RETROSPECTIVA
APRESENTA OBRA TRANSGRESSORA DA ALEMÃ ULRIKE
OTTINGER
Em uma parceria entre
o Goethe Institut e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre, através de suas
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e Coordenação de Artes Plásticas, o
público porto-alegrense terá acesso a partir da próxima semana à obra da alemã
Ulrike Ottinger. Uma oportunidade única para entrar em contato com a produção
desta que é uma das cineastas e artistas mais transgressoras surgidas na
Alemanha do pós-guerra. A programação inclui uma mostra de filmes na Sala P. F.
Gastal (Usina do Gasômetro - 3º andar), entre os dias 10 e 17 de outubro, e uma
exposição com 52 fotografias no Porão do Paço Municipal, que pode ser visitada
entre 11 de outubro e 8 de novembro. Ottinger estará presente na sessão de
abertura da mostra de filmes, na qual será exibido seu trabalho mais recente, o
longa-metragem Sob a Neve, rodado no Japão. Toda a programação, incluindo o
coquetel de abertura da mostra de filmes, no dia 10 de outubro, às 19h30, é
aberta ao público e tem entrada franca.
Nascida em 1942, a
cineasta Ulrike Ottinger faz parte da mesma geração dos diretores Rainer Werner
Fassbinder (1945-1982) e Werner Schroeter (1945-2010), dois dos principais
expoentes do cinema alemão do pós-guerra, com os quais sua filmografia costuma
ser associada. A exemplo de seus colegas Fassbinder e Schroeter, Ulrike
Ottinger é autora de uma obra extremamente original, que a colocou entre os
realizadores de vanguarda em seu país a partir da primeira metade da década de
70. Desde seus primeiros filmes, ainda no formato de curta-metragem, Ottinger
atraiu a atenção da crítica por sua peculiar visão de mundo, pela profusão de
referências eruditas e por sua extravagante direção de arte, tornando-se
internacionalmente conhecida através de títulos como Retrato de uma Alcoólatra
(1979), Freak Orlando (1981), Dorian Gray no Espelho da Imprensa Marrom (1984)
e Joana d’Arc da Mongólia (1989).
Entre seus habituais colaboradores, estão as
atrizes Delphine Seyrig (de O Ano Passado em Marienbad) e Magdalena Montezuma,
os atores Eddie Constantine (o Lemmy Caution de Alphaville, de Godard) e Kurt
Raab, a modelo Veruschka von Lehndorff e o compositor Peer Raben (responsável
pela trilha sonora dos principais filmes de Fassbinder).
Ao longo de sua festejada carreira, Ulrike
Ottinger já mereceu retrospectivas em instituições de prestígio como a
Cinemateca Francesa, em Paris, e o Museu de Arte Moderna de Nova York. Além
disso, é presença frequente no circuito de arte contemporânea, tendo
apresentado seus trabalhos na Bienal de Veneza, na Documenta de Kassel e na
Bienal de Berlim.
A obra de Ulrike Ottinger vai da representação
teatral à observação antropológica, da ficção ao documentário. Ao observar suas
imagens, o espectador se desloca: o distante torna-se próximo, o estranho,
familiar. A artista não se propõe a apresentar um retrato fiel da realidade:
seu olhar subjetivo e o foco de sua câmera são perceptíveis em cada um de seus
trabalhos. Espanto, beleza, alegria e questões psicológicas permeiam toda a sua
produção.
Mais informações
vocês conferem no folder abaixo.
ATENÇÃO PARA CORREÇÃO NA GRADE
dia 15 de outubro (terça-feira)
15:00 – Sob a Neve
17:00 – O Baú do Casamento Coreano
18:45 – Freak Orlando.
20:45 – Sessão
Plataforma (The Invader).
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