Sinopse: Mr. Devereaux
(Gerard Depardieu) é um poderoso agente da economia mundial e a mesma gana que
tem para somar dinheiro, tem para os prazeres da carne. Seu apetite sexual
incontrolável o coloca frequentemente em apuros e ele vê sua carreira ruir de
vez após um escândalo que vira manchete nos principais jornais do planeta. Com
o apoio incondicional da esposa (Jacqueline Bisset), ele busca uma maneira de
recuperar sua honra.
Assisti pouco ou quase nada da
filmografia de Abel
Ferrara (Vicio Frenético), sendo que o único filme que eu vi eu acho foi à
refilmagem de Invasores de Corpos, que foi um verdadeiro fracasso, o que fez então
ele voltar a fazer filmes menores. O cinema independente foi um lugar prospero durante
os anos 90 e fez com o que o cineasta tivesse total liberdade em fazer o que bem
entender com os seus filmes, como o inquietante Vícios (que eu tive o prazer de
assisti-lo neste final de semana). No seu mais novo filme Bem Vindo à Nova York,
a obra é um verdadeiro cartão de visita para pessoas (como eu) que não
conheciam a sua filmografia, onde ele não poupa ninguém, nem mesmo os olhos do
espectador que assiste o vicio do protagonista (Gerard Depardieu), que é
descontrolado em fazer sexo compulsivamente, pois acredita que tendo a faca e o
queijo na mão pode fazer o que bem entender.
Baseado em fatos verídicos, o cineasta nos apresenta todo o glamour dos EUA, mais precisamente de Nova York, onde (aparentemente) todos são muito bem vindos, com a propaganda sobre a terra das oportunidades escancarada, o que faz que todos acreditem que possam fazer o que bem entender. Talvez isso tenha pensado o protagonista Mr. Devereaux (Gerard Depardieu), poderoso agente da economia mundial que não poupa esforço nenhum em satisfazer o seu apetite sexual, seja ao lado de amigos, colegas de trabalho ou alvos para um futuro bom negocio. A primeira meia hora de filme é basicamente isso: sexo, orgia, ganância, corrupção e tudo batido num imenso liquidificador, onde faz com que o universo do protagonista transborde na pia e nos fazendo não desejar limpar aquela sujeira para ver até aonde vai dar.
Mas a partir do momento que ele tenta se aproveitar de uma camareira, seu porto seguro começa a desmoronar, ao dar de cara com a justiça do país das oportunidades. Neste momento, Gerard Depardieu nos brinda com o seu melhor momento no filme, onde não se intimida em respirar a todo o momento que nem um porco encurralado, que saiu do seu chiqueiro de prazer para então cair na frigideira para ser assado. Encarando o fato de que seus recursos em mãos não podem mais comprar ninguém, ele recorre então ajuda a sua mulher (Jacqueline Bisset, soberba), que fica furiosa pela situação de seu marido, mas que irá ajudá-lo mesmo no contra gosto.
A partir do momento que entra a esposa em cena, presenciamos um verdadeiro duelo verbal entre o casal, onde ambos no fundo estão cansados um do outro, mas que continuam juntos unicamente por interesses ou para manter as aparências já bem arranhadas. Não importa qual poderio deles, pois no final das contas é um casal em crise, que já deu o que tinha que dar, mas que ainda não encontraram um caminho para trilhar separadamente. Bisset e Depardieu estão em total sintonia, representando então um verdadeiro retrato do casal contemporâneo em crise e sufocado por meias verdades.
Mesmo com todos os erros cometidos, é interessante observar que o cineasta com o seu roteiro bem escrito, tentem nos convencer que há uma justificativa pelos atos cometidos pelo protagonista. Por vezes da entender que ele é uma vitima de uma sociedade que se alimenta da hipocrisia, ou pelo fato de unicamente ter nascido em berço de ouro e tendo ganhado tudo na boca. Em pelo menos dois momentos únicos, o protagonista nos olha, nos obrigando a julgá-lo e encontrar nele alguma esperança para um futuro próximo.
Com uma fotografia elegante, porém sombria, no qual sintetiza aquele universo em que o protagonista vive, Bem-Vindo a Nova York é um filme que escancara o vicio dos poderosos, em que acham que podem fazer o que bem entender no mar cheio de dinheiro. Mas a pergunta que fica no ar no final do filme é esta: quando a poderosa baleia encalha nesse mar verde e ganancioso devemos ser misericordiosos?
Baseado em fatos verídicos, o cineasta nos apresenta todo o glamour dos EUA, mais precisamente de Nova York, onde (aparentemente) todos são muito bem vindos, com a propaganda sobre a terra das oportunidades escancarada, o que faz que todos acreditem que possam fazer o que bem entender. Talvez isso tenha pensado o protagonista Mr. Devereaux (Gerard Depardieu), poderoso agente da economia mundial que não poupa esforço nenhum em satisfazer o seu apetite sexual, seja ao lado de amigos, colegas de trabalho ou alvos para um futuro bom negocio. A primeira meia hora de filme é basicamente isso: sexo, orgia, ganância, corrupção e tudo batido num imenso liquidificador, onde faz com que o universo do protagonista transborde na pia e nos fazendo não desejar limpar aquela sujeira para ver até aonde vai dar.
Mas a partir do momento que ele tenta se aproveitar de uma camareira, seu porto seguro começa a desmoronar, ao dar de cara com a justiça do país das oportunidades. Neste momento, Gerard Depardieu nos brinda com o seu melhor momento no filme, onde não se intimida em respirar a todo o momento que nem um porco encurralado, que saiu do seu chiqueiro de prazer para então cair na frigideira para ser assado. Encarando o fato de que seus recursos em mãos não podem mais comprar ninguém, ele recorre então ajuda a sua mulher (Jacqueline Bisset, soberba), que fica furiosa pela situação de seu marido, mas que irá ajudá-lo mesmo no contra gosto.
A partir do momento que entra a esposa em cena, presenciamos um verdadeiro duelo verbal entre o casal, onde ambos no fundo estão cansados um do outro, mas que continuam juntos unicamente por interesses ou para manter as aparências já bem arranhadas. Não importa qual poderio deles, pois no final das contas é um casal em crise, que já deu o que tinha que dar, mas que ainda não encontraram um caminho para trilhar separadamente. Bisset e Depardieu estão em total sintonia, representando então um verdadeiro retrato do casal contemporâneo em crise e sufocado por meias verdades.
Mesmo com todos os erros cometidos, é interessante observar que o cineasta com o seu roteiro bem escrito, tentem nos convencer que há uma justificativa pelos atos cometidos pelo protagonista. Por vezes da entender que ele é uma vitima de uma sociedade que se alimenta da hipocrisia, ou pelo fato de unicamente ter nascido em berço de ouro e tendo ganhado tudo na boca. Em pelo menos dois momentos únicos, o protagonista nos olha, nos obrigando a julgá-lo e encontrar nele alguma esperança para um futuro próximo.
Com uma fotografia elegante, porém sombria, no qual sintetiza aquele universo em que o protagonista vive, Bem-Vindo a Nova York é um filme que escancara o vicio dos poderosos, em que acham que podem fazer o que bem entender no mar cheio de dinheiro. Mas a pergunta que fica no ar no final do filme é esta: quando a poderosa baleia encalha nesse mar verde e ganancioso devemos ser misericordiosos?
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