Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cine Dica: O melhor do Nosso Cinema: A Festa Da Menina Morta

Matheus Nachtergaele surpreende na direção com esse forte, polemico e arrebatador  filme  

Sinopse: Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.
  
Se ocorrer tudo certo, Matheus Nachtergaele pode muito bem ter uma longa e boa carreira como diretor de cinema. O ator sempre me surpreendeu na interpretação, vide filmes em que ele atua como em Cidade de Deus e O Alto da Compadecida, mas aqui em sua estréia como diretor ele surpreende com uma direção firme e corajosa ao retratar um povo que vive a cada ano a espera de revelações da falecida menina, através de Santinho (magistralmente interpretado por Daniel de Oliveira). O filme toca em assuntos delicados, como até que ponto  se separa a fé e a insanidade.
Não faltam momentos fortes e polêmicos, como a morte do porco e o caso de insesto homossexual. São momentos explícitos, mas não gratuitos, mesmo assim não faltou gente taxando mal devido a essas partes, mas a meu ver são momentos que podem muito bem acontecer em diversos interiores desse país. O que ele fez foi escancarar uma realidade nua e crua, pois afinal de contas cinema não se vive apenas de fantasia.  

Me sigam no facebook e twitter.

Nenhum comentário: