Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Cine Especial Clube de Cinema de Porto Alegre: 'O Homem que Ri'(1928)

Sinopse: Baseado no romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, Gwynplaine (Conrad Veidt), sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado; ele se torna uma atração de circo, famoso palhaço. 

Magistral superprodução do cinema mudo que, mesmo feito nos EUA, passa todos os elementos do sucesso do cinema expressionista alemão. Esse clássico, dirigido pelo alemão Paul Leni, é adaptado do livro magnífico do Victor Hugo e com interpretação de Conrad Veidt, que interpreta o personagem Gwynplaine, cujo seu visual serviu de inspiração para a criação do Coringa, criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson.
Apesar de inúmeras cenas sombrias, que não deve nada a outros filmes expressionistas da época (como "Nosferatu"), a trama vai mais para o drama romântico, onde torcemos do início ao fim para a felicidade do casal central, mas até lá, o filme nos sufoca com momentos que parecem que podem a qualquer momento selar tragicamente o destino de ambos. O derradeiro ato final com certeza é um dos mais angustiantes e emocionantes daquela época.
Como podem ver, a trama não tem nada a ver com o Coringa, mas a imagem do ator Conrad Veidt permanece até hoje como um registro histórico do expressionismo e que serviu de inspiração o nascimento para um dos maiores vilões da história.  

Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana.


NOTA: O filme terá exibição para associados e não associados do Clube de Cinema de Porto Alegre na próxima terça-feira (08/10/19) as 19h na Sala Redenção da UFRGS.


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: