Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cine Dica: "DYONÉLIO" TERÁ PRÉ-ESTREIA EM PORTO ALEGRE NO DIA 30 DE OUTUBRO

Longa-metragem de Jaime Lerner combina gêneros documentário e ficção para contar história do escritor gaúcho

O universo do escritor e político Dyonélio Machado (1895-1985) será apresentado pela primeira vez em Porto Alegre no próximo dia 30 de outubro, às 20h, na Sala P.F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro).
 O longa-metragem inédito do diretor Jaime Lerner, "Dyonélio", esclarece a trajetória de um dos expoentes da literatura, psicanálise e do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Rio Grande do Sul. A produção da Manga Rosa Filmes em parceria com a Visom Digital foi um dos filmes exibidos na Mostra de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado e entra oficialmente em cartaz a partir do dia 1º de novembro, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana.
No dia 30 de outubro, um coquetel para convidados será oferecido a partir das 19h. O filme "Dyonélio" será exibido a partir das 20h e a sessão é gratuita e aberta ao público – os interessados deverão retirar senhas que serão distribuídas uma hora antes da sessão.

 O Filme
Em uma produção que se apropria das linguagens ficção e não-ficção - tratando dois romances do escritor com viés documental e a vida do autor como ficção-, Jaime Lerner se propõe a explorar possíveis contradições acerca da emblemática figura de Dyonélio Machado. A narrativa pretende esclarecer a vida do escritor, psiquiatra, político e jornalista a partir do questionamento: quem foi Dyonélio? Fora um autor premiado e aclamado pela crítica em seu romance de estréia Os Ratos (1935), ou um escritor maldito que por mais de 20 anos não encontrara editor para seus textos? Seria Dyonélio um republicano chegado aos patrões do RS, ou fora um comunista perseguido, preso e cassado por suas idéias políticas?
A obra Os Ratos, de Dyonélio Machado, se consolidou como uma das mais influentes da segunda geração do Modernismo no Brasil, e o autor conquistou o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. O segundo romance do autor, "O Louco do Cati", no entanto, o jogou no ostracismo editorial. Enquanto médico, Dyonélio foi um dos precursores da psicanálise no Rio Grande do Sul. Presente nos principais periódicos gaúchos, Dyonélio foi um dos fundadores da Associação Rio Grandense de Imprensa. Militante, perseguido e preso político, Dyonélio se elegeu deputado estadual pelo PCB em 1947.
Mais do que um resgate histórico, a releitura acerca da vida e obra de Dyonélio Machado proposta por Jaime Lerner pretende aproximar o legado e os traços de humanidade deste personagem emblemático às novas gerações. O projeto "Dyonélio" teve incentivo do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Pre-estreia DYONÉLIO
Dia 30 de outubro às 20h
Sala P.F. Gastal
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar da Usina do Gasômetro
www.salapfgastal.blogspot.com


PRODUÇÃO
Manga Rosa Filmes
Rua São Manoel, 1261/702
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
(51) 3279-1771 – (51) 3279.1772
www.mangarosafilmes.com.br
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Adriano Cescani e Robledo Milani
Phosphoros Novas Ideias
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
(51) 3012.6810 – (51) 8184.1561
phosphoros@phosphoros.com.br – www.phosphoros.com.br


Me Sigam no Facebook e Twitter:

2 comentários:

Larissa disse...

Olá, sou de São Paulo e por aqui não encontro esse filme. Você sabe onde ele está disponível?

Marcelo Castro Moraes disse...

Ola
Difícil dizer, mas quem sabe vc ache em sites que de para baixar, como site filmes brazuca