Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: MOONRISE KINGDOM



Sinopse: Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.

O mundo criado pelo cineasta Wes Anderson é povoado por personagens excêntricos, que desafiam as pessoas comuns que acreditam estar no controle. Embora tenha feito obras que representam muito bem essas características, como o delicioso O Fantástico Sr Raposo, é em Moonrise Kingdom que ele atinge o seu ápice. Embora a trama se passe na década de 60, ela poderia muito bem se passar em qualquer época, já que todos os períodos  possuem pessoas com suas inocências perdidas perante a um universo cheio de regras.
Os pequenos jovens Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward), partem de um acampamento florestal (comandado por um desastrado Edward Norton), para viver uma aventura romântica na floresta, mesmo na contra vontade dos adultos, que acreditam que sabem o que é melhor para eles, mas que não escondem as suas próprias dificuldades em administrar as suas próprias vidas. Neste ponto, Bill Murray e Frances Mcdomand  representam uns  pais sem noção, que além de não saberem o que é melhor para sua filha, ainda eles tem que conviver com um casamento em crise (e possível traição). Tudo embalado de uma forma melancólica, mas engraçada e beirando ao pastelão em alguns momentos chaves.
Com participação da talentosíssima Tilda Swinton que interpreta uma excêntrica agente do serviço social,  Moonrise Kingdom representa as diversidades que nos vivemos durante a passagem da infância para vida adulta. Muito embora o filme não fuja de situações que passam longe do realismo, criado unicamente para nos divertir, mas sem deixar que agente faça uma breve reflexão. 

Me Sigam no Facebook e Twitter:

5 comentários:

Unknown disse...

Gostei do texto. Moorise Kingdom é encantador, um dos melhores filmes da temporada.

Abração!

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado Celo, com certeza Kingdom é presença fácil na lista dos melhores do ano.

Gilberto Carlos disse...

Estou baixando para ver no final de semana. Gosto muito dos filmes de Wes Anderson, vi todos os anteriores dele.

Marcelo Castro Moraes disse...

Não senhor Gilberto, se o filme tiver ainda em cartaz no cinema, vá o cinema, porque é um tipo de filme que vale a pena gastar cada centavo para se assistir na tela grande.

ANTONIO NAHUD disse...

Vou vê-lo ainda esta semana.

O Falcão Maltês