Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Cine Dica: Streaming: 'O Livro de Boba Fett'

Sinopse: Após sobreviver em uma morte certa, Boba Fett obtém uma nova vida através do Povo da Areia e busca um equilíbrio em sua vida ao tentar libertar Tatooine de facções criminosas.  

A série "O Mandaloriano" (2019) serviu não somente para explorar esse grupo de personagens que são caçadores de recompensas, como também se provou que o universo expandido de "Star Wars" pode sim viver sem a incessante presença dos mestres jedis. Pensando nisso, o ator, diretor e produtor Jon Favreau decidiu que era a hora de expandir ainda mais essa tendencia e resgatar um velho conhecido que estava dado como morto desde "O Retorno de Jedi" (1983). Tendo reaparecido na segunda temporada do Mandaloriano, "O Livro de Boba Fett" dá o protagonismo ao caçador de recompensas mais conhecido desse universo, mas de uma forma tardia e com resultado visivelmente parcial.

"O Livro de Boba Fett" acompanha o caçador de recompensas homônimo (Temuera Morrison) e o mercenário Fennec Shand (Ming-na Wen) enquanto eles viajam pelo submundo da galáxia e tentam reconquistar o território de Jabba the Hutt. No passado, depois de quase morrer na cova de Sarlacc e ter sua armadura de mandaloriano roubada, Boba Fett é capturado por um grupo de Tuskens. Mas depois de salvar uma criança ameaçada por uma criatura de areia, ele conquista a confiança deles. No presente, Fett e Shand buscam impor sua autoridade em Tatooine e coletar tributos de outros criminosos, mas seu poder é colocado em risco quando são encurralados por assassinos que também querem comandar o território de Hutt.

É curioso que Boba Fett tenha obtido inúmeros fãs ao longo dos anos, mesmo sendo um personagem misterioso e tendo poucas falas na trilogia original. Mas foi justamente isso que o fez obter o status que ele tem hoje, já que a Boba Fett nada mais é do que uma versão do espaço dos cavaleiros solitários do velho oeste e que passavam de cidade em cidade para obter algum trabalho para caçar algum foragido. Isso já seria um ingrediente mais do que suficiente para se criar uma ótima série, mas não é exatamente isso o que acontece.

O problema talvez seja de os roteiristas terem inventando uma nova jornada para o personagem, onde ele busca redenção ao tentar trazer a paz em Tatooine que está totalmente dividida por facções. Nada contra isso, mas o problema que a proposta é mal desenvolvida, cujo alguns episódios quase nada acontece, a não ser quando o protagonista relembra do seu passado de recuperação após os eventos de "O Retorno de Jedi". É aí que a série realmente ganha a sua forma.

Para começar, o programa dá destaque ao "Povo da Areia", antes vistos como seres selvagens nas duas trilogias, quando na verdade são eles os verdadeiros donos de uma terra que sempre se encontra saqueada por invasores e que se dizem donos de tudo. Mais do que um paralelo sobre o trágico destino dos índios no continente americano, a série também buscou elementos do clássico literário "Duna", sendo que o próprio George Lucas já havia dito no passado que construiu o seu universo espacial se baseando em alguns pontos da obra de Frank Herbert. Os episódios em que Boba Fett obtém a sua segunda chance na vida através do Povo da Areia estão entre os melhores momentos da série como um todo.

Porém, personagem perde o seu protagonismo, ao menos, em dois episódios, quando os realizadores decidem resgatar o Mandaloriano de volta e mostrar o treinamento do bebê Yoda pelas mãos de Luke Skywalker em outro planeta. Vale destacar que dos dois episódios um é dirigido pela atriz Bryce Dallas Howard, sendo que esse é sem sombra de dúvida o melhor episódio dirigido da série e provando que a realizadora tem muito mais a oferecer do que se imagina por detrás das câmeras. Vale destacar nestes dois episódios a participação especial da personagem Ahsoka Tano, a ex-aprendiz de Anakin Skywalker, interpretada pela atriz Rosario Dawson e que ganhará em breve a sua série própria.

Os demais episódios são dirigidos por Robert Rodriguez e fazendo com que os mesmos sejam cheios de ação, duelos bem ao estilo faroeste e reservando algumas surpresas ao longo da história. É uma pena, portanto, que a série não se sustente somente com o seu protagonista, já Temuera Morrison faz o que pode para carregar o fardo de interpretar um personagem tão importante, mas nem mesmo isso se torna o suficiente para nos distanciar da sensação que faltou alguma coisa para que a série se tornasse perfeita.  "O Livro de Boba Fett" é um bom entretenimento, mas que sofreu um pouco da falta de esforço de seus próprios criadores que se achavam seguros em tocar esse projeto após o sucesso de "O Mandaloriano". 

Onde Assistir: Disney+ 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: