2016) – Porto Alegre Direção: Emiliano Cunha/ 17’21’’ As últimas horas de um sujeito numa cidade que não mais o aceita. Sozinho e irrelevante, se despede daqueles que ama, enquanto reconstrói sua identidade e encontra a redenção e o renascimento ao mergulhar, livre, em águas claras e inocentes. Uma carta para nossa pátria mãe em seu leito de morte.

Solito (2017) – Porto Alegre Direção: Eduardo Reis / 5’ A Solidão segue um Morador de rua pela cidade.

Temporal (2016) – Porto Alegre Direção: Gabriel Honzik / 13’ No passado, uma mulher canta sobre saudade. No presente, uma menina tem um encontro inesperado. A torre do clube viu tudo desde o início.

Yomared (2017) – Porto Alegre Direção: Lufe Bollini e Mariana Yomared/ 15’00’’ O curta se estabelece na relação entre o diretor-montador e a bambolista Mariana Yomared, que convivem nos espaços do Palacete Bertiolli, onde atualmente (re)existe o Estúdio Lâmina. Uma relação afetuosa em que a câmera foi o dispositivo para uma singela observação sobre o feminino. O filme ainda é livremente inspirado no capítulo “O segredo como assassinos” do livro Mulheres que Correm Com os Lobos, da escritora e psicanalista Clarissa Pinkola Estés.

Nenhum comentário: