Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ciine Dica:"Construindo Pontes" de Heloísa Passos tem pré-estreia dia 23 de abril no CineBancários




Sessão especial de estreia do longa contará com a presença da diretora, Heloísa Passos, além da cineasta Ana Luisa Azevedo e da crítica Ivonete Pinto no debate, que acontece dia 23 de abril, às 20h, com entrada franca, no CineBancários.
Heloísa Passos, responsável pela direção de fotografia de mais de 20 títulos, entre os quais Viajo porque Preciso, Volto Porque Te Amo; Mulher do Pai; Lixo Extraordinário e O Que se Move, é hoje integrante da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica de Hollywood e estreia na direção de longas com CONSTRUINDO PONTES. O documentário fala do embate político familiar e da relação afetiva entre a diretora e seu pai, engenheiro que trabalhou construindo pontes durante a ditadura militar.

CONSTRUINDO PONTES é um filme que não distingue a política da vida. As reminiscências são como a chegada inesperada de um trem: quando o forte tremor nos obriga a movimentar-nos para vislumbrar, mesmo no escuro, um outro horizonte.
O filme entra em cartaz no dia 26 de abril, com sessões de terça a domingo, sempre às 17h.Ingressos: R$ 12,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$6,00. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingresso.com . Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.

Sinopse
Heloísa ganha de presente uma coleção de filmes em Super-8 com imagens das “Sete Quedas”, paraíso natural destruído no início dos anos 80 para a construção da maior usina hidrelétrica do mundo. Falar sobre a construção da usina, realizada no auge do regime militar brasileiro, desperta recordações de um passado imerso em um autoritarismo político e econômico. Projeções, mapas e fotos são usados como primeiras pontes para se chegar ao passado. Mas é o inevitável presente que golpeia Álvaro e Heloísa quando, diante da conturbada situação política do Brasil de hoje, cada um se coloca em um ponto oposto.

Nota da diretora
“O filme é conduzido pelas conversas que traço com o meu pai nos dias de hoje. Em busca de uma relação possível com ele, proponho idas ao passado através de projeções de fotos e filmes. Em jantares, na conversa quotidiana, entrelaçamos mundos. Mas o presente mostra suas garras: na televisão, o único tema é a perturbadora situação política do meu país que, menos de 30 anos depois do fim da ditadura, novamente tem o seu processo democrático sob risco. Esta, no entanto, é a minha visão. Para o meu pai, o futuro do Brasil está ligado a uma política autoritária. Proponho uma viagem, só nós dois. As fronteiras entre diretora e personagem foram borradas e estamos, ambos, pela primeira vez, abertos ao inesperado da vida – esta que, por algumas vezes, consegue ser mais inacreditável que a ficção.”

Sobre a diretora
Heloísa Passos é cineasta, produtora e diretora de fotografia de mais de 20 filmes, pelos quais recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Dirigiu a série Caminhos, em coprodução com o SESCTV, e o premiado curta-metragem Viva volta. É integrante da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica de Hollywood. Construindo Pontes, seu primeiro longa-metragem, recebeu o prêmio IDFA de melhor pitching no DocMontevideo em 2016.

Sobre a produtora
A Maquina Filmes tem como principal objetivo contribuir para a produção contemporânea com criatividade e responsabilidade. É produtora de vários curtas que participaram de festivais ao redor do mundo, tais como: New York Film Festival, Uppsala International Short Film Festival, É Tudo Verdade, Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Festival Internacional de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao, Festival de Cine Latino-Americano de Havana, Festival Internacional de Cine en Guadalajara. Caminhos, uma coprodução da Maquina com o SESCTV, recebeu o prêmio TAL de melhor série latino americana no DOCMONTEVIDEO, em 2013. A Maquina é a única produtora brasileira com dois curtas na plataforma The Intercept / Field of Vision.


CONSTRUINDO PONTES
Brasil, 2017, 72 min
Direção: Heloisa Passos
Produção: Heloísa Passos e Tina Hardy
Produtora: Maquina Filmes
Distribuição: Espaço Filmes

Grade de horários:

23 de abril (segunda-feira)
20h - Sessão especial de estreia com a presença da diretora Heloísa Passos, da cineasta Ana Luisa Azevedo e da crítica Ivonete Pinto (retirada de senhas às 19h30)

24 de abril (terça-feira)
15h - Arabia
17h - Severina
19h - Em nome da América

25 de abril (quarta-feira)
15h - Arabia
17h - Severina
19h - Em nome da América

26 de abril (quinta-feira)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

27 de abril (sexta-feira)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

28 de abril (sábado)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

29 de abril (domingo)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

01 de maio (terça-feira)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

02 de maio (quarta-feira)
15h - O Pacto de Adriana
17h - Construindo Pontes
19h - O Pacto de Adriana

C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331204

Nenhum comentário: