Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Cine Dica: PORTO ALEGRE NOIR



 
Entre 13 e 15 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe o Porto Alegre Noir, um evento cultural, de caráter temático, dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração “Noir”. O objetivo da iniciativa é reverenciar um dos gêneros de livros e filmes mais cultuados por fãs e admiradores de todas as idades, geração após geração. O evento reúne autores nacionais, especialistas e críticos de cinema numa extensa programação de três dias que oferece ao público conhecimento, conteúdo, cultura e diversão. A programação do PAN é desenvolvida sobre três pilares: debates e cursos, venda de livros e mostra de filmes. Com entrada franca, a programação completa pode ser acessada em https://portoalegrenoir.wordpress.com/programacao/
A abertura do Porto Alegre Noir, dia 13 de abril, às 20h, apresenta uma edição especial do Projeto Raros, sessão tradicional na cena porto-alegrense criada por Carlos Thomaz Albornoz e Marcus Mello. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro, ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York, a partir do final dos anos 1960. O filme exibido é A Quadrilha (The Outfit – 1973), uma pérola esquecida dos anos 1970 com direção de John Flynn (de A Outra Face da Violência) e estrelada por Robert Duvall, Karen Black e Joe Don Baker. O filme é uma adaptação do romance The Outfit, escrito por Richard Stark, cuja versão em quadrinhos está disponível no Brasil como A Organização. A Quadrilha nunca foi lançado em DVD ou VHS no Brasil, e sua última exibição na TV aconteceu ainda nos anos 1980. Com entrada franca, a sessão terá comentários do escritor e cineasta Fernando Mantelli.


FILMES

A QUADRILHA
(The Outfit, 1973, 103 min)
De John Flynn
Com Robert Duvall, Karen Black e Joe Don Baker
Adaptação do livro de Richard Stark
Quando um pequeno criminoso é libertado da prisão, ele descobre que pouco antes seu irmão fora baleado por dois assassinos. Um amigo o ajudará a satisfazer sua sede de vingança, ao mesmo tempo em que lidarão com o dinheiro de um roubo a banco. Exibição digital.

NO SILÊNCIO DA NOITE
(In a Lonely Place, 1950, 94 min)
De Nicholas Ray.
Com Humphrey Bogart, Gloria Grahame, Frank Lovejoy.
Adaptação do livro de Dorothy B. Hughes
Roteirista é suspeito em um caso de homicídio até que o testemunho de sua vizinha o inocenta. Os dois se apaixonam, mas as suspeitas assombram o relacionamento. Obra-prima de Ray e um dos maiores filmes noir de todos os tempos. Exibição digital.

HOMENS EM FÚRIA
(Odds Against Tomorrow, 1959, 96 min)
De Robert Wise.
Com Robert Ryan, Harry Belafonte e Gloria Grahame.
Adaptação do livro de William P. McGivern
Dois homens são contratados para um golpe, mas o racismo de um deles pode pôr tudo a perder. Adorado pelo mestre francês Jean-Pierre Melville, esse é um eletrizante filme de assalto na tradição de “O Segredo das Joias”. Exibição digital.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 18 de abril de 2018

12 de abril (quinta)
17h - Stromboli
19h30 – Severina

13 de abril (sexta)
17h – Stromboli
20h – Projeto Raros Especial (Porto Alegre Noir: A Quadrilha, de John Flynn)

14 de abril (sábado)
10h – Sessão Clube de Cinema de Porto Alegre (aguardem divulgação)
15h - Porto Alegre Noir: Palestra de Abertura de Tabajara Ruas
16h15 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Desconstruindo Estereótipos Femininos na Ficção Policial”
17h30 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “A Literatura Policial Latino-Americana”
19h – Porto Alegre Noir: No Silêncio da Noite

15 de abril (domingo)
15h – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Detetives da Ficção Ontem e Hoje”
16h15 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Apresentando a ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror”
17h30 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Fronteiras e Interiores do Crime”
19h – Porto Alegre Noir: Homens em Fúria

17 de abril (terça)
17h - Stromboli
19h30 – Antes Que Tudo desapareça

18 de abril (quarta)
17h - Stromboli
19h30 – Antes Que Tudo desapareça

Nenhum comentário: