Semana de 2 a 8 de junho também terá sessão gratuita de Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres, no sábado.
A semana de 2 a 8 de junho no CineBancários terá a estreia do filme brasileiro Amigos de Risco e do documentário O Último País, coprodução entre Brasil, Cuba e Angola, além da sessão extra de Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres. O documentário independente registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios em 10 estados do Brasil, e será exibido gratuitamente no sábado, dia 4, às 10h30.
Dirigido pela cineasta cubana Gretel Marin, O Último País foi filmado em 2015, quando a diretora decidiu voltar a Cuba para testemunhar as mudanças que estavam acontecendo na “sua ilha” e questionar o que elas significavam para amigos, vizinhos e a população em geral. Ao investigar a transformação de sua terra natal, a diretora faz uma viagem interior e se questiona sobre o patriotismo que lhe foi ensinado, sobre a esperança de um país que deixou de ser o que era e sobre pertencer àquele lugar. “Eu sabia que Cuba precisava se abrir ao mundo, mas temia que com essa renovação o melhor de um sistema cheio de contradições e utopias também desapareceria”, diz Gretel.
Em Amigos de Risco, o pernambucano Daniel Bandeira nos convida a refetir sobre o peso e o preço da amizade com um tenso encontro de amigos que, após uma noitada, atravessam a cidade e a madrugada - sendo tomados por vários sustos ao longo desse trajeto - para levar um deles ao hospital, após um mal súbito. O filme surge a partir de elementos da realidade vivenciada pelo próprio diretor, como a vida na periferia, o submundo recifense, as noitadas no Recife Antigo, a efervescência do movimento Manguebeat e a necessidade de atravessar a cidade para voltar para casa de bacurau (ônibus da madrugada) ou de metrô.
Com o ator Irandhir Santos no elenco, Amigos de Risco foi extraviado em 2008 e chega ao circuito nacional em 2022 depois de passar por uma extensa batalha travada para obter nova cópia. Mesmo com a distância temporal entre criação e estreia em salas, o filme mantém seu caráter atual e a narrativa original.
O Último País será exibido na sessão das 15h e Amigos de Risco na sessão das 19h. O colombiano Tantas Almas segue em cartaz, mas passa para a sessão das 16h30.
Sessão extra de Formigueiro
No sábado, dia 4 de junho, às 10h30, o CineBancários recebe a exibição gratuita do documentário Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres. Longa-metragem independente que registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios em 10 estados do Brasil, o filme foi produzido por meio de um financiamento coletivo e será exibido pela primeira vez em Porto Alegre.
Além de acompanhar o dia a dia dos movimentos populares, Formigueiro é um registro histórico do período pré-impeachment a partir da base da sociedade. “Sete anos se passaram e as histórias daquelas mulheres permanecem profundamente atuais. Em tempos de tanto desencanto, esperamos que Formigueiro possa ajudar a reacender a chama da esperança”, afirma Bruna Provazi, co-diretora.
A pré-estreia será seguida de debate com as diretoras Bruna e Tica Moreno e integrantes da Marcha Mundial das Mulheres.
PROGRAMAÇÃO
De 2 a 8 de junho
15h: O ÚLTIMO PAÍS
16h30: TANTAS ALMAS
19h: AMIGOS DE RISCO
4 de junho
10h30: Pré-estreia do filme FORMIGUEIRO
Na sequência, haverá debate com as diretoras Bruna Provazi e Tica Moreno
*Não há sessões nas segundas-feiras
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
As sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara, higienização do espaço após o término de cada filme e disponibilização de álcool gel na recepção do cinema. Antes das sessões será exigida a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid.
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br
AMIGOS DE RISCO
Brasil, 88 min, 2007
Ficha técnica:
Roteiro, Direção e Montagem: Daniel Bandeira. Produtoras: Símio Filmes, Cinemascópio e Vilarejo Filmes. Produção: Kika Latache, Lívia de Melo, Sarah Hazin, Juliano Dornelles, Cátia Oliveira, Daniel Bandeira. Produtores Associados: Plano 9 Produções e Leo Falcão. Elenco: Rodrigo Riszla, Paulo Dias, Irandhir Santos, Jr. Black, Lilian Kelen, Pierre Leite, Raimundo Branco, Regina Carmem. Assistente de direção: Marcelo Lordello. Diretor de Fotografia: Pedro Sotero. Direção de Arte: Juliano Dornelles e Ananias de Caldas. Som Direto: Phelippe Cabeça. Música Original: Tomaz Alves Souza e Chambaril. Figurino: Ingrid Mata. Preparação de Elenco: Amanda Gabriel. Distribuição: Inquieta Cine. Imprensa: Noticittà Assessoria| Leticia Pontes
Sinopse: Início dos anos 2000. Após um tempo distante da cidade natal, Joca (Irandhir Santos) está de volta. Para comemorar, nada melhor que uma noitada com seus últimos bons amigos, Nelsão (Paulo Dias) e Benito (Rodrigo Riszla). Mas o alegre reencontro vira um pesadelo quando Joca subitamente passa mal. Sem dinheiro, transporte ou comunicação, seus amigos o carregam pela cidade deserta, onde cada esquina guarda surpresas capazes de abalar os mais firmes laços de amizade.
Trailer: https://bityli.com/lDsJE
O ÚLTIMO PAÍS
Brasil | Cuba | Angola, 2018, 70 min
Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Gretel Marín
Produção Executiva: Belém de Oliveira, Gretel Marín Palacio, Jorge Cohen
Música Original: Rogério Sobreira
Desenho Sonoro: Belém de Oliveira
Direção de Fotografia: Charles Alexander Ucha Juncal
Montagem: Gretel Marín Palacio
Distribuição: CUP Filmes
Sinopse: O que parecia ser uma viagem de regresso ao seu país de origem, num momento de muitas mudanças, acaba sendo uma viagem interior da diretora, cheia de contradições e questionamentos sobre sua identidade cubana. O Último País é um filme-catarse.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MVMO4dihQww
TANTAS ALMAS
Drama / Colômbia, Brasil, Bélgica e França / 2019 / 137 min.
Ficha Técnica:
Direção: Nicolás Rincón Gille; Roteiro: Nicolás Rincón Gille; Produção: Hector Ulloque Franco & Manuel Ruiz Montealegre; Coprodutores: Aurélien Bodinaux, Oualid Baha, Larissa Figueiredo, Rafael Urban. Elenco: Arley de Jesús Carvallido Lobo. Direção de Fotografia: Juan Sarmiento G. (ADFC); Direção de Arte: Laís Melo; Som: Vincent Nouaille; Desenho de Som: Edson Secco; Montagem: Cedric Zoenen.
Sinopse: O pescador José atravessa o rio Magdalena, o maior da Colômbia, em busca dos corpos de seus dois filhos, assassinados pelos paramilitares. Apesar de sua dor, José está determinado a encontrá-los, para dar o enterro que merecem e, assim, impedir que permaneçam como almas errantes. Em sua jornada, José revela a magia de um país despedaçado, o que, de diferentes maneiras, evoca o Brasil de hoje.
Trailer: https://www.dropbox.com/sh/1p75upw2d2is0ya/AADfuC-UuRtDpRCn_PdDt534a?dl=0
FORMIGUEIRO
Brasil, 95 min, 2022
Ficha Técnica:
Direção: Bruna Provazi e Tica Moreno. Roteiro: Bruna Provazi e Julia Gimenes. Consultoria de Roteiro: Iana Cossoy Paro. Argumento: Bruna Provazi. Produzido por: Maria Baderna Filmes. Produção Executiva: Tica Moreno. Montagem: Julia Gimenes e Yasmin Thomaz. Imagens: Bruna Provazi, Felipe Manoel Fernandes, Tica Moreno e Yasmin Thomaz. Som Direto: Ana Paula Farias Rocha, Bruna Provazi, Felipe Manoel Fernandes, Tica Moreno, Yasmin Thomaz e Sônia Maria dos Santos. Edição de Som e Mixagem: Helena Duarte. Trilha Sonora Original: Trilheiras. Conforme cor: Felipe Manoel Fernandes. Finalização: Yasmin Thomaz. Motion: Hilda - Produtora de Animação
Sinopse: Um filme sobre as lutas das mulheres por seus corpos e territórios, em toda a sua diversidade de cores, sotaques e amores. Uma viagem por 10 estados do Brasil pré-impeachment que ajuda a pensar o país hoje. Do levante negro no Rio de Janeiro à resistência indígena no Mato Grosso do Sul. Do enfrentamento às mineradoras em Minas Gerais à batalha contra os parques eólicos no Rio Grande do Norte. FORMIGUEIRO registra a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizada em 2015. Sete anos depois, o horizonte pelo que aquelas mulheres lutavam parece um sonho ainda mais distante. Mas os caminhos percorridos por elas apontam saídas possíveis para o Brasil.
Classificação indicativa: 12 anos
Assista ao trailer:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=PKPJWAyEN74&feature=emb_title
C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331205
Nenhum comentário:
Postar um comentário