Nos dias 24
e 25 de novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado
pelo Cena Um E ministrado pelo
jornalista Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por
aqui escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado
um dos mais importantes da historia do cinema mundial.
Alemanha. Ano Zero
Sinopse: Em Berlim, após o final da
2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito
pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não
tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala
do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um
peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
Alemanha,
Ano Zero é uma das obras máximas do mestre Roberto Rossellini e do cinema
italiano. Um drama impactante com um dos finais mais célebres da história do
cinema. Apesar de se passar na Alemanha do pós-guerra, o filme está inserido no
contexto do cinema italiano dos anos 40 que foi o neo-realismo. No filme, Rossellini
não deixa de passar uma critica pesada ao nazismo, que foi responsável, não só
pela ruína de países em que eles assolaram como também contra a si próprios.
O jovem
personagem Edmund é uma representação de um grito de socorro, perante o horror
e a falta de esperança que se encontra junto com a sua família, numa Berlim
caindo em ruínas e tentando se reerguer. Suas escolhas, a partir de conselhos de um professor nazista (e pedófilo), o leva
para um ato final impactante e que dificilmente se apaga em nossas mentes após presenciar
tal cena, que para o bem e para o mal, entrou para a historia do cinema.
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