Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cine Dica: Curtas: “A Hora Do Cinema”: Inscrições abertas

I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

REGULAMENTO

Curtas: “A Hora Do Cinema”

I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

1-OBJETIVO

O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, que tem curadoria de Antonio Francisco da Silva Junior, e produção da Oie - Marketing Sensorial e Propaganda, tem por objetivo incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural, aberto a todos os Cineastas amadores, e possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema brasileiro “amador” com a participação da comunidade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação.

2-LOCAL E DATA

O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será realizado no período de 10 a 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m, na Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS. 

3-PROPOSTA

O desafio do Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é a produção de um Curta-Metragem brasileiro com no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos.

4-COORDENAÇÃO DO FESTIVAL

O Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é coordenado pelo Setor de Comunicação do Site A Hora Do Cinema, através de Antonio Francisco da Silva Junior, Marcos Henrique da Silva e com o acréscimo de Daiane Pinheiro Janner, Marcelo Castro Moraes e Marcelo Rodrigues.

5-TEMA

O tema do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será livre, porém o realizador terá que observar os seguintes critérios: Qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com Classificação-etária de livre à no máximo 12 anos, não serão aceitos produções que não se enquadrarem nestes critérios.

6-CATEGORIA

Categoria amadora, ou seja, o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será destinado para os Cineastas brasileiros iniciantes, caso ocorra alguma inscrição indevida (Exemplo: Inscrição realizada por um Cineasta profissional) e com a devida comprovação do fato, o infrator sofrerá as devidas sanções, que se dará através da exclusão automática de tal inscrição. 

7-FORMATO

O Curta-Metragem deverá ser apresentado em DVD, no formato AVI ou WMV. É de livre escolha dos seus produtores, a técnica do vídeo apresentado.

8-SESSÕES EXPOSITIVAS

Entende-se como Sessão Expositiva a exibição dos 18 Curtas-Metragens selecionados após o período de inscrições, tais Curtas-Metragens serão selecionados, através da escolha dos integrantes do Setor de Comunicação do Site A Hora Do Cinema (Antonio Francisco da Silva Junior e Marcos Henrique da Silva), a estudante Universitária (Daiane Pinheiro Janner), o Diretor do Blog Cinema Cem Anos Luz (Marcelo Castro Moraes) e o Diretor do Blog Mais do Mesmo (Marcelo Rodrigues).
Estarão aptos os Curtas-Metragens brasileiros produzidos em, no mínimo 10 (dez) minutos e no máximo 15 (quinze) minutos, incluindo os créditos, qualquer Gênero Ficcional (podendo ser animação) ou Documental com Classificação-etária de livre à no máximo 12 anos. 
As Sessões Expositivas ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m. A exibição dos 18 filmes selecionados será em conformidade com a grade da Programação do Festival a ser divulgada no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

9-EXIGÊNCIAS

Serão aceitos curtas-metragens brasileiros captados em qualquer formato (celular, dv, mini-dv, película, câmera digital, Hi8, computação gráfica, etc.);
Os filmes/vídeos deverão ser inéditos e produzidos entre 2012 a 2013;
Os filmes/vídeos inscritos não poderão ter a coprodução de emissoras de TV. Também não serão permitidas cópias (parciais ou integrais) de vídeos da internet; 
Será aceito a inscrição de até 02 curtas por produtor/grupo, porém para a fase expositiva somente um curta do mesmo produtor/grupo irá participar. No caso da inscrição de 02 curtas do mesmo produtor/grupo, favor enviar apenas 01 filme/vídeo por DVD;
Não serão aceitos filmes promocionais, de cunho político-partidário, de caráter ofensivo, preconceituoso, racista ou com conteúdo sexual explícito.

10-INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 15 de setembro a 25 de outubro de 2013. 
Para a realização da inscrição você deverá pedir o envio da documentação necessária, através dos E-mails: contato@ahoradocinema.com ou ahoradocinema@live.com. Porém, ATENTE-SE! Para garantir sua vaga no Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é necessário o envio (pelo Correio, até às 17h do dia 25 de outubro de 2013 “data de postagem”), dos seguintes materiais: 

Curta-Metragem em 02 DVDs (por garantia necessitamos que o Curta-Metragem, seja enviado com uma cópia) contendo o nome do filme na capa e na mídia; 
Cópia impressa, preenchida e assinada da Ficha de Inscrição;
Ficha técnica do Curta-Metragem (enviar por E-mail, porém deverá constar no DVD do Curta-Metragem que será enviado pelo correio);
*02 fotos em alta resolução, do Curta-Metragem (enviar somente por E-mail);
*Currículo resumido do Cineasta (enviar somente por E-mail);
Termo de cessão e autorização dos direitos autorais da obra, devidamente preenchido com letra de forma e assinado;
Cópia da Carteira de Identidade.

O candidato deverá enviar o filme (em DVD) acompanhado da documentação acima solicitado, para o seguinte Endereço:

A Hora Do Cinema, Rua Padre João Batista Réus, n° 50 – Vila Conceição, CEP: 91920-000 - Porto Alegre RS.
A/C de Antonio Francisco da Silva Junior.

11-SELEÇÃO

Todos os filmes inscritos para o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” serão submetidos a uma seleção, pois ocorrerá somente a exibição de 18 Curtas-Metragens, entre 10 a 12 de dezembro de 2013. Tal escolha terá como critérios (além das exigências que já foram dispostas no decorrer deste regulamento), a qualidade artística da obra, para tanto com análise dos coordenadores do Festival. 
A divulgação dos selecionados e a programação do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será feita no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

12-CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Os critérios de seleção, através da qualidade artística da obra serão:

a) Originalidade;
b) Criatividade;
c) Roteiro;
d) Qualidade e robustez da proposta;
e) Análise crítica por parte da equipe de avaliadores do Evento.

13-PREMIAÇÃO

A premiação consistirá na exibição dos 18 filmes selecionados, pelo período de 10 a 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m, na Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS.
A exibição dos 18 filmes selecionados será em conformidade com a grade da Programação do Festival a ser divulgada no dia 10 de novembro de 2013 (data sujeita a prorrogação de 05 dias, conforme exigir a demanda), em nosso Site: www.ahoradocinema.com, em nosso Blog: ahoradocinema1.blogspot.com.br, no Blog: Mais do Mesmo, no Blog:  Cinema Cem Anos Luz e no programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA.

14-ACERVO

Os realizadores que inscreverem seus vídeos/filmes no Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” estarão automaticamente cedendo e autorizando os direitos dos mesmos para incorporação e disposição do acervo do Festival, além da exibição e veiculação sem fins comerciais, na íntegra ou parcialmente, bem como o material de divulgação, sem que para isso seja efetuado qualquer pagamento, inclusive de direitos autorais.

15-DISPOSIÇÕES GERAIS

Nenhum material submetido ao Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” será devolvido ao candidato, sob hipótese alguma;
A Comissão do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” fica autorizada a utilizar os trabalhos selecionados, de forma gratuita e por prazo indeterminado, podendo realizar a distribuição e a exibição da Obra em apreço no Brasil e no exterior, para fins institucionais e educacionais, sem fins lucrativos, inclusive nas próximas edições, a contar da data do recebimento da primeira cópia, de acordo com o contrato de cessão de direitos de distribuição institucional, parte integrante do termo de autorização;
É de inteira responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo do(s) vídeo(s). O participante deverá declarar expressamente possuir todas as necessárias licenças, autorizações e direitos para utilizar toda e qualquer propriedade intelectual de terceiros, estando o Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, bem como a Coordenação do Festival isenta de qualquer responsabilidade;
Os trabalhos inscritos para este Festival poderão ser difundidos por emissoras de TV, caso ocorra acordo entre a organização do Festival, o dono da obra e alguma emissora; 
Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pela Coordenação do Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, cujas decisões são soberanas;
A inscrição de 01 a 02 curtas neste Festival implica na aceitação de todo o regulamento, sem restrições. 

Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”

Produção e Realização: A Hora do Cinema 
Apoio: Editora Sextante, Fraiha Produções e Editora Ltda, Distribuidora Vitrine Filmes, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos Luz e programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA
Curadoria: Antonio Francisco da Silva Junior 
Produção: Oie - Marketing Sensorial e Propaganda
www.ahoradocinema.com

Porto Alegre: 
10, 11 e 12 de dezembro de 2013, das 13h e 30m às 16h e 30m (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira) 
Sala Multiuso (85 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos). Rua Sete de Setembro, n° 1028 - Praça da Alfândega, Setor Oeste - Santander Cultural – Centro, Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3287.5718 - Contato: gvieira@prservicos.com.br
www.santandercultural.com.br
Administração Casa de Cinema de Porto Alegre Ltda. www.casacinepoa.com.br

Ingressos
Entrada franca

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Antonio Francisco da Silva Junior - (51) 96316707
                                          ahoradocinema@live.com / contato@ahoradocinema.com


Assessoria de Imprensa 
                        Marcos Henrique da Silva – +55  (51) 9424.7575 / +55 (51) 9302.0511   | skype: mhs.gs  marcos@ahoradocinema.com

Observação: Curtas: “A Hora Do Cinema” – I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema” é parte integrante dos eventos comemorativos, ao aniversário de 03 anos do “A Hora Do Cinema”.

Realização
A Hora Do Cinema e Santander Cultura

Apoio
Editora Sextante, Fraiha Produções e Editora Ltda, Distribuidora Vitrine Filmes, Blog Mais do Mesmo, Blog Cinema Cem Anos Luz e programa Trilhando da Rádio web Universitária - IPA
Produção
Oie - Marketing Sensorial e Propaganda

FICHA DE INSCRIÇÃO COM TERMO DE CIÊNCIA:
(Nota: clique na imagem, para imprimir e preencher os seus dados).  

DECLARAÇÃO DE CESSÃO  DE DIREITOS AUTORAIS
(Nota: Clique na imagem, para imprimir e preencher os seus dados).

Me sigam no facebook e twitter.

2 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Bacana.

http://ofalcaomaltes.com/

Marcelo Castro Moraes disse...

Puxa Antonio, tava pensando em vc ontem, pois afinal vc deu uma bela de uma sumida.