Apresentação
Abbas Kiarostami,
nascido no Irã em 1940, faleceu em julho deste ano deixando o mundo do
cinema consternado. É considerado um dos mais criativos cineastas
modernos, cultivando a inquietação de nunca se repetir, seja na
temática, seja na linguagem. Diretor e roteirista de títulos
incontornáveis do chamado cinema de arte, como Onde Fica a Casa do Meu Amigo?; Gosto de Cereja; O Vento nos Levará e Cópia Fiel, nos deixa o seminal Close-up.
Lançado em 1990, Close-up desde
então suscita questões envolvendo o embaralhamento entre ficção e
não-ficção, demonstrando a relevância de Kiarostami para a discussão de
um certo cinema contemporâneo interessado em imagens documentais. Sem
renunciar à imaginação. Close-up está entre os 50 melhores filmes de todos os tempos de acordo com o British Film Institute.
Diferente do colega Jafar Panahi, Kiarostami não buscava o enfrentamento com o regime dos
aiatolás. Procurava, incessantemente, confrontar a própria linguagem do
cinema, fazendo da criatividade sua mola propulsora. Sua formação, suas
influências, seu modo de interpretar "a verdade do cinema" perpassarão
os temas do curso.
Objetivos
O Curso Abbas Kiarostami: A invenção do real, ministrado por Ivonete Pinto,
vai apresentar o cinema do realizador através de alguns dos seus
filmes, contextualizando sua obra no universo iraniano (político, social
e religioso) e no universo do cinema (análise de estilo, linguagem e
narrativa).
Conteúdo programático
Aula 1
- O Irã
História / Religião / Cultura / A revolução islâmica
- O cinema iraniano
O período Reza Pahlevi / As influências de Kiarostami (The House is Black, A Vaca) / O Instituto Kanun / O movimento motafävet / A trilogia de Koker e o reconhecimento internacional
- Os primeiros filmes
- Exibição comentada de trechos dos filmes:
O Coro / The Report / O Viajante / Onde Fica a Casa do Meu Amigo? / Close-up / Lumière et Compagnie (episódio de filme coletivo) / Através das Oliveiras
Aula 2
- Pós Cannes
Como Kiarostami é visto no Irã e fora do Irã após o Leão de Ouro em Cannes por Gosto de Cereja (1997) / As quatro paredes dos carros / A parceria criativa com Jafar Panahi (O Balão Branco, Ouro Carmim), e a repercussão da prisão de Panahi / A experiência de filmar fora do Irã
- Exibição comentada de trechos dos filmes:
Gosto de Cereja / Dez / Five / Shirin / Cópia Fiel / Um Alguém Apaixonado
Ministrante: Ivonete Pinto
Jornalista
e Doutora em Cinema pela USP, onde defendeu tese sobre Abbas
Kiarostami. Professora no curso de Cinema da UFPel. Editora das revistas
"Teorema" (impressa) e "Orson" (online). Sócia fundadora e
ex-presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do RS
(2008-2010). Sócia fundadora e ex-vice-presidente da Abraccine -
Associação Brasileira de Críticos de Cinema (2011-2015). Participou do
Júri da Crítica em Festivais como FestRio, Gramado, Teerã, Mas Del
Plata, Cine Ceará, Havana, Cartagena e Mostra de São Paulo. Autora dos
livros "A Mediocridade", "Descobrindo o Irã" e "Samovar nos Trópicos";
organizou, com Orlando Margarido, livro sobre o impacto do pensamento de
Jean-Claude Bernardet no Cinema Brasileiro (a ser lançado).
Curso
ABBAS KIAROSTAMI: A INVENÇÃO DO REAL
de Ivonete Pinto
ABBAS KIAROSTAMI: A INVENÇÃO DO REAL
de Ivonete Pinto
Datas: 12 e 13 / Novembro (sábado e domingo)
Horário: 15h às 18h
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
Investimento: R$ 90,00
(Valor promocional de R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro - parcelado)
Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
Informações: cineum@cineum.
Inscrições: cinemacineum. blogspot.com.br
Realização
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