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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 7 de abril de 2024

Cine Dica: Clube de Cinema exibe "Utopia e Barbárie" na Sala Redenção (UFRGS)

Queremos te convidar para o Ciclo de Cinema Documentário promovido pelo Clube de Cinema de Porto Alegre em parceria com a Sala Redenção (UFRGS).

No próximo dia 9 de abril, terça-feira, às 19h, exibiremos "Utopia e Barbárie", documentário de Silvio Tendler (2009). O filme discute os eventos políticos e econômicos que, desde a 2ª Guerra Mundial, elevaram o risco do desaparecimento dos sonhos de igualdade, justiça e harmonia. A sessão terá participação dos integrantes do Caminhos da Ditadura em Porto Alegre, projeto que desde 2016 busca mapear espaços ligados à história da ditadura civil-militar brasileira na capital gaúcha.

A exibição acontecerá na Sala Redenção, localizada no campus central da UFRGS, com acesso pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. Todas as sessões da sala são gratuitas e abertas a toda a comunidade.


Se puder, ajude-nos a divulgar também para quem possa se interessar!


Quando: 9 de abril, 19h

Onde: Sala Redenção - Campus central da UFRGS - Rua Eng. Luiz Englert, 333

O que: Exibição do documentário “Utopia e Barbárie”, sessão comentada por integrantes do projeto Caminhos da Ditadura em Porto Alegre.

Para quem: A entrada é franca e aberta à comunidade. O filme possui classificação de 12 anos.


UTOPIA E BARBÁRIE

"Utopia e Barbárie" é um road movie histórico que atravessou 15 países, capturando testemunhos e protagonistas dos principais eventos do século XX. Do Holocausto à queda do Muro de Berlim, o documentário oferece uma jornada pela história recente, explorando momentos como as bombas de Hiroshima e Nagasaki, o ano de 1968 em várias nações e a Operação Condor. Com entrevistas notáveis, incluindo figuras como Dilma Rousseff, Eduardo Galeano e Fernando Solanas, o filme ganhou reconhecimento internacional, incluindo os prêmios Margarida de Prata e da Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 2005.


CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

Fundado em 13 de abril de 1948 por Paulo Fontoura Gastal, o Clube de Cinema de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil em atividade. Tradicionalmente fazemos sessões aos sábados às 10h15min nas salas parceiras: Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cinemateca Capitólio, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção, oferecendo uma programação diversificada que inclui lançamentos, filmes experimentais, ciclos temáticos e clássicos. Associar-se é simples: basta participar de uma sessão e informar a diretoria do clube, ou entrar em contato pelos nossos canais. Em 2018, o clube recebeu o prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), reconhecendo seu papel na valorização da produção audiovisual e cultural no Rio Grande do Sul.

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sexta-feira, 5 de abril de 2024

Cine Especial: Conhecendo 'O Jardim Dos Prazeres'

Alfred Hitchcock não somente se tornou o mestre do suspense como também um dos maiores gênios do cinema. Realizador autoral, o diretor deixou a sua marca registrada ao longo da história e fazendo com que muitos prestassem a sua devida homenagem a ele como no caso de realizadores como Brin De Palma. Mas toda a história tem o seu início e por vezes complicado.

"O Jardim dos Prazeres" (1925) foi uma coprodução inglesa com Alemanha. Na época Hitchcock era somente assistente de direção, porém, a sua dedicação foi o suficiente para chamar atenção dos engravatados e fazendo com que adquirisse a sua primeira chance como diretor. Mesmo com um orçamento apertado, "O Jardim dos Prazeres" possui algumas características que veríamos posteriormente ao longo de sua carreira.

É notório, por exemplo, que o filme se difere das demais produções da época, já que o realizador tinha predileção com relação ao que já havia assistido nos tempos do Expressionismo alemão. Curiosamente, na época das filmagens, o diretor havia se cruzado com F. W. Murnau e Fritz Lang, sendo dois grandes gênios daquela época expressionista e que com certeza haviam dado algumas dicas para o até então jovem diretor com apenas 25 anos de vida. A meu ver, o realizador com certeza havia anotado algumas dicas em sua agenda.

Baseado no romance de Oliver Sandys, o filme conta a história da relação de duas garotas com seus pretendentes. Ambas as dançarinas, cada uma tem um sonho para realizar, mas tendo que enfrentar o machismo e o abuso dos homens da época e fazendo que ambas tomem rumos distintos. Não demora muita para que uma delas perceba o passo em falso em que está cometendo.

Embora seja o seu primeiro longa-metragem é notório que o realizador nos apresenta aqui ingredientes que ele usaria posteriormente em sua filmografia. Para começar, por exemplo, achamos que Jill Cheyne será a grande protagonista da trama quando na verdade quem se torna é a própria Patsy Brand. Como podem ver, desde cedo o realizador já gostava de brincar com relação com a nossa perspectiva sobre quem seria o grande protagonista e isso é sintetizado em dobro vários anos mais tarde quando lançaria uma de suas obras primas que foi "Psicose" (1960).

Outro fator interessante é a forma como determinado personagem sai dos trilhos em meio a diversos erros, sendo que um deles se torna fatal e fazendo com que comece a ser assombrado. É neste ponto, por exemplo, que vemos a primeira vez que Hitchcock elabora um personagem atormentado pela imagem de alguém do passado, sendo que isso seria potencializado, seja no já citado "Psicose", como também outros filmes menores de sua autoria como "Marnie - Confissões de uma Ladra" (1964). Notasse também já na abertura que vemos um determinado personagem observando as mulheres dançando de acordo com a sua perspectiva e sendo um dos primeiros casos em que o realizador exploraria o voyeurismo.

Isso por sinal teria o seu ápice anos mais tarde no seu clássico "Janela Indiscreta" (1954) e fazendo com que cada janela dentro da trama obtivesse a sua própria história a ser contada. Embora aqui isso passe de uma forma rápida é na realidade somente uma pequena semente que germinaria posteriormente na carreira do diretor. Além disso, esse filme é um exemplo como o realizador logo cedo gostava de brincar com as luzes e a sombra e fazendo com que a trama ganhasse ainda maior peso peculiar, mesmo quando não era necessariamente um filme de suspense. Tendo esse artificio em mãos não é à toa que ele demorou em aderir ao cinema colorido, sendo que ele cederia somente a partir de 1948 com o seu "Festim Diabólico".

Mas apesar de todos esses ingredientes que posteriormente moldaria a sua carreira, esse filme não possui uma qualidade de peso narrativo e fazendo com que se torne apenas uma peça de estudo sobre o início de sua carreira. Não que seja de todo descartável, muito pelo contrário, pois se comparado a outros diretores de hoje que começam bem por baixo, ao menos, Hitchcock começou meio por cima ao se aproximar das pessoas certas e fazendo com que obtivesse ainda mais carta branca para realizar filmes de sua autoria logo em seguida. Pode-se dizer que a largada foi certeira e não demoraria muito para que ele chegasse ao status que obteve ao longo das décadas.

"Jardim dos Prazeres" é uma obra que soa mais experimental do que um ótimo filme, mas todos tem um início e podemos reconhecer que Alfred Hitchcock começou com certo pé direito. 

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE ABRIL DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

UMA FAMÍLIA FELIZ

Mais dois filmes brasileiros estreiam na nossa nova cinesemana. Um dos títulos é UMA FAMÍLIA FELIZ, de José Eduardo Belmonte, que adapta para o cinema uma história de suspense criada pelo escritor Raphael Montes. Outro destaque é MORTE, VIDA E SORTE, filme de estreia do cineasta carioca Alexandre Alencar.

As sessões brasileiras seguem com a trinca de filmes inspirados em nomes da nossa música: NADA SERÁ COMO ANTES, sobre os mineiros do Clube da Esquina; SAUDOSA MALOCA, uma ficção sobre os sambas de Adoniran Barbosa; e CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, que recupera a trajetória de Lupicínio Rodrigues. Também ganham mais uma semana de exibição os documentários JANGO NO EXÍLIO, de Pedro Lucas, e UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, de Boca Migotto.

O público ainda tem mais uma semana pra assistir o sucesso DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, um dos filmes de maior sucesso desta temporada. Estes também são os últimos dias de TUDO OU NADA, com Virginie Efira, e A MATRIARCA, protagonizado pela grande atriz Charlotte Rampling.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 7)


17h – SAUDOSA MALOCA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 110min). Direção de Pedro Serrano, com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.


19h15 – UMA FAMÍLIA FELIZ - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 116min). Direção de José Eduardo Belmonte, com Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini. Pandora filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Eva e Vicente vivem um relacionamento aparentemente perfeito: são bonitos, moram numa casa confortável, têm um casal de gêmeas e um garotinho recém-nascido. Mas a situação muda quando Eva é acusada de machucar as crianças, o que ela nega em meio a muito sofrimento. Incriminada pelos vizinhos e questionada por seu próprio marido, Eva resolve investigar sozinha o que está acontecendo. O filme é baseado no romance homônimo do premiado escritor Raphael Monthes, que também assina o roteiro do longa.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 9)


SESSÃO NOSTALGIA

DIA 7 ÀS 14h – INGRESSOS À R$ 8,00


CÃES DE ALUGUEL

(Reservoir Dogs – EUA, 1992, 99min). Direção de Quentin Tarantino, com Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen. 16 anos. Drama.

Sinopse: O filme que apresentou o estilo de Tarantino aos cinéfilos do mundo inteiro é o destaque do mês de abril na Sessão Nostalgia. Na trama, um roubo de diamantes que dá errado entrelaça o destino e as vidas de seis homens que não se conhecem e se referem um ao outro por nome de cores. Em comum, existe a desconfiança de que existe um traidor entre eles.


SESSÃO ACCIRS

DIA 9 ÀS 19h15 – ENTRADA FRANCA


CASA VAZIA (Brasil, 2019, 85min), de Giovani Borba

O CENTENÁRIO DA MINHA BISA (Brasil, 2023, 23min), de Cristyelen Ambrozio

A exibição será acompanhada de um bate-papo com os diretores e a premiação dos dois filmes, vencedores das categorias de melhor longa gaúcho e melhor curta gaúcho segundo a votação da Associação de Críticos de Cinema do RS em 2023.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h15 – A MATRIARCA Assista o trailer aqui.

(Juniper - Nova Zelândia, 2021, 94min). Direção de Matthew J. Saville, com Charlotte Rampling, Marton Csokas, George Ferrier. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ruth viveu uma carreira brilhante como correspondente de guerra, mas agora está entediada com a aposentadoria e limitada em seus movimentos por conta de uma fratura na perna. Sam, seu neto, é um adolescente rebelde que acaba de ser expulso da escola. Os dois não se conhecem, mas terão que viver sob o mesmo teto até encontrarem uma solução para seus problemas pessoais.


16h – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.

Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.


17h45 – JANGO NO EXÍLIO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 105min). Documentário de Pedro Isaias Lucas. Synapse Filmes, 14 anos.

Sinopse: O filme mostra o cotidiano do ex-presidente João Goulart durante os 12 anos em que ele ficou exilado, vivendo entre Uruguai e Argentina. A partir de depoimentos de familiares e amigos, o público conhece os lugares onde ele viveu, momentos de passeios e aniversários e também reuniões sobre questões políticas – até sua morte controversa em dezembro de 1976 na fazenda La Villa, em Misiones. A produção gaúcha chega aos cinemas no mês em que o golpe militar no Brasil completa seis décadas.


19h40 – NADA SERÁ COMO ANTES Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 78min). Documentário de Ana Rieper. Sessão Vitrine Petrobrás, Livre.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE

(Brasil, 2023, 129min). Documentário de Boca Migotto. Teimoso Filmes e Artes, 14 anos.

Sinopse: O documentário parte do trabalho da produtora Clube Silêncio, nos anos 1990, para refletir sobre três gerações do cinema feito em Porto Alegre. O filme, exibido no Festival de Gramado 2023, reúne depoimentos de muitos nomes conhecidos e tem trilha sonora de Bebeto Alves.


16h40 – TUDO OU NADA Assista o trailer aqui.

(Rien à Perdre - França, 2023, 112min). Direção de Delphine Deloget, com Virginie Efira, Félix Lefebvre, Arieh Worthalter. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sylvie é mãe solo de dois garotos e está no trabalho quando o menor, de 6 anos, se queima no fogão. Ela é denunciada às autoridades francesas por abandono de incapaz e vê Sofiane ir para um abrigo – o que deixa Sylvie transtornada. Apoiada por seu irmão, que é advogado, e pelo amor dos seus filhos, a mãe dá um exemplo de persistência em busca de seus direitos. O filme marca a estreia de Delphine Deloget na direção de longas e estreou no Festival de Cannes em 2023.


19h – MORTE, VIDA E SORTE - ESTREIA

(Brasil, 2024, 101min). Direção de Alexandre Alencar, com Maria Paula Lima, Luiza Valio. Vinny Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Tati, Bebel e Duda são três jovens atrizes que vivem em São Paulo, adoram cinema e sonham em protagonizar sua própria peça de teatro. Dispostas a produzir o espetáculo, elas assumem dívidas além da conta e vão se inspirar nos seus filmes favoritos para encontrar a solução dos seus problemas.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quinta-feira, 4 de abril de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Utopia Tropical'

Sinopse: "Utopia Tropical" é um documentário que convida à reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que moldaram a América Latina.   

Os livros de história existem para conhecermos um pouco do nosso passado e aprendermos que certos erros daqueles tempos já longínquos não podem ser mais repetidos. Em termos de política, porém, há sempre uma repetição do mesmo erro sendo cometido, como se houvesse algo ecoando de um passado tenebroso, mas que certas figuras no cenário dos poderes insistem em repetir. "Utopia Tropical" (2023) vem para nos dar uma luz de uma forma resumida sobre esses fatos, mas de uma forma construtiva para que os leigos entendam.

Dirigido por João Amorim, o documentário nos convida para refletir sobre a questão política, social e econômica que se construiu ao longo da história do continente da América do Sul. Tratados, na maioria das vezes como quintal dos EUA, a obra nos dá uma análise sobre os altos e baixos dos países da América Latina e dos quais são colocados na mesa pelas palavras do linguista e analista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata brasileiro Celso Amorim. O resultado é um tanto pessimista, mas também com um fio de esperança.

João Amorim cria para o documentário um mosaico de informações, que vai desde cenas de arquivos e dos quais eles são interlaçados por desenhos animados para que faça com que as pessoas de todas as idades possam compreender como funciona um mundo movido por um sistema moldado por números. Na questão do cenário político há uma análise curiosa sobre a questão da Democracia, tão defendida por aqueles que desejam um país livre, mas que de liberdade está só no nome e a qualquer momento pode surgir um grande golpe. Neste pensamento, o Brasil não fica de fora nesta questão, pois por mais que a elite esconda, ela sempre optou pela desigualdade e jamais aceitando um governo socialista e que pensasse por todos.

Para Noam Chomsky e Celso Amorim há sempre um desiquilíbrio na balança, da qual o peso igual entre ambas as partes prevalece com certa harmonia, mas uma vez que a elite começa a perder é então que tudo se desgoverna e se encaminhando por desmantelamento gradual. A mídia tradicional, por sua vez, não fica muito atrás nesta questão, pois muitas delas são controladas por empresas poderosas e que exigem que a informação seja passada de acordo com as suas ambições e se criando assim um universo paralelo com relação aos fatos. Neste último caso, a situação piorou com as redes sociais, dos quais muitos obtiveram vozes, mas outros sendo persuadidos por fake news e criando as suas próprias bolhas pessoais.

Embora curto, o documentário nos atinge em cheio na questão de como pode um país como o Brasil, com as suas mais diversas culturas e cheio de riquezas, tenha se encaminhado em um cenário de desigualdade, onde os ricos e pobres vivem em uma mesma região, mas sendo divididos por muros de concreto e fazendo parecer que não há uma solução. Logicamente, um dos motivos se deve aos eventos testemunhados nos últimos dez anos, onde fomos atingidos por discursos de ódio, retrocessos, perseguições e o surgimento de um fascismo que sempre esteve atrás da nossa porta, mas que agora não tem vergonha de revelar a sua real face. O problema é que isso não aflige somente o Brasil, como também no restante do mundo e cabe um diálogo e luta constante contra isso, ou senão estaremos todos perdidos.

Com um belo encerramento, cujo créditos são embalados pela clássica música "Terra" de Caetano Veloso, "Utopia Tropical" nos diz que não há uma resposta para os problemas de desigualdade e a economia desequilibrada que aflige America latina e tudo o que nos resta é lutarmos para seguirmos em frente antes que tudo se acabe.  

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - André Novais Oliveira e Sessão Vagalume

 SESSÃO ESPECIAL DE FILME DE ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA

A Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial de O Dia que Te Conheci, novo longa-metragem de André Novais Oliveira, no sábado, 06 de abril, às 19h. A sessão será apresentada por Ronaldo Dimer, diretor de fotografia, e Tiago Bello, desenhista de som. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7101/o-dia-que-te-conheci/


ANIMAÇÃO BRASILEIRA NA SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume do mês de abril acontece neste final de semana, 06 e 07/04, sempre às 15h, com exibição da animação Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marcelo Fabri Marão. O valor do ingresso é R$ 4,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7106/sessao-vagalume-bizarros-peixes-das-fossas-abissais/


GRADE DE HORÁRIOS


6 de abril (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Bizarros Peixes das Fossas Abissais

17h – As Aventuras Amorosas de um Padeiro

19h – O Dia que Te Conheci


7 de abril (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Bizarros Peixes das Fossas Abissais

17h – Sagrada Família

18h30 – Cineclube Academia das Musas: Mulher da Rua


9 de abril (terça-feira)

15h – Vai Trabalhar, Vagabundo!

17h – Bang Bang

19h – Um Filme 100% Brazileiro


10 de abril (quarta-feira)

15h – As Aventuras Amorosas de um Padeiro

17h – Sagrada Família

19h – O Profeta da Fome

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Saudosa Maloca'

Sinopse: Sinopse. Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa. 

Recentemente eu havia assistido ao documentário "Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" (2024), onde contava sobre um dos nossos maiores cantores do Sul, mas do qual obteve maior reconhecimento ao longo do tempo. É interessante observar que muitos artistas do samba, por exemplo, se tornaram mais reconhecidos pelos círculos de amizades da área musical do que terem obtido sucesso em grande expansão, mas ao menos sendo sempre lembrados como aquele talento que fazia magia na cadeira de um bar e soltando poesia. "Saudosa Maloca" (2024) é uma divertida e sensível comédia sobre esse microuniverso que existe em cada esquina que a gente passa, mas que pode haver uma grande história a ser contada.

Dirigido por Pedro Serrano, o filme é inspirado em uma música do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa. Na trama, a saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) contando as suas histórias de uma São Paulo que já não existe para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de bar. Durante as conversas, ele relembra da maloca em que vivia com os seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além do amor que ele tinha por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive com o que tem, mas tem suas vidas são ameaçadas quando o bairro começa a passar por grandes mudanças.

É curioso observar que o filme entra em uma rara galeria de comédias brasileiras da qual eu aprecio, já que a maioria sucumbe ao estilo de comédia sem sal do estúdio Globo e fazendo que muitas caem no esquecimento. Não é o que acontece aqui, já que o humor apresentado é por vezes ingênuo, porém, divertido ao ser degustado e não ofendendo a nossa inteligência. O filme remete tempos de comédias mais inocentes, seja aquelas que eram vistas nos tempos do cinema A Atlântida Cinematográfica, ou até mesmo das chanchadas italianas. Isso se intensifica ainda mais principalmente pelo teor visual, que remete tempos mais dourados, coloridos e que exalam uma geração que lutava com poucos recursos, mas mantendo um largo sorriso no rosto.

O trio central é a força matriz do filme como um todo, já que eles representam o puro malandro brasileiro que busca pelo dinheiro fácil, não desejando trabalhar tão cedo e buscando alguns trocados através de alguma malandragem para dizer o mínimo. Ao mesmo tempo sobrevivem tocando um samba refinado, do qual a letra simboliza o dia a dia de cada um deles e fazendo com que cada rodada de bar se tornasse um grande evento ao ser observado de perto. Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado estão sublimes em cena, ao fazerem um trio de malandros que sobrevivem de todas as maneiras, mesmo quando o cenário principal da trama começa a vir abaixo aos poucos.

Resumidamente, o filme é sobre talentos nunca reconhecidos vs progresso desenfreado, do qual sempre destrói uma pequena parte da história para levantar os seus arranha céus, mas nunca levando em consideração a história que havia ali anteriormente. Apesar disso, o filme nos dá um fio de esperança, principalmente para aqueles que não tem nenhum centavo no bolso, mas que sempre tem o seu talento para dar e vender ao longo do tempo e cuja suas histórias precisam ser ouvidas. "Nossa Maloca" é uma deliciosa comédia brasileira e da qual remete sobre tempos mais dourados e cuja uma rodada de bebida e música no bar falava muito mais do que muitos.   

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 04 a 10 DE ABRIL DE 2024

 ESTREIA:

DOMINGO À NOITE

Brasil/Ficção/20/90min

Direção: André Bushatsky

Sinopse: A vida de Margot, uma das maiores atrizes do Brasil, casada com Antônio, escritor premiado e com Alzheimer avançado, muda completamente quando descobre que também tem Alzheimer. Ela precisará correr contra o tempo se quiser terminar um último trabalho, se reconectar com os filhos e manter a independência para morrer em paz.

Elenco: Marieta Severo, Natália Lage, Johnnas Oliva


EM CARTAZ:


NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA

Brasil/Documentário/78min.

Direção: Ana Rieper

Sinopse:Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina é um documentário dirigido por Ana Rieper que trata sobre o grupo de artistas responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2. O longa mostra o processo criativo dos músicos, incluindo lugares, pessoas e outras referências que influenciaram a criação das canções.

Elenco: Milton Nascimento,Flávio Venturini,Wagner Tiso


SAUDOSA MALOCA

Brasil/Ficção/2023 /90min.

Direção: Pedro Serrano

Baseado na obra de Adoniran Barbosa

Sinopse: Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Elenco:Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado, Paulo Tiefenthaler, Sidney Santiago

Classificação indicativa do filme:14 anos


HORÁRIOS DE 04 A 10 DE ABRIL (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: SAUDOSA MALOCA

17h: NADA SERÁ COMO ANTES

19h: DOMINGO À NOITE


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 

ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br