Cine Esquema Novo 2016
– Arte Audiovisual Brasileira ocorre de 03 a 10 de novembro em Porto Alegre
Festival
selecionou 44 trabalhos entre filmes e instalações que serão exibidos na Cinemateca Capitólio,
Goethe-Institut
Porto Alegre, Instituto Ling e pelas ruas e paredes da
cidade
A edição de 2016 do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira chega oficialmente a Porto
Alegre nos dias 03 a 10 de novembro, com exibições
gratuitas de filmes e instalações que serão apresentados na Cinemateca Capitólio,
sede oficial do festival, Goethe-Institut Porto Alegre
e Instituto Ling. Na semana que antecede as atividades, a
equipe curatorial convida o público a olhar para cima: nos últimos dias de
outubro, o CEN visitará alguns amigos do evento para realizar mini encontros com
projeções de filmes e vinhetas nas paredes dos prédios vizinhos.
Com quase 600 inscritos, o festival que
desde 2003 promove a diversidade da imagem através do conceito de Arte Audiovisual - uma proposta capaz
de englobar tanto a ideia do cinema quanto das artes visuais, volta ser anual e
competitivo. Das 44 obras selecionadas na Competitiva Brasil, 32 serão exibidas na
sala da Cinemateca Capitólio e 12 em
ambientes fora da sala de
cinema, no formato de videoinstalações, projeções e
performances (ver lista completa e sinopses abaixo). Serão mais de 35 horas de
programação.
Produção
gaúcha em alta
Não foram poucas as vezes em que a curadoria do evento teve
que dar explicações devido à escassa participação de gaúchos no festival. Em
2016, o CEN está inundado por quatorze trabalhos
de realizadores por
aqui instalados ou que daqui brotaram e foram filmar o mundo. Muitas dessas
obras são assumidamente reflexo da convivência destes realizadores com a
diversidade das onze edições do CEN. Destaque para o longa Rifle, de Davi Pretto, premiado recentemente
no Festival de Brasília, o curta Sesmaria, dirigido
por Gabriela Richter
Lamas e vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado, o trabalho Superquadra Saci, do
artista gaúcho radicado em Recife Cristiano Lenhardt, que faz a
abertura do CEN (e que também pode ser conferido na 32ª Bienal de São Paulo com as obras Uma coluna e Trair
a espécie) e o longa Muito Romântico, exibido na mostra Forum Expanded da Berlinale 2016 e dirigido pelo duo
baseado em
Berlim, Melissa Dullius & Gustavo Jahn.
Um audiovisual
cada vez mais político
Como era de se esperar, a produção nacional exibida na seleção no
CEN 2016 aborda por diversas vezes as diferentes questões sociais e políticas
que marcam a agenda brasileira. Este contexto está bem representado no festival
este ano, com filmes e instalações que trazem temas como os protestos que
tomaram o país (Jovens
Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança, de
Thiago B. Mendonça e Da Janela pra Consolação, de Dellani Lima); questões indígenas (Abigail, de Isabel Penoni e
Valentina Homem, GRIN, de Roney
Freitas e Isael Maxakali e o polêmico Antes o Tempo não Acabava, de Sergio Andrade e Fábio
Baldo; ocupações urbanas (O Teto Sobre Nós, dirigido por Bruno Carboni); o
ocaso das migrações (Para
Aylan, de Jacson Dias e Maick Hannder); a opressão exercida
sobre as mulheres (Why
not be Beatiful?, de Sabrina Luna); e, sempre presentes, mas de forma cada vez mais madura e criativa, as
questões LGBT, sexualidades e suas liberdades (A Cidade do Futuro, de Cláudio Marques e
Marília Hughes, O Último Dia Antes de Zanzibar, de
Filipe Matzembacher e Marcio Reolon e Antes
o tempo não acabava).
Destaques
em Cannes e Berlim
Trabalhos exibidos nos dois maiores festivais do mundo
ganham destaque na Competitiva Brasil do CEN 2016. São os casos de Cinema Novo, dirigido
por Eryk Rocha, filme-ensaio premiado com o Olho de Ouro em Cannes; A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria,
que recebeu o Prêmio Especial do Júri na competição pela Palma
de Ouro em Cannes; Abigail, exibido na Quinzena
dos Realizadores do
mesmo festival; Muito
Romântico, dos gaúchos da DISTRUKTUR, Melissa Dullius e Gustavo
Jahn, artistas radicados em Berlim e que exibiram seu filme
autoreferencial na BERLINALE 2016, assim como Antes o Tempo não Acabava, que esteve no Panorama de Berlim.
Resistência
em
película no Goethe-Institut
Este ano, ao mesmo tempo em que
exibe obras absolutamente contemporâneas no formato digital, o
CEN 2016 faz um importante mergulho no
universo da película, na busca de discutir a manutenção de técnicas
analógicas na imagem
em movimento, através da difusão, preservação e experimentação com as
possibilidades estéticas que o trabalho em película permite ao
artista. As obras internacionais que integram a programação da mostra Resistência
em Película (ver
programação completa e sinopses abaixo) são de curadoria da produtora
Pátio Vazio. Além das mostras focadas em dois importantes artist-run
film labs da Europa, o LaborBerlin (Alemanha) e oWorm.Filmwerkplaats (Holanda), um outro programa em 16mm será exibido
no festival deste ano, focado no trabalho do duo OJOBOCA.
O duo composto por Anja Dornieden (Alemanha) e Juan David
González Monroy (Colômbia) residentes
em Berlim, vem a Porto Alegre
a convite do Goethe-Institut
e German Films para apresentar seus trabalhos, ministrar a oficina Traces of Colored Light (ver serviço completo abaixo) de
revelação e copiagem manual em 16mm (que ocorrerá durante dois dias no Instituto
de Artes - UFRGS),
além de uma conversa com o público sobre o trabalho que desenvolvem no duo e de
sua experiência como membros do LaborBerlin. Os encontros ocorrem das 10 às 16h,
nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Artes da UFRGS. São oferecidas 10
vagas. As inscrições custam R$ 60,00 e devem ser realizadas por este link: https://goo.gl/forms/ Gb80nFxgCXJwG1lf1
Gestão
de Acervos Audiovisuais + Acervo CEN disponível ao público
Uma das primeiras atividades da programação oficial do CEN 2016
inicia às 14h do dia 03 de novembro, na Sala Multimídia da Cinemateca Capitólio:
o curso Gestão de Acervos Audiovisuais (ver
serviço e programa completo abaixo), ministrado por Fernanda
Coelho. Especialista em conservação audiovisual, Fernanda foi por
quinze anos a Coordenadora de Preservação da Cinemateca Brasileira e apresenta
durante três dias temas como noções básicas de museologia, tipologia de
documentos audiovisuais, conservação de documentos, entre outros. Os encontros
ocorrem das 14h às 18h no dia 03, e das 14h às 21h nos dias 04 e 05. São
oferecidas 20 vagas. As inscrições custam R$ 200,00 e devem ser realizadas
através deste link: https://goo.gl/forms/ DKdgqsOoblkhx9ef2. A oficina acontece em correalização com o Programa de
Alfabetização Audiovisual do MINC
e a Coordenação
de Cinema, Vídeo e Foto da Prefeitura de Porto Alegre.
Outra novidade desta edição é o Acervo
do CEN disponível ao público.
Milhares de filmes inscritos e exibidos no festival desde 2003 estão
preservados na Cinemateca
Capitólio para pesquisa e visionamento.
Audiovisual
em Curso
A programação também conta com uma mostra de cinema universitário gaúcho que terá curadoria de estudantes de
seis cursos de graduação de quatro instituições do RS: UFRGS (FABICO e Instituto de Artes),
PUCRS (TECCINE), Unisinos (CRAV) e UFPel (Audiovisual e Animação). Intitulada Audiovisual em Curso, a mostra reunirá obras
selecionadas pelos alunos que participaram de workshop de curadoria ministrado
pelos curadores do CEN, Gustavo
Spolidoro e Jaqueline Beltrame e a participação do
Programador e Crítico Marcus Mello.
A exibição das produções e os debates com os coordenadores dos cursos participantes
ocorrerão no sábado, 05 de novembro, no Goethe-Institut Porto Alegre,
das 14h às 18h.
Premiação
CEN 2016
O evento de divulgação dos vencedores da Competitiva Brasil ocorre
na quinta-feira, 10 de novembro, na Cinemateca Capitólio
às 21h, com prêmios em serviços oferecidos por Kiko Ferraz Studios, Lilit
Laboratório Digital, Psycho N' Look e Locall, para o trabalho vencedor do
Grande Prêmio Cine Esquema Novo.
O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento
da Imagem, em
correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre,
através da Coordenação
de Cinema, Vídeo
e Fotografia da Secretaria
Municipal de Cultura e Goethe-Institut Porto Alegre; coprodução da Pátio Vazio e
apoio institucional do Instituto Ling, Departamento
de Artes Visuais e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS e Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do RS. Para
informações sobre o evento e programação, acesse: www.cineesquemanovo. org
Números do CEN 2016
3 mostras
44 filmes selecionados para Competitiva Brasil
59 artistas (10 duos e 4 coletivos)
32 filmes em exibição na Cinemateca Capitólio (sessões às
19h e 21h)
4 filmes nos espaços expositivos do Capitólio
3 filmes no Instituto Goethe
4 filmes no Instituto Ling
1 performance pelas ruas da cidade
Mais de 35h programação em sala
de cinema, galerias, ruas e paredes da cidade;
14 sessões em sala
de cinema
14 filmes dirigidos por mulheres
14 filmes gaúchos (realizados aqui ou em outras plagas)
5 atividades formativas
Serviço
Cine Esquema Novo 2016 – Arte Audiovisual
Brasileira
De 03 a
10 de novembro em Porto Alegre (RS), na Cinemateca Capitólio,
Goethe-Institut
Porto Alegre, lnstituto Ling e paredes e ruas de Porto
Alegre.
Todas as exibições de filmes e videoinstalações têm entrada franca
CINEMATECA CAPITÓLIO: todos os dias, das 9h às 23h. Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico -
(51) 3289 7458
GOETHE - INSTITUT PORTO ALEGRE: de segunda a sábado, das 10h às 19h30. Rua 24 de Outubro,
112 - Moinhos de Vento - (51) 2118 7800
INSTITUTO LING:
segunda a sexta, das 10h30 às 22h; sábado 10h30 às 21h; domingo 10h30 às 20h -
Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras - (51) 3533 5700
www.cineesquemanovo.org | face book.com/cineesquemanovocen | @cine_esquema_novo
______________________________ ______________________
Bruna Paulin - Assessoria de Flor em Flor
bruna@brunapaulin.com | 51
8407 0657
www.brunapaulin.com | https://
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