Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Cine Dica: FERNANDA CHEMALE E SEUS ESPAÇOS DE CONFLITO NA GALERIA DOS ARCOS

O êxtase da interpretação sob a ótica de Fernanda Chemale
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre inaugura em 18 de setembro, às 19h, a exposição Espaço de Conflito, de Fernanda Chemale, que ocupará a Galeria dos Arcos (andar térreo da Usina do Gasômetro) até o dia 9 de novembro.  


A exposição é composta por 20 imagens que reverenciam a cena teatral num recorte autoral sobre o êxtase da interpretação. Personagens em vertigem são “o ponto de partida”. Pequenos instantes e diferentes estados de energia revelam o universo dramático da simplicidade de uma ação. Embalados pela expressividade da criação, as imagens perturbam e desequilibram.
No mês em que toda a cidade se mobiliza em torno do Porto Alegre em Cena, nada melhor que conferir cenas de espetáculos já apresentados na cidade, para reviver emoções.
Espaço de Conflito esteve em versão ampliada no Teatro Solís em Montevidéu, através de seleção do edital internacional do Centro de Fotografía de Montevidéu, e é também a série que deu os primeiros passos na concepção do próximo trabalho da artista, intitulado Desordem, que será lançado ainda este ano em formato de livro e exposição.
Fernanda Chemale é fotógrafa e artista visual, desenvolvendo as vertentes documental e autoral. Suas obras estão nas coleções do Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do RS,  Fundación de Foto y Cine Latinoaméricano de Paris e Museu dos Descobrimentos em Portugal. Faz exposições regularmente no Brasil e exterior, tendo exibido suas imagens em Buenos Aires, Rio de Janeiro, FotoRio, Fotoseptiembre USA-SAFOTO, Estados Unidos; Festival Fotograma, Uruguai; FestFotoPOA, Transatlântica PhotoEspaña; Japão e Suíça,  entre outros. É autora dos livros Tempo de Rock e Luz e ElefanteCidadeSerpente.
“O teatro acontece em nossas vidas da maneira mais visceral possível: no tempo presente. Depois fica a recordação inebriante que foi viver as cenas abrigadas naquele espetáculo, o espaço, a estória, e o conflito que aconteceu no palco e permanece na memória. Uma arte que existe no tempo que urge, na emoção inserida na representação, efêmera em sua modéstia. Isso é o teatro, a expressão da ficção no tempo real.”
Gisela Rodriguez

Espaço de Conflito
Fernanda Chemale
Galeria do Arcos
Av. Presidente João Goulart – térreo da Usina do Gasômetro
Abertura: 18 de setembro de 2014 – às 19h
Visitação até 9 de novembro -  de terça a domingos das 11h às 20h
Informações 51 3289.8133
Entrada Franca
Apoio Cultural: Go Image - www.goimage.com.br
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137

Nenhum comentário: