Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de março de 2017

Cine Dica: Curso Trilogia Godfather

Curso
INSCRIÇÕES ABERTAS



Apresentação

No final dos anos 1960, a efervescência cultural e social da América provocou mudanças nos temas, na forma de produção e nas próprias influências sofridas pelos filmes produzidos nos cinema norte-americano, no que foi o início da chamada Nova Hollywood. Um dos filmes mais celebrados desse período, tanto pelos resultados criativos como pelo impacto social e cultural obtido foi O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972) baseado no best-seller de Mario Puzo, que marcou a história do cinema e constituiu-se ao longo dos 18 anos seguintes, em uma trilogia.

De uma obra inicialmente destinada a se tornar um mero produto de segunda classe, a adaptação encontrou, no jovem Francis Ford Coppola, um surpreendente artista disposto defender suas ideias a ponto de transformar uma adaptação problemática em um filme referencial. Coppola manteve a base da história de Puzo, mas ampliou um livro problemático, usando de recursos da linguagem cinematográfica, até torná-lo a epítome dos filmes de gângster e, talvez, do próprio cinema norte-americano contemporâneo.
Sempre lembrado pelos fãs por cenas emblemáticas, frases absorvidas pela cultura popular e histórias de bastidores, os três filmes também dividem opiniões na busca pelo "ponto alto" da trilogia. Um mergulho que vá além dos elementos já conhecidos e discutidos normalmente relacionados à pré-produção e filmagens vai revelar que os três filmes na verdade devem ser compreendidos como uma só obra. Assim, identificamos seu grande tema de fundo e a forma como os elementos da linguagem cinematográfica podem ser compreendidos, através da análise fílmica, para ampliar a compreensão da trilogia como um todo.


Objetivos

O Curso Trilogia Godfather – Tradição, Família & Poder, ministrado por Fábio Rockenbachvai oferecer uma visão baseada na Análise Fílmica da trilogia O Poderoso Chefão, estabelecendo como recursos da linguagem audiovisual determinam a compreensão dos três filmes e suas relações, a partir do olhar sobre elementos da mise-en-scène, das propriedades discursivas da câmera, da montagem e de paralelos narrativos estabelecidos ao longo dos filmes.

A partir da análise de diferentes códigos fílmicos e não-fílmicos, o curso analisará a construção narrativa, os paralelos estabelecidos ao longo da trilogia, as alegorias construídas a partir do cenário, do figurino, dos arcos dramáticos, da trilha e dos principais temas em torno dos quais se constrói a tragédia de Michael Corleone e da mais conhecida família mafiosa da cultura popular.


Público alvo
Esta atividade se destina a qualquer interessado.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.


Conteúdos

Aula 1

- Preparando o olhar
a) Introdução sobre elementos discursivos e códigos audiovisuais;
b)As propriedades de discurso da câmera, encenação, mise-en-scéne, som e a importância de sua compreensão para a interpretação e o sentido do filme através da análise fílmica.

- O Poderoso Chefão
a) Do livro para as telas: o impacto do filme na cultura popular e a importância de Coppola para a transposição;
b) Adaptar para o cinema, mais do que transpor: livro x filme;
c) A compreensão da série como um só filme - uma visão em construção.

- Estrutura narrativa dos três filmes

- Trama e sub-trama
a) A rotina de uma família mafiosa siciliana vista de dentro;
b) A tragédia de Michael e a eterna comparação com o pai;
c) Paralelos narrativos estabelecendo o tema principal.

Aula 2

- A religião e seu papel na tragédia de Michael Corleone

- O papel feminino na trama

- Montagem linear e paralela construindo significados

- Rimas visuais

- Análise de cenas
a) A terra da liberdade;
b) Composição e hierarquia;
c) Identificação;
d) Enquadramento e discurso;
e) Alegoria, citação e discurso visual;
f) O som como discurso.


Ministrante: Fábio Rockenbach
Jornalista, e especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual e mestre em recepção literária. Foi editor cultural do grupo Diário da Manhã (Passo Fundo) de 2007 a 2010. Professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF (Universidade de Passo Fundo), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Artes Visuais, onde leciona a cadeira de Estilo e Processos Cinematográficos. É coordenador do projeto de extensão Ponto de Cinema, fundador e coordenador do Núcleo de Estudos em Cinema da mesma universidade e analista audiovisual na Revista Moviement. Coautor do livro "Poder e Sociedade no Castelo de Cartas" em que analisa o uso de recursos da linguagem audiovisual na série House of Cards, da Netflix.

Curso
Trilogia Godfather: Tradição, Família & Poder
de Fábio Rockenbach

Datas: 08 e 09 / Abril (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

InvestimentoR$ 85,00
* À Vista (p/depósito bancário): R$ 80,00 (desc. 6%)

Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Inscrições

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Editora Intrínseca
Back in Black
Cine Victória
B&B Games

Apoio
Cinemateca Capitólio

Nenhum comentário: