Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2022

Cine Dica: Animações Japonesas No Capitólio

 
O LUGAR PROMETIDO EM NOSSA JUVENTUDE

De 9 a 22 de junho de 2022, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Animações Japonesas com quatro fascinantes obras contemporâneas do inesgotável catálogo de maravilhas da produção de animes do país asiático.  Com filmes dos prestigiados diretores Makoto Shinkai, Naoki Miyahara e Keiichi Hara, realizados entre as décadas de 1990 e 2010, a mostra é uma co-realização com o Escritor Consular do Japão em Porto Alegre e a Fundação Japão.

No dia 10 de junho, às 19h30, a programação apresenta uma edição do Projeto Raros com a cultuada comédia Comic Magazine, realizada em 1986 por Yôjirô Takita – diretor que venceu, décadas depois, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por A Partida.


FILMES


COMIC MAGAZINE

(Komikku zasshi nanka iranai!)

Direção: Yôjirô Takita

Japão, 1986, 120 minutos, digital com legenda em português

Uma adaptação poderosa de um escândalo de ética de 1985 que abalou o mundo jornalístico japonês. A estrela pop Yûya Uchida interpreta um repórter de entretenimento de TV que é instigado por seus chefes a fazer de tudo para aumentar o público de suas transmissões. Ele tem sua oportunidade quando um proeminente gerente de investimentos, envolvido em um esquema fraudulento de investimento em ouro, se tranca em sua luxuosa casa...


O LUGAR PROMETIDO EM NOSSA JUVENTUDE

(Kumo no muko, yakusoku no basho)

Direção: Makoto Shinkai

Japão, 2004, 91 minutos, digital

Em uma realidade alternativa pós-guerra, o território japonês é dividido entre norte, controlado pela União Soviética, e sul, dominado pelos Estados Unidos. Três adolescentes decidem construir uma aeronave experimental capaz de atravessar a Hokkaido, na parte norte do país, e permitir que eles desvendem os segredos de uma misteriosa torre.


POP IN Q

Direção: Naoki Miyahara

Japão, 2016, 96 minutos, digital

A história começa no dia anterior à cerimônia de formatura. Cinco meninas do ensino médio estão preocupadas com sua vida cotidiana real. Elas se conhecem em um mundo de fantasia depois de serem enviadas para lá através de uma ocorrência repentina.


CRAYON SHIN-CHAN - Bravo! A Grande Batalha dos Samurais

Direção: Keiichi Hara

Japão, 2002, 95 minutos, digital

Depois de ser misteriosamente enviado de volta no tempo, Shin-chan salva a vida de Matabei Yoshitoshi Ijiri, um samurai que lidera o exército de uma pequena província no Japão. Recebido como convidado por Ijiri, Shinnosuke deve descobrir por que ele está preso em 1574.


CINCO CENTÍMETROS POR SEGUNDO

(Byôsoku 5 senchimêtoru)

Direção: Makoto Shinkai

Japão, 2012, 63 minutos, digital

Contada em três segmentos interligados, entre o início dos anos 1990 e 2007, um jovem chamado Takaki Tono e sua melhor amiga Akari Shinohara moram em Tóquio. Devido a mudanças no trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, mas os dois lutam para manter um contato através de cartas. Seus desencontros são constantes e os dois acabam se afastando com o tempo, deixando apenas as memórias de momentos juntos.


GRADE DE HORÁRIOS

09 a 22 de junho de 2022


09/06 (quinta)

19h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude


10/06 (sexta)

19h30 – Projeto Raros: Comic Magazine


11/06 (sábado)

15h – Pop in Q


12/06 (domingo)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais


14/06 (terça)

19h – Cinco Centímetros por Segundo


15/06 (quarta)

15h – Pop in Q

16/06 (quinta)

15h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude


17/06 (sexta)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais


18/06 (sábado)

17h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude


19/06 (domingo)

17h – Cinco Centímetros por Segundo


21/06 (terça)

15h – Crayon Shinchan – Bravo! Grande Batalha de Samurais


22/06 (quarta)

15h – Pop in Q

Nenhum comentário: