Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Cine Dica: Capitólio Em Cena





Vontade Indômita

A partir de 12 de setembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra Capitólio Em Cena, uma programação em parceria com o Porto Alegre Em Cena. A mostra estabelece um diálogo com a curadoria de teatro, música e dança da 24ª edição do festival. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. As sessões especiais têm entrada franca.  

 Na terça-feira, 12 de julho, às 20h, uma sessão especial marca a abertura da mostra com exibição de Plínio Marcos – Nas Quebradas do Mundaréu, ainda inédito na cidade, e debate com o diretor Julio Calasso. Entrada franca.  

No final de semana, acontecem sessões únicas de Canção de Baal, adaptação cinematográfica de Helena Ignez para o pioneiro texto de Bertolt Brecht, e de Kbela, curta-metragem de Yasmin Thayná, filme que apresenta a resistência e a luta de mulheres pelo direito de terem sua beleza natural. As duas sessões especiais têm entrada franca.
Fazem parte da programação Coração de Cachorro, da artista Laurie Anderson, os documentários Divinas Divas, de Leandra Leal, e Gaga – O Amor Pela Dança, de Tomer Heymann, e três grandes clássicos do cinema: A Carruagem de Ouro, do mestre francês Jean Renoir, com a presença marcante de Anna Magnani, Vontade Indômita, filme de King Vidor com roteiro assinado pela escritora, filósofa e dramaturga Ayn Rand, e As Mulheres, longa de George Cukor com roteiro de Anita Loos a partir de uma peça de Clare Boothe Luce

A mostra Capitólio Em Cena tem apoio das distribuidoras Vitrine Filmes, Bretz Filmes, MPLC e Versátil.

FILMES 
Plínio Marcos – Nas Quebradas do Mundaréu
Brasil, 2015, 90 minutos
Direção: Julio Calasso

Júlio Calasso reconstitui a trajetória de Plínio Marcos combinando depoimentos, entrevistas com familiares e companheiros de palco e trechos de montagens e filmagens de algumas de suas principais obras. Vem à luz assim um universo todo próprio, marginal e violento, visceralmente revoltado e popular. Exibição em HD.

Coração de Cachorro
(Heart of a Dog)
Estados Unidos, 2015, 75 minutos
Direção: Laurie Anderson

Centrado na cachorra Lolabelle, que morreu em 2011 e era muito querida pela diretora, o filme é um ensaio pessoal que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores. Numa espécie de colagem visual, o filme examina como histórias são construídas e contadas —e como as usamos para dar sentido às nossas vidas. Exibição em DCP.

Canção de Baal
Brasil, 2007, 75 minutos
Direção: Helena Ignez e Michele Matalon

Livre adaptação da obra de Brecht. Baal é uma artista liberal que tem casos com várias mulheres e um homem, de quem morre de ciúme. Ele é convidado por Meck para um jantar em sua homenagem, é sarcástico com os convidados e atrai a mulher do amigo. Exibição em HD.

A Carruagem de Ouro
(Le Carrosse d'Or)
França, 1952, 103 minutos
Direção: Jean Renoir

Uma companhia teatral italiana viaja para uma colônia espanhola da América Latina no século 18. Eles chegam ao mesmo tempo em que uma carruagem de ouro é enviada pelo vice-rei. Exibição em HD.

Gaga – O Amor pela Dança
(Mr. Gaga)
Israel, 2016, 104 minutos
Direção: Tomer Heymann

Ohad Naharin, diretor artístico da Batsheva Dance Company, é considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo. Ao conhecê-lo em um ponto crítico de sua vida pessoal, este documentário espirituoso e perspicaz irá encontrar um homem com grande integridade artística e uma visão extraordinária. Filmado ao longo de um período de oito anos, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego. Esta é a história de um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna. Exibição em DCP.

Divinas Divas
Direção: Leandra Leal

As Divinas Divas são ícones da primeira geração de artistas travestis no Brasil dos anos 1960. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época. Exibição em DCP.


Kbela
Brasil, 2015, 22 minutos
Direção: Yasmin Thayná

As histórias de transição capilar ou mesmo da resistência e luta de mulheres pelo direito de terem sua beleza natural, sem intervenção da indústria e da opinião da sociedade. Exibição em HD.

Vontade Indômita
(The Fountainhead)
Estados Unidos, 1949, 114 minutos
Direção: King Vidor

O arquiteto arrogante Howard Roark se vê como um incompreendido, criticado publicamente pelo escritor Ellsworth Toohey. As coisas ficam complexas quando ele tenta preservar seus ideais ao mesmo tempo em que compete pelo coração de uma mulher casada. Roteirizado pela escritora, filósofa e dramaturga Ayn Rand, também autora do romance. Exibição em HD.

As Mulheres
(The Women)
Estados Unidos, 1939, 133 minutos
Direção: George Cukor

Sylvia fica sabendo, por meio da manicure, que o marido de sua prima Mary está tendo um caso com uma balconista chamada Crystal. Logo, todas as amigas de Mary também ficam sabendo da traição do seu marido. Adaptação da peça de Clare Boothe Luce. Exibição em HD.

GRADE DE HORÁRIOS – CAPITÓLIO EM CENA (PRIMEIRA SEMANA)
12 a 17 de setembro de 2017

12 de setembro (terça)
14h30 - Vontade Indômita
16h30 – A Carruagem de Ouro
18h30 – Coração de Cachorro
20h – Plínio Marcos - Nas Quebradas do Mundaréu
(+ debate com o diretor Julio Calasso)

13 de setembro (quarta)
15h – As Mulheres
18h – Gaga – O Amor pela Dança
20h – Coração de Cachorro

14 de setembro (quinta)
14h30 – Vontade Indômita
16h30 - A Carruagem de Ouro
18h30 - Coração de Cachorro
20h – Divinas Divas
15 de setembro (sexta)
14h30 – As Mulheres
17h – Divinas Divas
19h - Coração de Cachorro
20h30 – Homenagem a Tobe Hooper (Projeto Raros – Eggshells)

16 de setembro (sábado)
14h30 – Vontade Indômita
16h30  – Coração de Cachorro
18h – Canção de Baal
19h30 – Homenagem a Tobe Hooper (Força Sinistra)
17 de setembro (domingo)
16h – Gaga – O Amor pela Dança
18h – Coração de Cachorro
19h30 – Kbela
20h – Homenagem a Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica)




Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Nenhum comentário: