Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ilusões Perdidas'

Sinopse: Lucien é um jovem poeta desconhecido da França do século XIX. Ele tem grandes esperanças e quer escolher seu destino. Ele larga a gráfica de sua província natal para tentar a sorte em Paris, nos braços de sua protetora.  

Hoje em dia existe dois tipos de fake news, sendo que o mais conhecido é aquele que é passado pelas nossas redes sociais e cuja a notícia vem de uma fonte suspeita. Porém, o próprio jornalismo tradicional de hoje em dia não fica muito atrás, sendo que grandes emissoras optam em seguir somente um lado da história e não dando crédito para os demais fatos sobre determinado assunto. "Ilusões Perdidas" (2022) vem para nos mostrar que esse mal das fake news já existia há muito tempo, pois as mentiras em si já geravam grande lucro.

Dirigido por Xavier Giannoli, no filme acompanhamos a história de Lucien (Benjamin Voisin), um jovem poeta francês que decide abandonar a sua própria casa para tentar a sorte em Paris. Rapidamente deixado à sua sorte nesta fabulosa cidade, Lucien descobrirá os meandros deste mundo submisso à lei do lucro e do fingimento. Tudo há um preço, seja sucesso literário ou imprensa, política ou sentimentos, reputações ou almas.

Baseado no livro Ilusões Perdidas (Comédia Humana) de Honoré de Balzac, o filme chega até ser longo demais pela sua proposta, porém, ele se torna dinâmico na medida que a edição frenética se alinha com a narração off que surge em vários momentos da trama. Lucien, por exemplo, se torna o nosso guia no momento em que decide ganhar a vida através do jornalismo ao se tornar crítico de livros e peças de teatro. Porém, é através dessa profissão que ele vai conhecendo as reais artimanhas da imprensa e da qual a mesma somente divulga de acordo com quem lança o valor mais alto.

Xavier Giannoli procura criar um filme cuja a trama ecoe em nossos tempos atuais, já que a maneira como eles destroem uma grande obra literária, ou uma bela encenação teatral, não é muito diferente das fake news das redes sociais que sempre lançam uma corrente para atrair o ódio contra aqueles que eles desejam destruir. Não deixa de ser desconcertante, por exemplo, quando a plateia começa a protestar aos gritos contra uma peça, mas tudo sendo controlado por alguém pago em meio as sombras. A trama se passa mais de um século atrás, mas nos espanta como as coisas não mudaram, somente os artifícios que foram avançando.

Em meio a esse turbilhão de mentiras e mesquinharia, Lucien transita entre o bom senso e o desejo de poder ganhar dinheiro com os seus poemas, nem que para isso tenha que se vender para esse sistema. Isso realmente acontece, mas tendo alto preço a pagar na medida em que a trama vai avançando e prejudicando assim até aqueles que ele amou um dia. Benjamin Voisin se sai bem em seu papel, cuja a sua figura inocente da qual ele criou para Lucien vai se deteriorando na medida que o próprio sistema que o alimentou vai lhe devorando aos poucos.

O ato final se revela um verdadeiro soco no estômago, não somente para o protagonista, como também para o próprio espectador que assistiu aos poucos a sua inevitável queda. Concluímos, portanto, que neste sistema de manipulação muitos saem ganhando, mesmo quando os mesmos correm um sério risco de terminarem perdendo tudo e um futuro indefinido. Nem todos os sonhos podem ser realizados, pois o preço pode ser alto, seja pagando com a sua reputação ou com a sua própria vida.

"Ilusões Perdidas" fala sobre sonhos estilhaçados, fake news de tempos passados e de como esse tipo de sistema nos corrói por dentro. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: