Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Amigo Secreto'

Sinopse: O novo filme se detém nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. 

Quando Maria Augusta Ramos havia lançado o seu documentário "O Processo" (2018) o Brasil ainda vivia em uma espécie de transe continuo, sendo que a sua obra era mais correspondida por aqueles que acreditavam que havia ocorrido realmente um golpe político em 2016 enquanto uma boa parcela do público ainda acompanhava a parcialidade da mídia tradicional, ao acreditar que até então o ex-Juiz Sergio Moro era um herói do povo e que Jair Bolsonaro era a solução a ser tomada logo. O resultado foi a prisão do ex-Presidente Lula tomada somente por convicção dos seus algozes, a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2018 graças aos seus fake news e vindo com ele os inúmeros retrocessos que abalaram o país, desde a destruição da Amazônia, a corrida pelas privatizações e o desleixo do combate contra a Covid e que resultou na morte de mais de 600 mil brasileiros. "Amigo Secreto" (2022) vem em um momento para nos mostrar que a máscara caiu para alguns desses que se achavam intocáveis e que acreditavam que a fantasia poderia durar para sempre.

O documentário começa a partir do momento em que o ex-juiz Sergio Moro entra no governo de Bolsonaro como Ministro da Justiça. Ao mesmo tempo, o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas de "The Intercept" e "El País" acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

O documentário de Maria Augusta Ramos funciona para duas realidades distintas, para aqueles que seguiram passo a passo esses eventos desde o princípio, como também para aqueles desavisados e que somente acreditavam em somente um lado da história. Para o primeiro grupo, por exemplo, a obra é uma verdadeira retrospectiva dos fatos, desde o depoimento do ex-Presidente Lula perante o ex-Juiz, como a partir do momento que os vazamentos de diálogos deste último e com o procurador Deltan Dallagnol explicitaram que ambos estavam alinhados em prender o ex-presidente a qualquer preço mesmo não obtendo provas concretas o suficiente contra o próprio. Para os desavisados a obra pode acabar se tornando ainda mais esclarecedora, principalmente para aqueles que vinham somente assistindo e lendo o jornalismo da Globo dos últimos anos e cujo mesmo sempre endeusava o ex-Juiz como um todo.

O documentário nos passa uma análise de como o jornalismo profissional dos últimos anos se prejudicou por somente se alinhar por um lado da história e como o mesmo colaborou para o crescimento do ódio contra a esquerda. Porém, por mais que a parcialidade tenha chegado aos níveis atmosféricos, ou com a boa parcela do público sendo consumida pelos fake news a todo momento, a realidade e o tempo se mostraram implacáveis e cuja crise econômica, cultural e saúde bateram na porta de muitos e fazendo com que alguns até mesmo reconhecerem o quanto estavam errados. Embora esses mesmos não mostrem a suas caras na obra, ao menos, o documentário é recheado de depoimentos de jornalistas, políticos e representantes de empresas como a Petrobras que se viram vítimas de uma artimanha articulada por aqueles que enxergavam que a única solução para tomar o poder era dando um golpe por meios legais através de uma justiça que se encontrava e ainda se encontra viciada e falida.

No geral, o documentário é uma reposta de que o jornalismo de hoje precisa voltar à estaca zero, ao não se alinhar a ideologias, mas sim somente com os reais fatos. A obra, portanto, vem no momento em que nos encontramos com um Brasil estagnado, mas nos dando uma luz de esperança ao fim do túnel enquanto nos desviamos dos destroços que surgem a todo momento. As manipulações foram sim poderosas, mas hoje elas se encontram cada vez mais escassas e cabe todos nós darmos o golpe final contra elas.

"Amigo Secreto" é um documentário sobre uma realidade fake que por muito tempo alienava o povo brasileiro e cabe o mesmo acordar antes que seja tarde demais. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: