Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Cine Especial: O QUE É UM DOCUMENTÁRIO?: FINAL


Como hoje e amanha se encerra o curso sobre O que é um Documentário?, encerro a aqui portanto as minhas postagens sobre os documentários que eu assisti nos últimos anos e não poderia encerrar sem deixar de falar de Michael Moore.
  
ROGER E EU
  

SINOPSE: Michael Moore, como um incansável e inabalável rolo compressor, tentou o que todo trabalhador sempre sonhou fazer: falar com quem manda. A cidade de Flint, no estado de Michigan, EUA, sempre girou em torno do parque industrial da General Motors, lá instalado. Por isso, a decisão da empresa de remover a fábrica de lá, em meados da década de 80, trouxe desemprego e pobreza à região. A jornada de Moore, cidadão de Flint, para encontrar o presidente da GM Roger Smith e convencê-lo a visitar a cidade criou um filme bem humorado, ácido e devastador.

Em seu primeiro documentário Roger e Eu, lançado em  1989 (mas rodado durante 3 anos), Moore foca as conseqüências que sua cidade passou: o anúncio do presidente da GM, Roger Smith, que  fechou algumas de suas fábricas nos Estados Unidos, incluindo a cidade-natal da Gm, Flint. Com isso, mais de 30.000 empregados são mandados embora e destrói a economia da cidade, que passará por um amargo período de crise e péssimas decisões (como investir mais de 100 milhões de dólares em atrações turísticas) e que fará da cidade a campeã de crimes violentos e ser declarada a pior cidade para se morar nos Estados Unidos.
Na época,  Moore não era conhecido, mas já tinha seu estilo esperto e critico, o que o diferencia dos demais documentaristas americanos. Com estilo bem-humorado consegue passar com um jeito de alguém que não quer nada, conseguindo assim as melhores entrevistas das pessoas, que ficam bem à vontade, ao ponto de fazerem declarações absurdas, como a mulher que chega a matar um coelho em sua frente logo depois de dizer que ela está proibida por lei para fazer isso. Uma cena forte, mas que simboliza o estado de espírito que aquela cidade passa.   
E embora o foco do documentário seja a tal entrevista que Michael Moore quer fazer com Roger Smith, isso se torna aos poucos irrelevante. O documentário é poderoso como denúncia do estado lamentável em que a cidade de Flint foi abandonada e vários anos depois, pouca coisa o estado fez para aqueles que ainda moram por lá. O documentário acaba por então se tornando um registro do inicio do estopim para o fundo do poço que aquela cidade passaria e ao mesmo tempo uma mostra do que viria mais tarde na carreira do cineasta.  

Me Sigam no Facebook e Twitter: 

Nenhum comentário: