Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cine Especial: AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS: Parte 5



NOTA: Infelizmente o curso sobre Kurosawa que eu iria participar neste final de semana não irá mais acontecer, devido à falta de um numero maior de inscritos para atividade. Uma pena, já que o curso seria uma espécie de continuação do anterior (Cinema Japonês). Mas paciência, e nem por isso deixarei de falar mais um pouco sobre o cineasta ao longo da semana, portanto confiram  um pouco mais sobre seus filmes.    


Dersu Uzala
Sinopse: História do capitão Arseniev, membro do exército russo e líder de uma expedição na Sibéria, e de Dersu Uzala, um caçador asiático. Uma grande amizade nasce entre os dois, apesar de todas as diferenças culturais.
Filme quase contemplativo, de grande beleza plástica e tom solene. O diretor aproveita ao máximo as belas paisagens naturais da Sibéria. Feito durante uma época em que Kurosawa praticamente se auto exilou do Japão. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.


Sonhos
Sinopse: São oito pequenos filmes separados que, de alguma forma, se conectam entre si, com uma dose fabulosa de poesia e beleza. O homem e sua relação com o seu próprio ambiente é um tema comum.


O filme tem uma inegável elaboração visual, possível pela colaboração de nomes como Steven Spielberg e George Lucas neste projeto pessoal. Destaque para O Tunel, o sonho de concepção mais impressionante, e para o final da fita, um contagiante cortejo fúnebre, uma sincera mensagem sobre otimismo e esperança do homem. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: