Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cine Especial: Neorrealismo Italiano: Parte 5


Nos dias 24 e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena Um E ministrado  pelo jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos mais importantes da historia do cinema mundial.

Rocco e seus Irmãos

Sinopse: Rosaria se muda para Milão com seus quatro filhos, entre eles Rocco. O quinto filho, Vincenzo, já vive na cidade. O filme mostra como, aos poucos, todos vão se acertando em suas novas vidas na nova cidade. Considerada a obra-prima máxima de Luchino Visconti.

Cinqüenta anos depois, obra prima Italiana continua mais atual do que nunca. O filme pertence à chamada estética neo-realista, que o próprio Visconti trabalhou em filmes como Belíssima (1951), La terra trema (1950) e Ossessione (1943). Magistral pelo poder envolvente das imagens, pelo brilho das interpretações fortes, pela extrema competência da direção e pela inteligência da historia e dos diálogos fortes e envolventes. Um dos mais belos poemas do cinema sobre sonhos perdidos que não voltam mais devido a escolhas erradas
Difícil dizer qual a melhor cena, mas com certeza talvez seja o embate entre irmãos, duro de assistir e inesquecível, que fica na mente da pessoa após assistir, pois se trata de uma seqüência nua, crua e realista.

Curiosidade: Vencedor do Prêmio Especial do Júri de Veneza.



Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: