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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cine Clássicos: Especial 110 anos de Alfred Hitchcock

O Homem Que Sabia Demais
O mestre do suspense refilma um dos seus propios filmes e cria algo melhor
Sinopse: Durante suas férias no Marrocos, Ben McKenna (James Stewart), um médico, e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então sequestrar seu filho.

Refilmagem dirigido pelo propio mestre do suspense na Inglaterra em 1934, aqui com otimas perfomasses de Stewart e Doris. O musico Bernard Herrmann, autor de várias trilhas dos filmes de Hitchcock, Orson Welles e Brian De Palma, aparece como regente da clássica sequencia do concerto em Londres. Oscar de melhor canção: "Que será, será" de Jay Livingston e Ray Evans, enorme sucesso na época nas rádios


Curiosidades: Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge em O Homem que sabia demais de costas para a câmera vendo acrobatas em um mercado marroquino, pouco antes do assassinato.
A sequência do Albert Hall dura 12 minutos e não possui uma única palavra de diálogo.

Cine DIcas: Em Cartaz: Arrasta-me para o Inferno

Sam Raimi deixa um pouco de lado o Homem Aranha e abraça as suas raizes neste filme aterrorizante e engraçado.
Sinopse: Christine Brown é uma ambiciosa analista de créditos de Los Angeles que tem um namorado encantador, o professor Clay Dalton. Sua vida está muito bem até que a misteriosa Sra. Ganush aparece no banco pedindo uma extensão de sua hipoteca.Christine deve seguir seus instintos e dar uma chance à velha senhora? Ou negar a extensão para impressionar seu chefe, Sr. Jacks e ficar a um passo de uma promoção? Infelizmente Christine escolhe a última, humilhando a Sra. Ganush e desapropiando sua casa.Como vingança, a velha senhora lhe roga a poderosa maldição de Lamia, transformando a vida de Christine em um verdadeiro inferno. Assombrada por um espírito do mal e incompreendida por um namorado cético, ela procura a ajuda do vidente Rham Jas para salvar sua alma da maldição eterna. Para ajudar a arruinada Christine a voltar a ter sua vida normal, o médium a coloca em um caminho frenético para reverter o feitiço. Na medida em que as forças do mal se aproximam, Christine tem que enfrentar o impensável: até onde irá para se livrar da maldição?

Sam Raimi está de volta ao gênero que o revelou, após anos dirigindo a trilogia do Homem Aranha, que convenhamos, o diretor foi o grande responsável por todo o sucesso da série. Com o dinheiro no bolso, e o prestigio em abundancia, era mais do que evidente que mais cedo ou mais tarde, ele iria fazer o filme que quisesse e tendo a mais pura liberdade artística. Com isso, ele faz esse Arrasta-me ao Inferno, que com uma historia bem simples, usa e abusa de todos os ingredientes que fizeram sucesso na sua carreira: câmera frenética, gosmas adoidado, trilha sonora raivosa nos momentos para dar susto e um ritmo alucinante que mistura horror com comédia. Embora sejam dois  gêneros, nos quais são difíceis de dar um bom casamento, nos filmes de Sam Raimi, quando o assunto é terror, pode esperar altas doses de humor. Sendo uma tática interessante para o espectador não saber exatamente se assusta ou ri e que foi algo muito bem   usado  na trilogia clássica Uma Noite Alucinante.
Abraçando suas raízes mais do que nunca, Raimi ainda por cima presta a todo o momento homenagens aos bons anos 80, tanto que no inicio do filme o logotipo da Universal é justamente daqueles anos. Os efeitos especiais, não são muito diferentes dos vistos daquele tempo, beirando ao mais puro trash e só faltando mesmo os efeitos stop motiun que estavam dando seus últimos passos naqueles anos.
Com toda essa brincadeira, é mais do que obvio que não é um filme para se levar a sério, tanto que o elenco principal não faz nenhum esforço para melhorar os seus desempenhos, a não ser somente passar o humor e diversão nas suas falsas tensões. A mocinha da trama (Alison Lohman) em nenhum momento transmite um sinal de pavor verdadeiro, e chega a um ponto a ser satírico, principalmente na cena que ela está com a faca na mão procurando o seu gato que é um belo de um exemplo. Enquanto isso, Lorna Raver se destaca ao fazer da cigana Ganush, uma criatura nojenta e repulsiva a todo o momento (atenção a dentadura), mas sem deixar de lado o bom humor.
E como todo o típico filme de terror, a trama tem um desfecho para lá de inesperado, mas ao mesmo tempo obvio (a cena dos envelopes dava a dica do que iria acontecer), dando a crer que veremos novamente Sam Raimi fazer o que faz de melhor, terror ao extremo com altas doses de humor inesperado, e se é para continuar com esse namoro do passado, que o diretor no segundo filme não se esqueça de uma serra elétrica.

Cine Dicas: Lançamento em DVD: JCVD

De forma inesperada, Jean Claude Van Damme busca redenção em filme que ele interpreta ele próprio
Sinopse: A história de Jean-Claude Van Damme, astro de filmes de ação, que enfrentou inúmeras batalhas na vida real. Do sucesso ao fracasso, desde a batalha judicial pela custódia da filha, problemas com a polícia, envolvimento com drogas e álcool até sonegação de impostos ao governo. Além disso, ele enfrenta a maior batalha de sua vida: a volta para seu país de origem (Bélgica), em busca de tranqüilidade e paz, o que não encontrou vivendo nos EUA.

Um filme super inteligente e interessante dirigido pelo desconhecido Mabrouk El Mechri, mostrando Van Dame como ele próprio numa trama com um ótimo roteiro e uma bela direção. Com certeza qualquer um que assistir a este filme ficará impressionado com a mudança de direção que Van Dame fez neste, nada de ação e sim um Drama com uma dose de comédia (a cena que o ator desabafa na frente da câmera no inicio do filme é desde já uma das melhores da sua carreira).

Curiosidades: JCVD foi produsido pela empresa de efeitos especiais de Carga Explosiva 3 e A Última Legião.

Cine Curiosidades: Marilyn Monroe sofreu aborto espontâneo em 1959

O ator americano Tony Curtis afirmou que engravidou Marilyn Monroe e que, em seguida, a musa perdeu o bebê. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o astro de hollywood nara o episódio no livro 'The Making of Some Like Lt Hot que retrata os bastidores das filmagens de "Quanto Mais Quente Melhor", estrelado ´por ele e a diva. Ainda conforme Curtis, Marilyn teria engravidado durante a produção do longa que aconteceu em 1959.
Na ocasião, ambos eram casados: ele, com Janet Leigh, que interpretou a famosa moça do chuveiro do filme "Psicose", de Alfred Hitchock - com quem teve uma herdeira, a também atriz Jamie Lee Curtis -, e Marilyn, com o dramartugo Arthur Miller.

Fim da relação: Entretanto, o marido traido da atriz, ficou sabendo do caso extraconjugal por ela, fez com Marylin se afastasse de Curtis. Miller teria dito, na época, que consultou o médico da esposa e que o bebê era seu filho, e não de Curtis. De acordo com o ator americano, o dramaturgo ainda teria ameaçado a diva. "Olhei para Marilyn. Ela estava chorando e senti que se despedia de mim", conta Curtis. Ele e atriz terminaram o relacionamento assim que as filmagens terminaram.
Poucas semanas depois el ficou sabendo que a estrela havia perdido o bebê. Mais detalhes serão contados no livro, que será lançado em outubro nos Estados Unidos. Curtis, que tem 84 anos atualmente está casado pela quinta vez, publicou outras obras de memórias.


Fonte: O Sul

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cine Clássicos Contemporâneo: Adaptação

Assim como Quero Ser John Malkovich, Spike Jonze usa e abusa desse filme com uma imaginação infinita.
Sinopse: Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean (Meryl Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.

O diretor e roteirista Charlie Kaufman, como fizeram em Quero Ser John Malkovich, trilham por caminhos bizarro e algo iconoclasta. A falta de segurança e de rumo do personagen Charlie atinge também o ritmo deste filme cabeça que cresce na metade final.
Nesta mistura de passado e presente o elenco tem dificuldades que na maior parte do tempo supera. Cage se sai melhor para expressar o derrotismo de Charlie do que a determinação do seu irmão gêmeo Donald. Vencedor do Globo de Ouro para melhor atriz coadjovante (Streep) e melhor ator coadjuvante (Cooper como Laroche)

Curiosidades: Apesar dos créditos do filme indicarem que Donald Kaufman também é um dos autores do roteiro de Adaptação, ele é apenas um personagem fictício, criado para o próprio filme.- As filmagens duraram de março a junho de 2001, sendo que o filme apenas foi lançado no circuito americano mais de um ano após o término das filmagens.

Cine Clássicos: Especial 110 anos de Alfred Hitchcock

Disque M para Matar
Filme que se tornou pioneiro do formato em 3D em 1954
Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

Trama perfeita em uma das mais curiosas sequencias de assassinato do cinema. Grande momento do mestre Hitchcock que rodou o filme originalmente em 3D. Baseado na peça de Frederick Knott.

Curiosidades: Perto dos 13 minutos de Disque M Para Matar, o diretor Alfred Hitchcock aparece no canto esquerdo de uma fotografia.- O diretor Alfred Hitchcock colocou propositalmente Grace Kelly vestindo roupas em cores brilhantes no início do filme, para aos poucos ir escurecendo o tom de suas roupas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cine Clássicos: Triologia pessoal de Roman Polanski

Sim, exatamente isso que você leu, Roman Polanski fez de maneira pessoal anos atraz uma triologia não oficial, mas se prestarmos mais atenção tem tudo haver.

Juntamente com Repulsa ao Sexo (1965), O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976) faz parte de uma trilogia pessoal do diretor Roman Polanski em que fala dos horrores vividos por moradores de apartamentos/cidades.
Se alguém ainda tem duvidas sobre isso confira as matérias abaixo de cada filme


Repulsa do Sexo (1965)

Sinopse: Em Londres Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que é sexualmente reprimida e vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações.

Vale e muito como um estudo psicológico de uma personalidade negativa. Deprimente mas sério e interpretado com empenho

Curiosidades:
Repulsa ao Sexo é o primeiro filme realizado por Roman Polanski fora da Polônia.


O Bebê de Rosemary (1968)
Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz ao Filho das Trevas.

O filme baseado no best Seller de Ira Levin, marca a estréia de Polansk no cinema americano, levando a perfeição a técnica de confundir alucinação e realidade. Grande sucesso em todo o mundo, foi prercursor de outros exemplares do terror diabolicos que giram em torno de um bêbe voltado para o mau. Ruth Gordon (a visinha intrometida) recebeu o Oscar de atriz coadjuvante.

Curiosidades:
Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que serviu como consultor nestas cenas.- Foi durante as filmagens de O Bebê de Rosemary que a atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra.


O Inquilino (1976)
Sinopse: Trelkovsky (Roman Polanski), um polonês que está vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho e antigo edifício residencial, onde seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio ao pular da janela, Trelkovsky gradativamente fica obcecado com a mulher morta. A obsessão e o clima do local, mesclado com o comportamento incomum dos vizinhos, faz Trelkovsky se convencer de que seus vizinhos planejam matá-lo.

Ultimo filme da triologia de terror dentro de apartamentos e talves o melhor dos três. Com maestria Roman Polanski simplesmente arrasa tanto na direção como também na atuação. Visual claustrofóbico e assustador mostrando que as vezes a mais simples da simplicidade é o mais puro terror dentro de todos nos.

Curiosidades: O Inquilino é o último filme da atriz Jo Van Fleet.